Desde 2016, alguns clubes brasileiros resolveram tomar a iniciativa de lançar suas marcas próprias de materiais esportivos e muitas delas tem sido um tremendo sucesso.
Se contabilizarmos uma por uma, em 2020, são mais de 20 equipes vestindo uniformes feitos em casa, com importantes nomes do futebol brasileiro nesta lista. Podemos citar Paysandu, pioneiro nessa leva atual, Fortaleza, Santa Cruz, Bahia, Coritiba, Náutico, Juventude, Goiás, entre outros.
Com a quarentena por conta da pandemia da COVID-19, resolvemos recorrer aos nossos leitores e seguidores para eleger a melhor marca própria do momento. Para termos um recorte mais justo, resolvemos deixar de fora desta edição, as fornecedoras que lançaram uniformes para 2020. Isso porque temos pouco histórico de cada uma delas, ou seja, estão participando apenas marcas que fizeram lançamentos para a temporada 2019.
Separamos dezesseis marcas e sorteamos os chaveamentos que vocês podem conferir abaixo:
Para termos uma dinâmica entre nossos seguidores, resolvemos fazer o “mata-mata” em duas redes sociais diferentes, o nosso Instagram, através dos stories (siga aqui), e o nosso Twitter (siga aqui), através de enquete.
Desta forma, teremos a cada dia, dois confrontos um em cada rede social. Até chegarmos na final e na disputa do terceiro lugar, formando o pódio da temporada 2020.
Conheça melhor as marcas-próprias de cada time:
Octo – Joinville EC
A Octo foi criada em 2017 pelo Joinville, uma homenagem aos oito títulos do Campeonato Catarinense conquistados em sequência, de 1978 a 1985, feito único no futebol de todo o estado. O nome original seria 8cta, mas causou muita polêmica na época.
Além das camisas de jogo lançadas anualmente, destacam-se no trabalho da marca, peças especiais como a camisa dos Bombeiros Voluntários e uma camisa para a Copa do Mundo 2018. Relembre o trabalho da marca aqui!
1909 Sports – Coritiba
A 1909 Sports foi criada em 2018 pelo Coritiba, e tem esse nome em alusão ao ano de fundação da equipe.
A marca tem trazido diversos modelos especiais para o Coxa, como um terceiro uniforme criado por um sócio, camisas especiais de Dia dos Pais, Outubro Rosa e até mesmo para os torcedores passarem a virada do ano. Relembre o trabalho da marca aqui!
A Azulão foi criada em 2018 pelo CSA, e tem esse nome em alusão ao apelido do time e a um pássaro típico da região Nordeste.
A marca é uma das que mais lança camisas entre as marcas próprias. Além das de jogo lançadas anualmente, a marca costuma apresentar alguns produtos retrô e um modelo a cada aniversário do time. Alguns destaques são a camisa em homenagem à Zumbi dos Palmares e o modelo Pérola. Relembre o trabalho da marca aqui!
Dragão Premium – Atlético Goianiense
A Dragão Premium foi criada em 2019 pelo Atlético Goianiense e tem esse nome em alusão ao mascote da equipe.
A marca foi criada em parceria com a Tommer, que fica responsável pela produção dos uniformes da equipe e de outras, como o Gama. Relembre o trabalho da marca aqui!
Sparta – América-MG
A Sparta foi criada pelo América Mineiro em 2018, em parceria com a FutBox, Gadel Consultoria e Grupo Gadel. Ela traz inspiração no exército spartano, carregando as características guerreira e corajosa que correm nas veias de todo torcedor americano.
A marca possui parceria com a Bomache para a criação dos uniformes, com destaque para a terceira camisa do clube em 2019, cor de vinho, em honra à luta e resistência do clube nas décadas de 30 e 40. Relembre o trabalho da marca aqui!
Esquadrão – Bahia
A Esquadrão foi criada pelo Bahia em 2018 e traz esse nome em alusão ao apelido do clube “Esquadrão de Aço” e sua premissa no lançamento era não ter contrato com uma fábrica fixa, como exemplo, podemos citar que os últimos uniformes foram feitos na Betel Sports (fábrica no Paraná) e peças de apoio ao enxoval vieram da Super Bolla (que fica em Goiás).
Desde que lançou, um dos grandes diferenciais foi trazer os torcedores para participar da criação dos uniformes, através do concurso “Manto do Esquadrão”. Outra curiosidade é que a marca expandiu seus limites e foi a primeira a assumir os uniformes de outra equipe, no caso o Vitória da Conquista. Relembre o trabalho da marca aqui!
Bravo35 – Caxias do Sul
A Bravo35 foi criada pelo SER Caxias em 2017 e possui esse nome a partir de uma fusão da palavra bravura, que caracteriza o clube, e 1935, ano de fundação do clube de Caxias do Sul.
Os uniformes são produzidos pela Mar Um, empresa local, que também é responsável pela criação os mantos do rival Juventude com a 19Treze. Relembre o trabalho da marca aqui!
19Treze – Juventude EC
A 19Treze foi criada pelo Juventude em 2016 e tem esse nome em alusão ao ano de fundação da equipe (1913). A fábrica por traz dos uniformes é a Mar Um.
A marca é responsável pela criação de diversos modelos especiais para o Juve, incluindo uma coleção retrô, com camisas que homenageiam o título gaúcho de 98 e da Copa do Brasil de 99, por exemplo. Também já foi lançada uma camisa em homenagem ao Dia da Árvore. Relembre o trabalho da marca aqui!
Leão1918 – Fortaleza EC
A Leão1918 foi lançada pelo Fortaleza no segundo semestre de 2016 e acompanha o clube desde a série C até a meteórica classificação inédita para a Copa Sul-Americana em 2019.
A fornecedora é responsável por diversos lançamentos em cada ano, além das camisas de jogo 1 e 2, sempre são lançadas camisas especiais, como peça que exaltava o Cordel, o centenário do clube em 2018, o título da série B, da Copa do Nordeste, bem como camisas populares que custam R$ 59,90. Relembre tudo que já foi lançado pela marca aqui!
Regatas – CRB
A Regatas foi lançada pelo CRB na temporada 2019 e na primeira temporada trabalhou com três modelos de jogo para os torcedores, todas baseadas nas cores e na tradição do clube. Em 2020, a marca continua na ativa e já lançou dois novos uniformes. Veja mais sobre o trabalho da Regatas aqui!
Gipão – CS Sergipe
O Club Sportivo Sergipe lançou em 2019 a sua marca própria, batizada de Gipão, apelido do clube.
De lá para cá, três camisas foram lançadas, o manto titular e reserva e uma camisa alternativa que foi escolhida pelos torcedores entre três opções, através de votação nas redes sociais. Saiba mais sobre o trabalho da Gipão clicando aqui!
Cobracoral – Santa Cruz
Em meados de 2017, o Santa Cruz lançou a Cobra Coral, sua marca própria de material esportivo que tem o nome inspirado no mascote da equipe.
Desde seu lançamento, a equipe tem lançado uniformes que trazem referências à história do clube com terceiros uniformes que lembram feitos, como a honraria Fita Azul e homenageiam locais, como o marco zero de Recife. Confira mais do trabalho da marca!
NSeis – Náutico
O Náutico lançou a sua marca própria batizada de NSeis no início de 2019. A inspiração do nome da fornecedora está no hexacampeonato estadual conquistado de 1963 a 1968, feito único até hoje em Pernambuco.
No seu primeiro ano de trabalho, a marca lançou quatro camisas. Além das tradicionais 1 e 2, foi lançado um terceiro kit quadriculado em diferentes tons de vermelho e uma camisa vinho comemorativa ao acesso na série C. Veja mais sobre a fornecedora aqui!
Lobo – Paysandu
A Lobo foi criada em 2016 pelo Paysandu, sendo a pioneira nesta leva bem sucedida das marcas próprias de material esportivo e tem seu nome inspirado no mascote do time.
Além das camisas de jogo lançadas anualmente, destacam-se no trabalho da marca, peças especiais para datas como o Círio de Nazaré, uma das principais celebrações religiosas do estado do Pará, bem como uma terceira camisa lançada após um concurso com os torcedores, engajando assim sua base de fãs com os produtos a serem lançados. Relembre o trabalho da marca aqui!
GrEEn – Goiás
A GrEEn foi lançada pelo Goiás em meados do ano passado, em parceria com a Super Bolla. Seu nome tem referência direta à cor do clube e as duas letras EE lembram o número 33, inspirado no apelido jocoso que os rivais colocaram no time na década de 50, o “Clube dos 33”, em referência à sua torcida que à época era pequena. Com o crescimento do clube e títulos conquistados, o apelido acabou sendo incorporado pelo próprio esmeraldino.
Além das camisas 1 e 2, o esmeraldino também lançou uma terceira camisa batizada de GrEEnGa que traz um tom diferenciado de verde. Veja aqui mais detalhes sobre a Green!
Valente – Paraná Clube
No meio do ano passado, o Paraná Clube trocou a Topper pela Valente, sua marca própria de material esportivo que tem parceria com a Spieler Sports.
Além das duas camisas de jogo, a tradicional titular e a reserva que traz um estilo “whiteout”, a marca lançou também uma terceira camisa, uma peça comemorativa de 30 anos da equipe e uma peça para o Outubro Rosa. Veja mais detalhes sobre a Valente aqui!
► Compre camisas de times brasileiros na FutFanatics
Qual das marcas próprias que disputam a Copa MDF 2020 é a sua preferida? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!