O Brasil é um dos países onde o futebol se tornou parte da cultura. Foi ele quem deu ao mundo um grande número de jogadores lendários, incluindo o Rei do Futebol, como Pelé que, no total, durante a existência da seleção nacional, conquistou cinco vezes o título do campeonato. É interessante que no início de sua existência a equipe não conseguiu demonstrar seu potencial por muito tempo. Somente no sexto torneio com sua participação a taça finalmente foi para o Brasil.
Campeonato mundial de 1958: Primeira vitória
A equipe conseguiu conquistar seu primeiro troféu em uma luta acirrada conseguindo a passagem para o campeonato em partidas contra um time do Peru. Os clubes visitantes terminaram empatados, mas dentro de casa os brasileiros conseguiram vencer o adversário por uma margem mínima. Neste torneio, o treinador principal da equipe foi Vicente Feola que contou com uma galáxia de atletas excelentes, incluindo:
- Didi;
- Garrincha;
- Vavá;
Ao mesmo tempo, a principal opção acabou sendo um promissor garoto de 16 anos, apelidado de Pelé. Na fase de grupos, os brasileiros venceram com segurança a seleção austríaca, não permitindo que o adversário sequer abrisse o placar na partida. Depois veio o jogo contra a Inglaterra, que se revelou mais difícil. As equipes não conseguiram abrir o placar na partida. O terceiro adversário foi a seleção da URSS. Nesse momento ocorreram mudanças na equipe, a partir das quais Vavá e Pelé ganharam mais liberdade de atuação, como resultado, os brasileiros contornaram com segurança o formidável adversário da URSS no caminho para a final.
O principal encontro do campeonato de 1958 aconteceu entre Brasil e Suécia. Apesar dos donos da casa terem conseguido abrir o placar na partida, os brasileiros se recuperaram rapidamente e conseguiram marcar dois gols de resposta antes do intervalo. No segundo segmento, a equipa apenas aumentou a distância em dois golos, enquanto os suecos conseguiram responder com apenas um remate eficaz. 4:2 – o primeiro troféu da Copa do Mundo vai para o Brasil. Hoje é muito fácil acompanhar os sucessos da seleção nacional se aproveitar as ofertas do Major Sport https://majorsportt.com, onde estão disponíveis as melhores cotações e amplos limites. Você pode fazer uma aposta em todas as oportunidades, utilizando uma plataforma adequada.
Estrelas do time da década de 1960
A equipe conquistou seu segundo troféu no torneio, realizado em 1962 indo para o novo Mundial com um novo treinador, Amore Moreira. A escalação incluiu 9 campeões em título, mas, a pesar das grandes chances de conseguir o segundo troféu, o caminho para o Olimpo do futebol acabou sendo bastante difícil. No início do torneio, eles conseguiram vencer facilmente o México, e na partida contra a Tchecoslováquia nenhuma das equipes conseguiu abrir o placar. Esta partida acabou sendo um ponto de viragem para o clube, já que Pelé se lesionou.
O terceiro encontro aconteceu contra a seleção espanhola e na maior parte da partida os brasileiros perderam. Só nos últimos minutos conseguiram não só igualar o marcador, mas também assumir a liderança, o que foi muito facilitado pela jogada fenomenal de Amarildo, que conseguiu converter dois remates de uma só vez à baliza adversária. Seguiram-se jogos contra Inglaterra e Chile, que a equipa conseguiu enfrentar com mais confiança. A principal estrela do torneio acabou sendo Garrincha, que simplesmente não conseguiu ser contido pelos defensores das equipes adversárias. As seleções brasileira e tchecoslovaca se enfrentaram na final. O adversário se mostrou digno e até conseguiu abrir o placar de primeira, mas Zito, Vavá e Amarildo tinham respostas para isso 3:1 – o próximo troféu acabou indo para o time mais forte do mundo.
Triunfo no Campeonato Mundial de 1970
No torneio de 1970, a equipe pretendia compensar o fracasso do campeonato anterior. Na fase de grupos, os brasileiros venceram com segurança todos os adversários:
- Brasil-Tchecoslováquia – 4:1;
- Brasil x Inglaterra – 1 a 0;
- Brasil-Romênia – 3:2;
- Brasil x Uruguai – 3:1.
A partida final aconteceu na Cidade do México contra a seleção italiana. No primeiro tempo, as equipes trocaram gols efetivos. Na segunda, apenas uma equipe permaneceu em campo – a brasileira. Silva, Giarzinho e Gerson marcaram três gols contra o adversário. 4 a 1 – a seleção brasileira se sagrou campeã pela terceira vez em 12 anos.
Táticas e estilo de jogo da Seleção Brasileira
As táticas em campo mudavam dependendo de quem liderava o time. Vicente Feola aderiu ao seu próprio sistema: quando há 4 defesas e 2 médios em campo o ataque é construído graças a 4 avançados. Aimor Moreira mudou a formação do time em campo, o que aumentou seu potencial ofensivo. Apesar de a equipa ter tido sérias dificuldades no caminho para o segundo troféu na fase de grupos, na final este esquema revelou-se mais do que eficaz. Moreira também abandonou o futebol mais individual em favor do jogo coletivo e a equipe conquistou a terceira taça graças à atuação de três zagueiros, sendo 3 meio-campistas e 4 atacantes.