A regra das estrelas nas camisas dos times da Major League Soccer » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Marketing » A regra das estrelas nas camisas dos times da Major League Soccer

A regra das estrelas nas camisas dos times da Major League Soccer

by André Coutinho
A regra das estrelas nas camisas dos times da Major League Soccer
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Nesta semana você viu aqui no MDF a regra das estrelas nas camisas das equipes alemãs que disputam a Bundesliga. Acontece que isso não é algo exclusivo da federação local e fomos atrás de uma outra liga que possui regras bem próprias, que é a Major League Soccer.


Na principal liga dos Estados Unidos, já houveram diversas alterações de regras sobre esse assunto. A primeira, logo nas primeiras temporadas, era informal, não oficial, e dizia que as franquias que vencessem edições da MLS poderiam adicionar uma estrela acima do escudo.

A regra das estrelas nas camisas dos times da Major League Soccer

Houston Dynamo defendia o título em 2007 (Foto: Nick Laham/Getty Images)

Em 2006, no entanto, a liga decidiu oficializar a regra para as estrelas. A partir daquela temporada, as equipes campeãs utilizariam uma estrela com o ano em que venceu o título, mais um “scudetto”, bem ao estilo Serie A italiana, na temporada seguinte, sendo retiradas no outro ano caso a equipe não obtivesse o bi. Isso durou até 2012, quando as regras foram atualizadas novamente.

 

A partir daquele ano, o scudetto foi retirado e assim começou a prática de se utilizar estrelas prateadas de acordo com o número de conquistas que tal equipe tivesse obtido até aquele momento. O time que defendia o título ainda utilizava uma estrela dourada acima, com o ano da conquista.

A regra das estrelas nas camisas dos times da Major League Soccer

Em 2015, no entanto, com o quinto título do LA Galaxy, conquistado em 2014, a regra precisou ser atualizada. Naquele ano, quando a equipe defendeu seu título anterior, o escudo na camisa vinha da forma tradicional, com as quatro estrelas prateadas, mais a estrela dourada com o ano do título.

A regra das estrelas nas camisas dos times da Major League Soccer

Porém, para 2016, a MLS estipulou que a equipe passasse a utilizar uma estrela dourada, sem qualquer ano dentro, para representar os cinco títulos já conquistados. A regra permanece assim até hoje, sendo que os galáticos são a única franquia a atingir a marca de cinco MLS Cup.

A regra das estrelas nas camisas dos times da Major League Soccer

Atualmente, conforme explicado na imagem acima, cada equipe da MLS tem em seu escudo um número de estrelas prateadas de acordo com as conquistas até o momento. No ano em que defende o título, ela adiciona uma estrela dourada acima, com o ano da última MLS Cup. Quem atingir a marca de cinco títulos jogará na temporada seguinte com quatro estrelas prateadas mais a dourada representando a conquista, sendo que no ano seguinte elas são substituídas por uma única estrela dourada sem nada no interior.

Estrelas por equipe

ibrahimovic la galaxy

Na temporada 2018, somente o LA Galaxy possui uma estrela dourada de cinco títulos da MLS Cup, pelas conquistas de 2002, 2005, 2011, 2012 e 2014. Com quatro títulos e duas estrelas prateadas, aparece o DC United, por venceu em 1996, 1997, 1999 e 2004.

Com dois, e duas estrelas prateadas, aparecem San Jose Earthquakes (2001 e 2003), Houston Dynamo (2006 e 2007) e Sporting Kansas City [2000 (quando ainda era Wizards) e 2013].

Com uma estrela prateada, estão Columbus Crew (2008), Chicago Fire (1998), Portland Timbers (2015), Seattle Sounders (2016), Real Salt Lake (2009) e Colorado Rapids (2010).

O Toronto FC, atual campeão, utiliza a estrela dourada de atual campeão, com o número “17” no interior. Em 2019, o clube passará a utilizar somente uma estrela prata, já que não tem mais chances de se tornar bicampeão.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou da regra das estrelas nas camisas dos times da Major League Soccer? Compartilhe!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!