Após ser obrigado a mudar sua camisa três desta temporada, retirando os simpáticos passarinhos referentes à música Three Little Birds, de Bob Marley, o Ajax foi “vítima” das regras da UEFA novamente.
O clube da capital holandesa precisou fazer novas alterações, agora na camisa titular, para se adequar ao regulamento da entidade.
A nova mudança vai de encontro ao tema retrô apresentado pelo clube para seu manto titular na temporada. Para quem não se lembra, o clube tem atuado na Eredivisie sem os nomes dos jogadores nas costas e com uma fonte mais clássica para os números, além de três estrelas na nuca.
A ideia é lembrar ao máximo a camisa que era usada pelo clube nos anos 70, época em que Johan Cruyff era o grande nome do baladado elenco, campeão europeu.
Porém, na Champions, o time foi obrigado a adicionar o nome dos jogadores acima do número e utilizar contorno preto na fonte. Além disso, as estrelas foram substituídas pelos tradicionais três “X” da bandeira de Amsterdã.
Segundo o regulamento de uniformes da UEFA, os times são obrigados a estampar o nome dos atletas na camisa, acima dos números. O contorno no nome se dá por causa da cor branca, e o clube aproveitou para contornar também o número para ficar no mesmo padrão. Com relação a troca das estrelas pelos X, a explicação é a mesma da camisa alternativa: “A UEFA entendeu que o selo é uma expressão que não pertence aos símbolos ligados ao clube, da fornecedora de material esportivo e dos patrocinadores, logo em suas competições essas aplicações não são permitidas”.
O que achou do Ajax ter que fazer novas alterações nas camisas? Comente e compartilhe nas redes sociais!
Veja também:
UEFA ordena a retirada dos “Three Little Birds” da camisa do Ajax
► Compre camisas de futebol na FutFanatics