Na madrugada do domingo para segunda aqui no Brasil, o LA Galaxy apresentou a sua nova camisa reserva para 2019 e junto com ela veio uma novidade que nem todos perceberam, uma mudança nas regras das estrelas nas camisas da Major League Soccer.
O regulamento que era vigente até o ano passado, era um tanto quanto confuso e tinha sido implementado em 2016 (Relembre aqui nesta matéria para entender).
Indo ao ponto que nos interessa, um time quando conquistava cinco títulos da MLS tinha o direito de portar uma estrela dourada na camisa, que representava todos esses troféus e substituía as estrelas prateadas, ou seja, uma estrela dourada equivalia a cinco estrelas prateadas. Agora não mais!
Pela mudança para 2019, com cinco títulos, o time pode ostentar uma estrela dourada, no entanto as estrelas prateadas permanecem na camisa, representando os outros quatro.
A MLS ainda não explicou a mudança, mas como essa modificação só foi feita na camisa do LA Galaxy, fica subentendido que a mudança só ocorreu no que diz respeito à representação da estrela dourada.
Vale lembrar que o atual campeão também usa uma estrela dourada, no entanto ela traz em seu interior o ano do título conquistado, ou seja, tomando o Atlanta United como exemplo (atual campeão), a estrela dourada só será vista neste ano, e no ano que vem ela passará a ser prateada (assim como aconteceu na camisa do Toronto FC, campeão em 2017).
Mudança repentina
Ao que tudo indica, a mudança feita pela MLS não foi algo pensado a longo prazo e acontece de maneira repentina já que nas imagens de apresentação do novo uniforme, Ibrahimovic é visto com a nova camisa com apenas uma estrela, enquanto outros jogadores usavam a versão com cinco estrelas, o que confundiu em um primeiro momento muitos torcedores.
No entanto, na festa de apresentação do novo uniforme, Ibra esteve presente e já vestia a camisa com cinco estrelas, o que dá a entender que a primeira foto tirada com o atacante sueco aconteceu anteriormente à mudança, enquanto a Major League Soccer ainda não tinha efetuado a mesma.
Mas você pode estar se perguntando, mas será que uma camisa não é versão jogador e a outra versão torcedor? Não, as camisas vendidas por lá como “replica kit” trazem diferenças “gritantes” em relação às “authentic”, usadas pelos jogadores. Além da ausência de patchs e detalhes nos acabamentos das camisas, as camisas não trazem estrelas acima dos escudos, como vocês podem conferir nas imagens acima.
O que achou da mudança da MLS no sistema de estrelas nas camisas, melhorou ou piorou?