A camisa do Corinthians em homenagem a Ayrton Senna foi lançada pelo clube na segunda-feira (1) e fez um enorme sucesso entre os torcedores alvinegros, tanto que a maioria dos tamanhos disponíveis se esgotaram nos e-commerces em poucos dias. Segundo a Netshoes, a peça já é a segunda mais vendida no ano de 2018, atrás só da camisa da Seleção Brasileira.
Além do sucesso entre os torcedores corintianos, a camisa também se tornou objeto de desejo de muitas pessoas em outros países que são fãs de Senna, no entanto, infelizmente o acordo feito entre o Corinthians, a Nike e o Instituto Ayrton Senna, não permite que o lançamento seja vendido fora do Brasil, devido ao contrato de direitos de imagem que o Instituto assinou com as partes.
A notícia desanimou os torcedores, que viam na camisa, uma grande oportunidade de ver a marca do Corinthians explorada no exterior e em entrevista dada ao repórter Roberto Júnior do site Torcedores.com, o superintendente de marketing do clube comentou a proibição:
“Já imaginávamos (o sucesso no exterior). Quem não quis foi o Instituto. Veja só, a camisa é feita através de licenciamento de marca. Então a Nike tem um acordo com o Corinthians, ela é a patrocinadora. Tivemos essa ideia juntos e precisaríamos licenciar a marca do Ayrton Senna para fazer a camisa. Apesar da homenagem, ele tem um Instituto e a entidade é responsável por cuidar da imagem da marca dele”, explicou Caio Campos.
“Fizemos diversos pedidos para o Instituto para que a negociação fosse feita dando direito para a Nike e para o clube vender fora do Brasil. E o Instituto se negou que fosse para fora do país, não foi uma coisa que não queríamos ou não imaginávamos (a repercussão). Nós queríamos muito”, complementou o superintendente de marketing.
O Torcedores.com também entrou em contato com o Instituto Ayrton Senna, que emitiu uma nota admitindo que existe a possibilidade da camisa ser vendida no exterior no futuro.
“No acordo entre Nike e Instituto Ayrton Senna, ficou estabelecido que a camisa do Corinthians com a marca Ayrton Senna será comercializada em território nacional, em negociação feita entre todas as partes. O sucesso desta homenagem chegou de forma impressionante aos fãs no exterior e esta nova possibilidade pode ser estudada no futuro, mas no momento nosso foco é total com a ação no Brasil, que está gerando uma excelente repercussão”, afirmou o Instituto Ayrton Senna.
O fato é que caso a Nike e o Corinthians queiram comercializar o produto fora do Brasil, terá que ser feita uma nova negociação com a IAS, onde provavelmente novos termos e valores terão que ser conversados.
A camisa em homenagem ao Senna estreou no jogo contra o Flamengo no Brasileirão, onde o Corinthians foi derrotado por 3-0 em seu estádio. Mais de 41 mil pessoas estiveram presentes na Arena, parte delas, torcedores que adquiriram a camisa na pré-venda em promoção feita pela ShopTimão, onde o torcedor adquiria o kit “às cegas” e recebia como brinde um ingresso.
O que acha da possibilidade do Intituto Ayrton Senna liberar a venda da terceira camisa do Corinthians no exterior?