Antes ou depois? Equipes trocam cada vez mais seus escudos. Relembre e opine!
Camisas de Futebol » Marketing » Relembre escudos que foram alterados nos últimos anos

Relembre escudos que foram alterados nos últimos anos

by André Coutinho
ATLETICO PR MUDANÇA DE ESCUDO
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Nos últimos anos, ações de mudança de escudo de equipes de futebol se tornaram cada vez mais constantes. Recentemente, o FC Barcelona divulgou um projeto de modernização de seu símbolo maior, mas após protestos dos torcedores, resolveu voltar atrás. O Atlético-PR no entanto, acabou fazendo uma mudança radical em sua identidade visual, mudando de Atlético Paranaense para Athletico Paranaense, além de mudar seu escudo, que não teve uma boa aceitação inicial dos fãs.

Aproveitando esses casos, o MDF decidiu trazer algumas das principais mudanças realizadas nos últimos anos, e você, caríssimo leitor, ao final desta matéria, decidirá quais foram acertadas e quais não deram muito certo.

Athletico Paranaense

Em evento no final de 2019, o Clube Atlético Paranaense anunciou a sua nova identidade, que traz um novo escudo, novos uniformes, novos mascotes e até um novo nome, com a adição de um “H”, que faz o clube se tornar o Athletico Paranaense.

novo escudo do Athletico Paranaense

O novo escudo é procura trazer modernidade e exaltar o “furacão” símbolo do clube. Desta forma, as listras passam a ser diagonais, ao invés de verticais. O monograma “CAP” se mantém mas ganha uma fonte mais moderna, deixando de lado o estilo gótico.

Juventus

Outra equipe gigante que mudou de identidade, esta drasticamente, foi a Juventus, que causou muita polêmica na época ao lançar sua nova marca. A equipe foi muito criticada, assim como o novo escudo, que já está em sua segunda temporada na camisa bianconera. Assim como o Barça, a novidade faz parte de um plano maior.

Manchester City

O Manchester City foi outra grande equipe a recentemente trocar de identidade visual, porém com participação dos torcedores. Em 2015, os citizens promoveram uma votação no Etihad Stadium a fim de definir seu novo escudo, que vem sendo utilizado desde a temporada 2016-2017.

Leeds United

Leeds desiste de novo escudo após enxurrada de críticas

Houve um caso até mesmo de voltar atrás na mudança. O Leeds United, neste ano mesmo, resolveu alterar seu escudo para um mais moderno. A torcida caiu em cima, junto da imprensa e de outros amantes do esporte, fazendo com que a equipe inglesa desistisse da mudança, pelo menos por enquanto, já que lançou uma campanha para que a própria torcida decidisse sua nova identidade.

Everton

Um caso semelhante ocorreu com outro clube inglês, o Everton, que em 2013 resolveu mudar seu escudo, tendo posteriormente 91% de rejeição por parte da torcida.

Isso fez com que o clube promovesse uma votação para definir um outro símbolo, que permanece até hoje.

PSG, Roma e Monaco

Outras equipes tradicionais da Europa a modernizar seus escudos recentemente foram o PSG (2013), Roma (2013), Monaco (2013) e o Atlético de Madrid (2016).

Chapecoense e América-MG

Outras equipes brasileiras a sofrerem alterações em seu símbolo maior foram o América-MG, que em 2017 apresentou uma versão modernizada de seu escudo, e a Chapecoense, que, em homenagem aos mortos no trágico acidente da equipe, em 2016, adicionou a estrela branca (paz) do título da Copa Sul Americana daquele ano sobre o escudo, e uma outra dentro da letra “F”, de futebol, para eternizar aqueles que deram sua vida pelo clube.

Veja também:

[+] Clubes que tiveram escudos copiados no futebol

Ficou bom ou ficou ruim? Confira abaixo o nossa enquete e deixe sua opinião sobre as mudanças de escudos feitas recentemente em diversos times e seleções. Participe!

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostaria que sua equipe alterasse seu escudo também? Comenta aí! Compartilhe!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!