Há muito tempo, uma das principais formas usadas pelos clubes de futebol para gerar receita é o patrocínio de suas camisas. Basicamente, esses negócios envolvem a exposição do logo de uma empresa no uniforme da equipe em troca de uma quantia expressiva.
No Brasil, por exemplo, sites de apostas têm se destacado entre os principais patrocinadores de clubes de futebol. E isso dá resultado. Quando um torcedor pretende fazer apostas esportivas ou está à procura de cassinos com bônus de boas-vindas, é inevitável se lembrar das marcas que viu tantas vezes estampadas em camisas de futebol.
A nível mundial, no entanto, empresas de outros setores têm se destacado mais nesse sentido. A seguir, trazemos para você os 10 principais patrocínios de camisas de futebol em 2023.
1. Real Madrid + Fly Emirates = €70 milhões
O Real Madrid ostenta o contrato de patrocínio de camisas mais caro do mundo, com a Fly Emirates pagando cerca de €70 milhões por temporada. Essa parceria tem sido duradoura e bem-sucedida, contribuindo para o sucesso do clube espanhol no cenário europeu.
A união tem sido muito bem-sucedida, já que o Real Madrid dominou o futebol europeu nesse período. Foram 5 títulos da Liga dos Campeões da UEFA conquistados, entre outros troféus importantes.
2. PSG + Qatar Airways = €65 milhões
O PSG tem um acordo de €65 milhões por ano com a Qatar Airways. Essa parceria impulsionou o clube francês a se tornar um dos mais fortes da Europa e a atrair alguns dos maiores talentos do futebol mundial.
Essa não é a única relação econômica entre o Paris Saint-Germain e esse país árabe, no entanto. Afinal, o clube é controlado pela empresa QSI, pertencente ao fundo soberano do Qatar, desde 2011.
3. Barcelona + Spotify = €57,5 milhões
O Barcelona fechou um contrato inovador com a gigante do streaming de música Spotify, no valor de €57,5 milhões por temporada. Além de estampar o logotipo da marca na camisa, o acordo incluiu a renomeação do estádio do clube para Spotify Camp Nou.
O acordo Barcelona-Spotify é uma parceria única e inovadora. Afinal, comprova a ascensão das grandes empresas de tecnologia e entretenimento no cenário global. Como parte do contrato de patrocínio, o Barcelona passou a divulgar artistas em sua camisa.
4. Manchester United + TeamViewer = €55 milhões
O Manchester United garantiu um acordo de €55 milhões com a empresa de tecnologia alemã TeamViewer em 2021. Esse contrato tornou-se o mais caro da Premier League e fortaleceu a presença do United como um dos clubes mais valiosos do mundo.
A TeamViewer é uma empresa de tecnologia fundada em 2005 e com sede na Alemanha.
Menos conhecida que outras marcas nesta lista, ela produz software de controle remoto para computadores e outros dispositivos.
5. Manchester City + Etihad = €55 milhões
O principal patrocinador do Manchester City é a Etihad Airways, companhia aérea com sede nos Emirados Árabes Unidos. Ela pertence aos mesmos proprietários do City, o Abu Dhabi United Group (ADUG).
Em uma parceria que começou em 2015, a equipe recebe €55 milhões a cada temporada. Esse acordo lucrativo também levou a gigante das companhias aéreas a adquirir os naming rights do estádio do City.
6. Bayern de Munique + T-Mobile = €50 milhões
O gigante Bayern de Munique, clube mais poderoso da Bundesliga, tem um contrato de €50 milhões por temporada com a empresa de telefonia móvel T-Mobile. Essa parceria ajudou o clube a se manter como um dos mais fortes da Alemanha e da Europa.
O valor do contrato teve um acréscimo de €5 milhões em 2022. E esse aumento veio em boa hora, depois que o clube desistiu de um acordo com a Qatar Airways devido a protestos dos torcedores por questões humanitárias.
7. Arsenal + Fly Emirates = €47,5 milhões
A parceria do Arsenal com a Emirates Airlines tem uma longa história. Afinal, a companhia aérea foi responsável por financiar a construção do Emirates Stadium. Há bastante tempo, os Gunners também exibem a marca em suas camisas.
O acordo é de €47,5 milhões por temporada. Portanto, bem abaixo dos €70 milhões que a empresa paga ao Real Madrid. Ainda assim, faz do Arsenal a terceira equipe com maior patrocínio de camisa da Premier League.
8. Chelsea + Three = €47,5 milhões
Após o término do contrato do Chelsea com Yokohama, em 2020, os Blues assinaram um contrato com a empresa de telefonia móvel Three, no valor de 47,5 milhões de euros por temporada.
A Three chegou a suspender o acordo após uma sanção ao ex-proprietário do clube, o russo Roman Abramovich, devido à guerra na Ucrânia. O contrato não deve ser renovado para a próxima temporada.
9. Liverpool + Standard Chartered = €47,5 milhões
O banco britânico Standard Chartered é o patrocinador oficial da camisa do Liverpool desde 2010, com um contrato de €47,5 milhões por temporada. Essa parceria ajudou o clube a conquistar títulos nos últimos anos, como a Liga dos Campeões e a Premier League.
A Standard Chartered PLC é uma empresa multinacional de serviços bancários e financeiros com sede em Londres. Atualmente, ela está presente em mais de 70 países.
10. Tottenham + AIA = €47,5 milhões
A seguradora AIA tem seu logo estampado na camisa do Tottenham desde 2013, com um contrato de €47,5 milhões por temporada. O contrato tem prazo até 2027, atualmente. E tudo indica que continuará rendendo bons dividendos para o clube.
No período da parceria, o Tottenham chegou perto de conquistas importantes algumas vezes. Por exemplo, chegou à final da Liga dos Campeões da UEFA em 2019. No entanto, ainda não conseguiu superar o jejum de títulos.