A próxima camisa da Juventus vai trazer um modelo bem diferente do que estamos acostumados, já que as tradicionais listras serão aposentadas, e as primeiras imagens oficiais do manto já foram vazadas e estão gerando debates entre torcedores do clube e amantes de camisas de futebol por todo o mundo.
Afinal, um clube deve abrir mão de sua tradição na camisa por causa exclusivamente do marketing? Há quem seja absolutamente contra isso, e há quem abrace essa modernidade em prol do aumento das vendas e do marketing.
O jornal italiano Tuttosport trouxe uma matéria onde explica os principais pontos que pesaram para que a Juventus ousasse e lançasse um modelo sem listras para a próxima temporada.
Para começar, há de se convir que há alguns anos a Juventus resolveu aderir à segunda opção, criou uma moderna arena, modificou seu escudo e apostou alto ao trazer um dos melhores e mais vencedores jogadores de futebol da atualidade, Cristiano Ronaldo.
Tudo isso passa pela gestão de seu presidente, Andrea Agnelli, que entende que a modernidade será responsável por dar retorno financeiro e títulos à Vecchia Signora.
Segundo o Tuttosport, a ausência das listras é fruto de estudo de marketing que mostrou que a camisas listrada não é a opção que mais agrada o mercado global (leia-se Estados Unidos), primeiro porque as listras trazem um ar de tradicionalidade, algo que vai contra a imagem que o clube tenta vender para o mundo.
O segundo motivo tem total ligação com os EUA, isso porque lá, a camisa alvinegra com listras, é a vestimenta dos árbitros de diversos esportes populares no país, como o futebol americano e o basquete, e pesquisas encomendadas pela Juventus, mostraram que as vendas não decolam no país por este motivo.
O motivo final, listado pelo jornal, é criar um modelo marcante que nunca tenha sido usado pelo time, para marcar a era CR7, o jogador com maior potencial de marketing que já vestiu a camisa bianconeri, e desta forma quem sabe, criar um modelo que fique marcado na memória dos torcedores no futuro, como a camisa do Cristiano Ronaldo.
Como ninguém tem dúvidas que tradição também é importante, a próxima camisa também trará uma faixa central rosa, que será justificada como um toque histórico no uniforme, já que a cor foi a primeira usada pela Juve em seus primórdios.
► Compre camisas da Juventus na FutFanatics
O que você achou da nova camisa da Juventus aposentar as tradicionais listras? Acha que o manto será sucesso de vendas? Deixe seu comentário e compartilhe!