No ano de 1912, o Campeonato Paulista estava em sua décima primeira edição e era disputado por sete equipes, Americano, Germânia, Internacional, Mackenzie, Paulista, São Paulo Athletic e Club Athletico Ypiranga, nenhuma delas em atividade no futebol profissional atualmente.

O título daquele ano acabou ficando pela primeira vez com o Americano, time que naquela temporada contou com o reforço de dois uruguaios e levou de forma invicta o troféu do campeonato, que teve como artilheiro Arthur Freidenreich, a primeira grande estrela do futebol brasileiro, e que atuava pelo Mackenzie.

Navegando pelo ótimo Verminosos por Futebol, nos deparamos com uma interessantíssima matéria que retrata o uniforme de seis clubes desta época.

Investigando um pouco mais sobre o assunto, descobrimos que o tema foi primeiramente abordado pelo site “Cacellain“, que é uma espécie de enciclopédia da história do futebol, e encontrou as imagens em pesquisa na Biblioteca Nacional.

A imagem abaixo é um folheto da Casa Fuchs, tradicional comércio paulistano que era situado na Rua São Bento, e mostra os uniformes de seis equipes paulistanas da época, cinco delas disputaram o Campeonato Paulista daquele ano, exceto a Associação Athletica das Palmeiras (que não tem nada a ver com a Sociedade Esportiva Palmeiras) que ficou de fora.

A Associação Athletica Mackenzie e o Club Athletico Ypiranga que participaram da competição, não tiveram os seus uniformes divulgados pelo anúncio, provavelmente porque não eram fabricados pelos Fuchs.

Foto: Reprodução/Biblioteca Nacional

Caso tenha gostado da curiosidade e queira saber mais detalhes sobre o assunto, acesse o Verminosos por Futebol e o Cacellain.

►Compre camisas de clubes paulistas na Fut Fanatics

Gostaram dos uniformes das equipes do Campeonato Paulista em 1912?