Camisas de Futebol » Guia das camisas da Copa 2018 Rússia | Uniformes das 32 seleções

Guia das camisas da Copa 2018 Rússia | Uniformes das 32 seleções

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A Copa do Mundo 2018, que será disputada na Rússia, está perto de começar, restando poucos dias para a grande abertura. Todas as 32 seleções que estarão presentes já fora definidas, já conhecem seus grupos e fizeram suas convocações (algumas deixando os colecionadores do álbum oficial bem nervosos). A partir do dia 14 de junho, até o dia 15 de julho, serão disputadas 64 partidas e vários craques desfilarão seu futebol, suas novas chuteiras e o principal: as camisas da Copa 2018 das 32 seleções, lançadas exclusivamente para a maior competição do planeta.

Em campo, teremos o Brasil em busca do tão sonhado hexa, que viria após 16 anos da conquista do último título mundial, a Alemanha buscando o penta para empatar com o Brasil no número de títulos e se tornar a maior campeã, e mais 30 seleções buscando o lugar mais alto do pódio.

Teremos a ausência de grandes seleções do futebol mundial, como a tetracampeã Itália, a Holanda, Chile e os Estados Unidos. Em contrapartida, a Seleção da Islândia, sensação da última Euro e queridinha dos fãs no mundo todo, fará sua estreia, assim como o Panamá.

Também haverá novidade no ramo da tecnologia. Pela primeira vez o VAR será utilizado numa Copa, sem contar que teremos as primeiras transmissões em 4K dos jogos oficiais.

Mas com o que importa mesmo são os uniformes, o Mantos do Futebol criou um guia especial para todos poderem conferir as camisas da Copa 2018 que estarão em campo durante esse 1 mês de puro futebol, assim como as fornecedoras que assinam os uniformes das seleções, com seus designs e tecnologias diferenciadas.

Fornecedoras da Copa 2018

fornecedoras por grupos atualizado

A edição de 2018 será novamente marcada pela hegemonia de Adidas e Nike nos uniformes, tendo as duas, somadas, 22 das 32 seleções que estarão na Rússia. Se considerarmos a PUMA, esse número aumenta para 26.

Este ano também marca a edição com mais camisas da Adidas desde 1990. Assim como em 2010, as três listras aparecerão em 12 seleções (Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, Egito, Espanha, Irã, Japão, Marrocos, México, Rússia e Suécia), enquanto a Copa de 28 anos atrás teve 15 dos 24 países representando a marca, recorde total.

A Nike aparece como a segunda marca com mais representação em 2018. O Swoosh estará na camisa de 10 países (Brasil, Arábia Saudita, Austrália, Coreia do Sul, Croácia, França, Inglaterra, Nigéria, Portugal e Polônia), mesmo número de 2014, igualando o recorde de presença em uma só edição desde que apareceu pela primeira vez, em 1998, numa Copa.

A PUMA é considerada a terceira maior marca no ramo do futebol e mostra isso mais uma vez, aparecendo nesta posição em 2018, com quatro seleções (Senegal, Sérvia, Suíça e Uruguai). O curioso é que duas delas surgiram após o final das Eliminatórias, quando a marca, que havia visto as eliminações de Itália e de suas seleções africanas, foi buscar parceria com Senegal, tirando os uniformes do país da Romai, e com a Sérvia, que vestia Umbro até então. É uma das menores participações da marca alemã em Copas, sendo que o felino chegou a ser a maior em uma edição, a de 2006, quando vestiu 12 seleções.

Estreante em copas, a New Balance aparecerá em duas camisas vermelhas da CONCACAF: da Costa Rica e a do também estreante Panamá. Outra estreante, a Erreà vestirá os vikings da Islândia em sua primeira participação numa Copa.

Com apenas uma seleção se destaca a Umbro, que também já teve momentos melhores, nos anos 80 e 90. Os diamonds aparecerão somente na camisa do Peru na Rússia.

Uhlsport e Hummel são as outras duas fornecedoras presentes na maior competição do planeta, mantendo suas médias de uma seleção por edição. A dinamarquesa vestirá a seleção do seu país, como é tradicional (exceto em 2010, quando a Dinamarca usou Adidas), enquanto a alemã trocou o Irã em 2014 pela Tunísia em 2018. A Uhlsport já havia aparecido antes em 2002, na camisa da Eslovênia.

Marcas importantes atualmente e algumas com muita história em mundiais, ficarão de fora desta edição, é o caso da Lotto, Joma, Le Coq Sportif e a Macron.

Camisas da Copa 2018

Grupo A

Rússia

Camisas da Rússia 2018 Adidas

Os donos da casa terão mais uma vez seus uniformes fabricados pela Adidas, que nesta edição decidiu homenagear alguns dos mantos utilizados no passado por suas principais seleções. É o caso da camisa titular, que tem inspiração no modelo de 1988. Já a camisa reserva faz uma homenagem à arquitetura do país e às cidades industriais através dos grafismos na região frontal.

 

Arábia Saudita

Camisas da Arábia Saudita 2018 Nike

A Arábia utilizará dois modelos do template Vapor da Nike, o padrão para esta Copa, em sua forma mais básica. O principal destaque é o novo logo da Federação Árabe de Futebol.

Egito

Camisas do Egito 2018 Adidas

Os mantos da seleção de Mohamed Salah para a Copa serão baseados em templates da Adidas. A camisa titular traz as polêmicas listras nas laterais, enquanto o reserva é baseado no modelo Condivo18, o mais utilizado pela marca nesta temporada.

Uruguai

Camisas do Uruguai 2018 PUMA

A celeste também terá templates como base de seus uniformes. A PUMA utilizou no manto titular o modelo padrão para suas principais seleções, com um corte mais trabalhado e um detalhe texturizado na frente que remete a algo do país em questão. No caso dos uruguaios é o monumento “Um sol para Atlantida, homenagem a Carlos Paez Vilaró”, situado na cidade de Atlantida, que por sua vez representa o Sol da bandeira. Já o manto reserva é bem mais simples e faz parte do pacote “Iluminate the way”, em que a marca lançou camisas brancas para suas seleções, todas no mesmo template.

 

Grupo B

Portugal

Camisas de Portugal 2018 Nike

Os atuais campeões europeus jogarão na Rússia com uniformes da Nike, baseados na versão principal do template Vapor. No manto titular a novidade é a volta do dourado como cor do Swoosh e dos nomes e numeração. Já o manto reserva homenageia a história naval do país. Assim como em 2010 e 2014, ele será branco, tendo neste modelo detalhes verdes que representam a “Rosa dos Ventos”, equipamento fundamental para a navegação marítima.

 

Espanha

Camisas da Espanha 2018 Adidas

A Roja também teve um uniforme clássico relembrado em seu manto titular. No caso, é o modelo utilizado em 1994, nos Estados Unidos, famoso pelas três faixas na lateral direita do corpo. Porém, a “releitura” causou muita polêmica no país, já que as faixas azuis, misturadas com o fundo vermelho, dão a impressão do uso da cor roxa, que faz alusão à Segunda República Espanhola, o que seria uma oposição ao regime monárquico atual. Já o uniforme reserva apresenta um template da marca que remete aos modelos do início dos anos 90, tendo como cor base um branco “azulado”.

 

Marrocos

Camisas do Marrocos 2018 Adidas

Após certa polêmica e um pedido da Federação do Marrocos para a Adidas adiar o lançamento das novas camisas da seleção por medo de falsificação, os novos uniformes foram revelados em vazamentos e num vídeo da FIFA e só então tiveram sua apresentação oficial recentemente.

Ambos trazem templates básicos da marca alemã, sendo o titular baseado no Tabela18 e tendo como novidade os detalhes em branco, não mais em verde, e o reserva no Regista18, que tem aparecido bastante em clubes da marca, como Palmeiras e Lyon.

Irã

Camisas do Irã 2018 Adidas

Os uniformes do Irã também demoraram bastante para aparecerem e também possuem templates básicos da Adidas. O titular é baseado no modelo Tabela18, na cor branca com detalhes em vermelho e o reserva, que já estreou, é baseado no modelo Condivo18. O principal destaque fica pela ausência do verde, sempre presente nas camisas do país.

 

Grupo C

França

Camisas da França 2018 Nike

Mais uma seleção que apresenta os modelos mais tops do template Vapor da Nike, os bleus terão uma camisa azul marinho com as ranhuras num tom bem chamativo como titular e a reserva na cor branca com detalhes em azul e vermelho.

 

Austrália

Camisas da Austrália 2018 Nike

Quando foram lançados, os uniformes dos Socceroos agradaram muitos leitores do MDF por serem diferentes dos demais que a Nike havia lançado, apesar de serem baseados no mesmo template Vapor.

O titular traz o tradicional amarelo e possui detalhes verdes nas mangas, formando um “mar de ouro”. Já o manto reserva é verde e tem dois raios diagonais na região da barriga em amarelo e azul que fazem alusão ao uniforme usado em 2005.

 

Peru

Camisas do Peru 2018 Umbro

Os mantos do Peru para a Copa serão os últimos da Umbro nesta parceria, já que logo após o mundial, os peruanos passarão a vestir Marathon. Os dois modelos que estarão na Rússia são baseados em templates da marca inglesa da temporada 2017-2018 e trazem a tradicional faixa transversal. Ainda foi lançada uma camisa três, mas esta provavelmente não será utilizada em gramados russos.

Dinamarca

Dinamarca

A “Dinamáquina” terá mais uma vez uniformes feitos pela conterrânea Hummel. Os modelos são bem simples e trazem como destaque os chevrons da marca, além de um grande X no centro da camisa, que homenageia a Guarda Real Dinamarquesa.

 

Grupo D

Argentina

Camisas da Argentina 2018 Adidas

Os hermanos terão dois modelos baseados em uniformes passados, ambos nas camisas de 1993, quando a seleção foi campeã da Copa América. A novidade fica por conta do uniforme reserva apresentar a cor preta como predominante, ao invés do tradicional azul marinho.

 

Islândia

Camisas da Islândia 2018 Errea

Estreante em mundiais, assim como a Erreà, sua fornecedora, a Islândia entrará em campo com dois modelos de mesmo design, que possuem como destaque o degradê nas mangas.

 

Croácia

Camisas da Croácia 2018 Nike

Também baseadas no modelo Vapor da Nike, as camisas da Croácia trazem algumas novidades, como os quadrados em tamanho maior e as costas lisas. Outra novidade fica por conta do uniforme reserva, que mistura as cores preta e azul marinho, ao invés de trazer o tradicional azul royal.

Nigéria

Camisas da Nigéria 2018 Nike

Talvez a seleção com a camisa mais famosa neste ano. Os águias apresentaram um modelo titular bem diferente, baseado no template Vapor da Nike, com um padrão de setas brancas e verde claro no corpo, enquanto as mangas as trazem em preto e branco. A marca americana já revelou que recebeu mais de 3 milhões de pedidos pela nova camisa titular e que, em breve, irá disponibilizá-la para vendas. O manto reserva traz o verde escuro com detalhes em verde claro e também agradou os fãs de camisa.

 

Grupo E

Brasil

Camisas do Brasil 2018 Nike

A Seleção Brasileira terá dois modelos baseados no modelo mais top do template Vapor da Nike. Se o primeiro manto é bem simples em design, o segundo traz uma tonalidade de azul diferente, uma série de grafismos em forma de estrelas e a volta do amarelo como segunda cor.

 

Suíça

Camisas da Suíça 2018 Puma

Assim como o Uruguai, a Seleção da Suíça terá uma camisa titular mais trabalhada, com grande destaque para a texturização que homenageia os Alpes. Já a camisa reserva é branca e também faz parte do pacote “Iluminate the way”.

 

Costa Rica

Camisas da Costa Rica 2018 New Balance

Em sua estreia em mundiais, a New Balance apostou na simplicidade nos modelo de suas seleções. A camisa titular da Costa Rica tem como destaque ao longo do corpo, finas linhas entrelaçadas que “imitam” um DNA, que faz parte do mote da campanha de lançamento “Declara tu ADN” (Declare seu DNA). Já o manto reserva homenageia o utilizado na Copa de 1990 com as cores branca e preta.

Sérvia

Camisas da Sérvia 2018 Puma

Se a maioria das seleções da PUMA ganharam um modelo trabalhado como titular e um branco simples como reserva, com a Sérvia foi diferente, até porque a seleção acertou com a marca já em 2018.

O modelo titular é baseado num template bem básico da marca alemã, chamado Liga, enquanto o reserva, que também foi lançado na campanha “Iluminate the way” traz como destaque uma faixa vertical com as cores do país.

 

Grupo F

Alemanha

Camisas da Alemanha 2018 Adidas

A atual campeã chega à Rússia com dois modelos da Adidas que homenageiam a conquista do tricampeonato mundial em 1990.

O manto titular traz as faixas estilizadas no peito, assim como há 28 anos, porém, neste modelo elas aparecem em preto, com espaçamento de linhas brancas entre si. Já a camisa reserva homenageia o modelo away daquela edição, utilziado apenas na semifinal. Ela é verde e possui diversos grafismos, inspirados no modelo utilizado na Itália.

 

México

Camisas do México 2018 Adidas

O México terá uma camisa titular que não é baseada em nenhum modelo específico da história da seleção, mas sim num template muito famoso da Adidas, utilizado na Copa de 1994, que possuía as três listras em diagonal nas laterais do corpo.

Já a camisa reserva é inspirada na bandeira nacional, mas o principal destaque é o calção, que traz a cor vermelha.

 

Suécia

Camisas da Suécia 2018 Adidas

O manto titular da Suécia também é inspirado num modelo do passado, da própria Adidas, no caso o utilizado na Copa de 1990. Já o reserva é baseado no template Condivo18.

 

Coréia do Sul

Camisas da Coréia do Sul 2018 Nike

A Nike decidiu simplificar bastante no modelo titular dos coreanos, trazendo um modelo liso na cor vermelha. O grande destaque é o calção, que passa a ser preto. O modelo reserva é mais trabalhado e tem ondas nas cores vermelha e azul que formam uma figura inspirada no Taegeuk.

 

Grupo G

Bélgica

Camisas da Bélgica 2018 Adidas

Os belgas terão um dos uniformes mais diferentes da Copa no modelo titular. Sendo baseado no uniforme utilizado em 1984, ele traz losangos nas cores vermelha e amarela na região do peito, com o escudo no centro. Já o manto reserva é baseado no template Condivo18.

 

Panamá

Camisas do Panamá 2018 New Balance

Estreante, o Panamá terá uniformes de uma marca também estreante, a New Balance, que apostou em um modelo mais simples no titular, na cor vermelha e grandes chevrons bem pouco aparentes num tom mais escuro. Já o reserva é bem mais chamativo, na cor branca, com os chevrons em azul, assim como faixas nas mangas.

Tunísia

Camisas da Tunísia 2018 Uhlsport

Apesar de só aparecer nos uniformes da Tunísia, a Uhlsport também apostou na simplicidade para a Copa, diferentemente de 2014. Os modelos trazem um design bem básico, com gola redonda e com o principal destaque sendo as laterais.

Inglaterra

Camisas da Inglaterra 2018 Nike

A Inglaterra foi mais uma seleção que teve uniformes baseados no modelo mais top do template Vapor. O manto titular é bem simples, na cor branca e foi mal recebido pela torcida do English Team, que chegou a pedir para que os ingleses utilizassem a camisa pre-match ao invés dela. Já o modelo reserva agradou muita gente e traz como destaque a cruz de São Jorge no centro.

 

Grupo H

Polônia

Camisas da Polônia 2018 Nike

A seleção de Lewandowski terá dois modelos com designs iguais, baseados num modelo mais simples do template Vapor. Ambos apresentam divisória transversal finas linhas horizontais.

Senegal

Camisas de Senegal 2018 Puma

Assim como a Sérvia, Senegal fechou recentemente com a PUMA e por isso teve modelos mais básicos lançados, ambos baseados no template Liga da marca. Porém, diferentemente dos europeus, a seleção africana traz a figura do leão em marca d’água como algo a mais em seus mantos.

Colômbia

Camisas da Colômbia 2018 Adidas

Os colombianos receberam da Adidas um modelo titular bem chamativo, inspirado no modelo utilizado pela seleção na Copa de 1990. O modelo reserva tem como principal destaque a volta do laranja aos uniformes colombianos, nos detalhes principais e no calção.

 

Japão

Camisas do Japão 2018 Adidas

Os Samurais Azuis terão um uniforme titular baseado exatamente em seu apelido, trazendo detalhes gráficos que fazem referência às antigas armaduras dos samurais. O manto reserva traz um modelo aparentemente inspirado nas camisas da Adidas de 1993, que possuíam as três listras da marca num tamanho grande, dispostas no ombro. As novidades ficam por conta da nova logo da JFA e da troca dos calções, sendo que agora o azul é o titular e o branco o reserva. O manto away inclusive traz a cor vermelha em detalhes, algo poucas vezes vista nos modelos japoneses.

 

>> Os leitores do Mantos do Futebol tem desconto especial na Netshoes em compras feitas pelos links desta página e usando o cupom “MANTOSDOFUTEBOL” na tela de pagamento. Válido para todos os produtos da categoria futebol que sejam vendidos e entregues pela Netshoes (exceto camisas da Seleção Brasileira).

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostou das camisas da Copa 2018, que serão vestidas pelas 32 seleções no Mundial da Rússia? Qual sua favorita?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!