Camisas de Futebol » UEFA exige que a Ucrânia altere camisa para a Euro 2020

UEFA exige que a Ucrânia altere camisa para a Euro 2020

by Juliano Buzato
Camisas da Ucrânia 2021-2022 JOMA
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A UEFA avisou a Associação Ucraniana de Futebol que as camisas lançadas pela JOMA devem ser alteradas para a disputa da Euro 2020.

Os novos uniformes foram lançados no fim da semana passada e foram bastante exaltados pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que fez questão de posar com a camisa em suas redes sociais e dizer que ela é mais do que uma camisa, é um símbolo importante que unifica o povo ucraniano.

Apesar disso, as peças desagradaram a Rússia, que considerou as mesmas uma provocação política “desnecessária” ao país, tanto que no início da semana, mostramos que o governo entrou em contato com a UEFA pedindo que a mesma vetasse a utilização das camisas na Euro.

Nesta quinta-feira, a UEFA respondeu ao pedido dos russos aceitando em parte a reclamação, mas apenas uma parte das duas reinvindicações foram aceitas.

Ucrânia camisa Euro 2020

A primeira dizia respeito à silhueta do mapa da Ucrânia que contém a região da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, mas até hoje não reconhecido pelos órgãos internacionais. Esta solicitação no entanto, foi negada pela UEFA que afirmou que uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas “reconhece as fronteiras territoriais como amplamente representadas pelo desenho”.

O segundo pedido era em relação às frases aplicadas nas camisas. Uma delas é “Glória à Ucrânia” e a outra é o grito de guerra “Glória aos nossos heróis”. Ambos são considerados slogans nacionalistas pelos ucranianos, mas desagradaram a Rússia já que eram bastante comuns durante os protestos que derrubaram o ex-presidente Viktor Yanukovych, que era pró-Moscou, e desencadeou o conflito com os russos em 2014. Além disso, segundo a “denúncia” ambas teriam origem em cânticos nazistas.

A primeira frase no entanto, foi aprovada pela UEFA que considerou que a mesma “por si só, pode ser considerada uma frase genérica e apolítica de significado nacional geral”.

Já a segunda frase “Glória aos nossos heróis” foi considerada ofensiva e de “clara natureza política” e com isso deve ser removida (ela é aplicada na parte interna da gola e não aparece quando está vestida).

Ucrânia camisa Euro 2020 2

Em nota, a Rússia agradeceu à resposta da UEFA e condenou que o futebol seja utilizado como palco de disputas políticas. “O esporte não é um campo de batalha, mas sim um campo de competição. Tornem-se heróis do esporte e terão glória. Faça assim e não com slogans nacionalistas dizendo que a pátria deve ser glorificada”, escreveu Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do governo russo.

A Ucrânia por sua vez, não aceitou a solicitação e abriu conversas com a Entidade para tentar reverter a decisão.

O primeiro jogo da Ucrânia na Euro 2020 é no próximo domingo em jogo contra a Holanda em Amsterdã, já os russos enfrentam a Bélgica, no sábado, em São Petesburgo.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que acharam da UEFA exigir que a Ucrânia altere sua camisa para a Euro 2020, por conta de frase considerada uma provocação política aos russos? Compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!