O que significam as estrelas do escudo do Boca Juniors? » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Marketing » O que significam as estrelas do escudo do Boca Juniors?

O que significam as estrelas do escudo do Boca Juniors?

by Juliano Buzato
Camisa Boca Adidas 2020 escudo
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Atualizado em 30 de abril de 2020 – Muitas pessoas já nos perguntaram, o que significam as estrelas do escudo do Boca Juniors? Antes de mais nada, vale salientar que geralmente as equipes colocam estrelas acima de seus escudos, representando títulos. Já mostramos aqui no MDF por exemplo, as regras de estrelas na Bundesliga e na Major League Soccer, competições que regulam a utilização das estrelas, diferente do que acontece no Brasil, por exemplo.

Mas e as estrelas do escudo do Boca Juniors, representam títulos?

Sim, apesar de serem colocadas dentro do escudo, ao invés de acima dele, as estrelas que são aplicadas no interior do símbolo, contornando as siglas CABJ, são referências aos títulos conquistados pelo time argentino, no entanto, essa contabilização é bastante confusa.

Boca Juniors escudo 68 estrelas

No site do clube por exemplo, o escudo utilizado possui 68 estrelas, uma a menos que o total de número de títulos conquistados pelo clube, incluindo o último, a Superliga Argentina na temporada 2019-2020, isso provavelmente é em decorrência do título ser recente e ainda não terem atualizado o mesmo.

Boca Juniors 69 títulos

As 69 estrelas representam os títulos do clube, sendo 35 em referência aos títulos nacionais, 12 simbolizando as conquistas nas Copas nacionais e outras 22 os títulos internacionais, tendo entre elas diversos títulos, como Libertadores da América, Copa Intercontinental, Copa Sul-Americana, Recopa entre outros.

Camisa Boca Adidas 2020

Apesar disso, na atual camisa do clube, que em 2020 é assinada pela Adidas, é aplicada, é aplicada uma versão que possui apenas 50 estrelas, enquanto na época da Nike, era aplicada uma versão com 52 estrelas. A redução acontece, para que não haja problema na reprodução do escudo. No passado, a Nike já reclamou destas constantes mudanças (confira mais abaixo).

Evolução do escudo do Boca Juniors

evolução escudo do Boca Juniors

Imagem: Wikipedia

Ao longo da história, o Boca já teve oficialmente 6 escudos diferentes (sem contar as adições de estrelas). O primeiro escudo foi usado a primeira vez em 1922 e foi usado até 1955. Ele possuía o fundo branco com as iniciais “CABJ” (Club Atlético Boca Juniors) em amarelo com uma listra horizontal amarela ao centro, que mudava as cores das letras de amarelo para azul.

Quando o clube completou 50 anos, o escudo se tornou azul-marinho e ganhou uma faixa amarela no meio e as iniciais em preto. Uma coroa de louros foi adicionada no entorno do símbolo.

Nos anos 60, os louros desapareceram. Um contorno preto foi adicionado e o acrônimo “CABJ” foi modificado pelas palavras “Boca Juniors”. Na década dos 70, mais uma modificação, desta vez o contorno da cor foi mantido, e as quatro iniciais retornaram, a grande novidade foram as estrelas que foram adicionadas representando os 30 títulos que o clube havia conseguido até aquele momento.

Uma nova mudança aconteceria apenas em 1996, e o escudo ganharia a forma que tem atualmente. A faixa amarela foi excluída e a sigla CABJ ganhou uma tipografia “colegial”. À época o escudo continha 32 estrelas e ficou definido que elas aumentariam sempre que o clube conquistasse um troféu.

escudo boca juniors 2007-2008

Para a temporada 2007-2008, a Nike fez uma modificação no escudo do clube, a fim de deixa-lo mais clean. A faixa amarela retornou e as estrelas foram removidas do interior, com a justificativa que já não havia mais espaço para coloca-las dentro do mesmo. Acima do escudo, foram colocadas apenas três estrelas que representavam os títulos mundiais (Copas Intercontinentais) do clube.

História da camisa do Boca Juniors

Na temporada 2009-2010, as estrelas no interior da camisa retornaram, e ficou definido que o clube adicionaria as estrelas em seu escudo, mas a versão com 52 estrelas seria a utilizada oficialmente em produtos de merchandising, incluindo a camisa oficial.

Chegou 2020, e o Boca trocou a Nike pela Adidas e uma versão diferente foi utilizada, não mais com 52 estrelas, mas sim com 50. O fato não agradou alguns torcedores que chegaram a reclamar nas redes sociais.

► Compre camisas do Boca Juniors na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Você sabia o significado das estrelas no escudo do Boca Juniors? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!