Camisas de Futebol » Top 5 – Artilheiros do Atlético Mineiro

Top 5 – Artilheiros do Atlético Mineiro

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Reunimos o Top 5 dos maiores artilheiros do Atlético Mineiro em toda sua história. O time mineiro que é um dos maiores clubes do futebol brasileiro, tem como principais títulos nacionais o Campeonato Brasileiro de 1971 e a Série B em 2006. Neste ano de 2013 venceu o que provavelmente é o maior título do galo. A Libertadores. Conquistada de forma épica contra o Olímpia na final. A seguir você confere a lista dos jogadores que mais balançaram as redes pelo Atlético MG:

1 –  Reinaldo (255 gols).

Top 5 – Artilheiros do Atlético Mineiro, Reinaldo

Nascido em 11 de janeiro de 1957 em Ponte Nova-MG, José Reinaldo de Lima é o maior artilheiro de todos os tempos do time atleticano. Com 14 anos, jogava pelo Pontenovense quando um representante do Atlético ficou interessado no menino e resolveu assistir à um jogo dele. Satisfeito, não pensou duas vezes e foi logo conversar com os pais do garoto prodígio para sua contratação ao time juvenil:

Desde pequeno eu infernizava a vida dos zagueiros e goleiros. Tinha o apelido de Kaburé e, quando me viram jogar, logo convenceram meus pais de que eu deveria vir para o Atlético!“. Dois anos depois, com 16 anos, Reinaldo subiu ao profissional com o aval de Telê Santana. O Rei da Massa, como era apelidado, se inspirou em Pelé e Garrincha nos estilo de jogo. É considerado por muitos o maior jogador mineiro.

2 –  Dadá Maravilha (211 gols).

Artilheiros do Atlético Mineiro, Dário

Dario José dos Santos, ídolo do Atlético MG, é carioca nascido em 1946 na capital fluminense. Em 1965 atuou entre os juniores do Campo Grande Atlético Clube. Subiu ao time de cima em 1967. A história de sua contratação é curiosa. Convencido por um bêbado na frente dos portões do Maracanã, convenceu um diretor do Atlético a assistir um jogo do Campo Grande para ver o artilheiro jogar.

Detalhe, o funcionário atleticano tinha ido para o Rio de Janeiro para analisar a contratação de um outro jogador e levou o menino Dario após, naquela partida, ter marcado 3 gols. Muitos anos depois seria o responsável direto pelo primeiro e único título brasileiro do galo em 1971.

3 –  Mário de Castro (195 gols).

Artilheiros do Atlético Mineiro, Mario

Mário de Castro foi um atleta natural de Formiga-MG revelado pelo Atlético Mineiro e teve seu jogo de estréia em 23/05/1926 contra o América-MG. “Quando Mário de Castro chutava para o gol, ou furava a meta ou o goleiro defendia!” – Relatou José Secundino, torcedor apaixonado do time atleticano.

Foram ao longo de sua carreira, 3 títulos mineiros e dois prêmios como artilheiro do torneio estadual. Mário de Castro nunca trocou de clube.

4 –  Guará (168 gols).

Artilheiros do Atlético Mineiro, Guará

Guaracy Januzzi nasceu em 1914 em Senador Firmino no ano de 1914. Já aos 16 anos seu sonho era em ser jogador de futebol. Porém seu pai Miguel e sua mãe Rosa eram totalmente contra esse pensamento do garoto. No entanto, Guará mudou-se sem o consentimento de seus pais para a capital mineira com apenas um “Vou à Belo Horizonte, mas volto logo!”.

Em 1933 foi então contratado para o Atlético Mineiro onde faria seu nome e se tornaria o quarto maior artilheiro da história do clube. Porém um fato trágico arruinou sua vida futebolística. Em 1939, em jogo contra o Palestra Itália (atual Cruzeiro), chocou-se com um adversário e ficou desmaiado por mais de uma hora no ambulatório do estádio e dez dias correndo risco de vida no hospital. Acabava ali a genialidade do atacante alvinegro. No qual ainda mudou-se para o Flamengo em 1941 realizando apenas um jogo e aposentando-se em seguida.

5 –  Lucas Miranda (152 gols).

Artilheiros do Atlético Mineiro, Lucas Miranda

Lucas Miranda foi um atleta nascido em Curitiba, Paraná em 1921. Atuou ainda pelo Botafogo e Corinthians antes de partir ao clube em que seria ídolo. A transferência para o Atlético MG foi consolidada em 1944.

Foi apelidado de “o artilheiro no apagar das luzes” com seu costume de marcar aos finais de jogos, venceu ainda 6 Campeonatos Mineiros e um título de Campeão de Gelo na Europa em 1950. Também foi artilheiro do estadual de 1951 com 16 gols.

► Compre a camisa do Atlético-MG e muitas outras camisas de futebol na Fut Fanatics

Gostaram da lista? Algum jogador atualmente tem a capacidade de superar essas marcas?

 

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar