Rússia pede que UEFA vete camisas da Ucrânia para a Euro 2020 » MDF
Camisas de Futebol » Marketing » Rússia pede que UEFA vete camisas da Ucrânia para a Euro 2020

Rússia pede que UEFA vete camisas da Ucrânia para a Euro 2020

by Juliano Buzato
Ucrânia camisa Euro 2020
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Este final de semana, a Ucrânia lançou as novas camisas que sua seleção vestirá na disputa da Euro 2020, que iniciará agora em 2021 após o adiamento por conta da pandemia de Covid-19, e os novos mantos estão dando o que falar!

A BBC noticiou nesta segunda-feira, que o governo da Rússia se indignou com o novo uniforme ucraniano, e através do parlamentar Dmitry Svishchev, pediu que a UEFA agisse, vetando a utilização na competição, pois o mesmo é uma clara provocação política.


Toda a polêmica gira em torno de um mapa do território ucraniano que é aplicado na parte frontal do manto, onde a silhueta do país traz a região da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, algo que é até hoje rejeitado internacionalmente.

Ucrânia camisa Euro 2020

A BBC contatou a UEFA que respondeu que a camisa da Seleção da Ucrânia foi aprovada e não fere nenhuma cláusula do regulamento da competição, ou seja, segundo a Entidade, o uniforme está apto para ser usado na Eurocopa.

mapa criméia ucrania russia

Além da questão da Crimeia, as camisas trazem outra polêmica, como frases aplicadas na nuca, como “Glória à Ucrânia” e “Glória aos heróis”. Ambos são considerados parte de um canto patriótico usado como grito de guerra pelos manifestantes que expulsaram o presidente Viktor Yannukovych em 2014, que tinha ideias pró-Moscou.

O presidente da Federação Ucraniana de Futebol, Andriy Pavelko, afirmou que a adição das frases e da silhueta do país com a adição da Crimeia, “trará força aos jogadores pois eles lutarão por toda a Ucrânia”.

No entanto, o governo russo, através da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, pensa diferente e acredita que a utilização da Crimeia no mapa tem o objetivo único de provocar e criar uma “ilusão do impossível” nos cidadãos ucranianos. Além disso, a porta-voz afirmou que as frases utilizadas são inadequadas pois possuem origem em um grito de guerra nazista.

Camisas da Ucrânia 2021-2022 JOMA

Para jogar ainda mais “combustível na fogueira”, a embaixada dos EUA em Kiev se manifestou através de seu Twitter oficial escrevendo “Adorei o novo visual. Glória à Ucrânia! #CrimeaisUkraine”.

A Euro 2020 inicia na próxima sexta-feira (11) e vai até o dia 11 de julho. A Ucrânia está no grupo C e na primeira fase enfrenta Áustria, Holanda e Macedônia do Norte. Já os russos integram o grupo B e enfrentam Bélgica, Dinamarca e Finlândia. Um eventual confronto entre as duas seleções na fase de mata-mata promete um clima bastante quente.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que acharam da Rússia pedir à UEFA o veto das camisas da Ucrânia para a Euro 2020? Compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!