Camisas de Futebol » América de Cali muda escudo e indigna torcedores

América de Cali muda escudo e indigna torcedores

by Juliano Buzato
América de Cali Escudo 2019
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Ao oficializar a Umbro como sua nova fornecedora para 2019, o América de Cali também anunciou uma mudança em “edição especial” no seu escudo, dando uma folga ao tradicional “diabinho” que foi substituído por uma letra “A”.

Segundo o clube, a iniciativa visa fortalecer o nome do clube e resgatar uma época de ouro da equipe. No entanto, a novidade no escudo, que estará presente em todas as comunicações do time e na camisa nesta temporada, está gerando muita indignação entre os torcedores que reclamam da decisão da diretoria, já que o diabo é o principal símbolo do time.

O presidente do clube, Ricardo ‘Gato’ Perez afirma que a mudança visa fazer com que os torcedores recordem como o clube era em 1979, ano que ganharam o primeiro título colombiano. “Queremos voltar àquela era de ouro”, afirmou o dirigente.

América de Cali Escudo 2018-2019

E foi com o slogan “Vamos nos vestir igual ontem para alcançar o triunfo hoje” que o clube anunciou sua nova marca que traz o mesmo formato, mas com um “A” no lugar do diabo, junto a letra aparecem o nome do clube e a data de fundação “1927”.

Nas redes sociais, a hashtag #ElDiabloNoSeToca já é uma tendência, como resposta dos torcedores à esta decisão.

Diabo: amado e odiado

O diabo no escudo do América de Cali foi inserido pela primeira vez em 1940, através da ideia de que os jogadores americanos tinham muita habilidade e transformavam o jogo em um verdadeiro inferno. Foi nessa época também que o clube começou a vestir a cor vermelha.

No final dos anos 70 que surgiu a primeira implicância com o “tinhoso”. O clube existia há 52 anos e não vencia nada, eis que um dos técnicos mais consagrados da época, Gabriel Ochoa Uribe, aceitou dirigir o clube, contanto que o diabo fosse retirado da camisa.

1979 América de Cali

E foi sem o “belzebu” que o clube conquistou seu primeiro título nacional em 1979, apenas com a palavra “América” no peito.

América de Cali 1986

Em meados dos anos 80, outra mudança, o América resolveu voltar seu escudo, mas ao invés do diabo, algumas estrelas (representando os títulos já conquistados) apareciam nele. Foi nessa época que Los Escarlatas viveram a sua época mais gloriosa. Nestes anos o clube conquistou um pentacampeonato inédito na Colômbia e chegou a três finais de Libertadores da América, perdendo todas elas (perderiam ainda mais uma em 1996, para o River Plate).

América de Cali 1995 esparadrapo no escudo

Com a saída de Gabriel Ochoa Uribe em 1990, o diabo voltou à camisa, mas nem sempre agradou, tanto que alguns jogadores nos anos 90, atuavam com um esparadrapo cobrindo o símbolo em sua camisa.

No início desta década, o clube viveu a sua pior fase, sendo rebaixado para a segunda divisão em 2011 e só conseguindo retornar à elite em 2016 e em todo este tempo, o “capiroto” sempre esteve no peito no lado esquerdo do peito dos jogadores, até que agora, em 2019, resolveram mais uma vez aposenta-lo.

Veja também:

[+] Relembre escudos que foram alterados nos últimos anos

O que achou da edição especial do escudo do América de Cali, que retirou o diabo e colocou uma letra “A” em seu lugar?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar