A má fase do Manchester United em campo já assusta os torcedores e a imprensa britânica, tanto que uma das pautas que já repercute por lá, é o fato da Adidas poder rescindir o acordo milionário com o clube, em caso de rebaixamento.
Nesta semana, após a derrota para o Newcastle United, por 2-0, o “The Telegraph” trouxe novamente a lembrança da cláusula de rescisão existente no contrato assinado pelas partes, no caso da equipe ficar entre as três últimas no atual campeonato.
Foto de capa: Carl Recine/Getty Images
Vale lembrar, que em 2019, essa pauta já foi amplamente abordada pela imprensa inglesa, quando já naquela época, os Red Devils não desempenhavam um bom futebol e corriam um certo risco de descenso. Depois disso, o contrato foi renovado em 2023, com um substancial incremento, tanto que a partir de 2025-2026, a equipe receberá cerca de £ 90 milhões por ano, em contrato válido até 2034/35.
É importante salientar que essa rescisão é algo que cabe à fornecedora e não ocorre automaticamente, sendo que há ainda uma alternativa, da empresa poder reduzir os pagamentos pela metade (£ 45 milhões), durante um ano, caso a equipe tivesse que jogar a Championship.
A possibilidade de rescisão em caso de rebaixamento é conhecida, porque o próprio clube, por ter capital aberto, é obrigado a publicar em seu balanço financeiro. A cláusula diz o seguinte: “A Adidas pode reduzir os pagamentos aplicáveis por um ano em 50% se o primeiro time masculino não estiver participando da Premier League inglesa durante aquele ano. Além disso, a Adidas pode rescindir o acordo dando um aviso de uma temporada completa se o primeiro time masculino for rebaixado da Premier League inglesa ou se for determinado de outra forma que o primeiro time masculino não participará da Premier League ou da principal liga inglesa.”
Outro ponto importante é que apesar do valor divulgado na renovação ser de £ 90 milhões por ano, existe outra cláusula que causa a dedução desses valores, e que também entrará em vigor a partir da próxima temporada. Caso o clube não se classifique para a Champions League, a fornecedora deixa de pagar £ 10 milhões por cada temporada. Caso a cláusula já estivesse em vigor, neste ano a equipe teria esse valor descontado, já que atualmente disputa a Europa League.
O próprio clube é ciente de que seu fracasso dentro de campo pode se tornar uma bola de neve de problemas financeiros e faz o alerta: “O rebaixamento da Premier League ou um declínio geral no sucesso do nosso primeiro time masculino, particularmente em temporadas consecutivas, pode afetar negativamente nossa capacidade de atrair ou reter jogadores talentosos e equipe técnica, bem como torcedores, patrocinadores e outros parceiros comerciais, o que teria um efeito adverso material em nossos negócios, resultados operacionais, condição financeira e fluxo de caixa.”
■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: Instagram, X e Youtube.
O que acharam da Adidas poder rescindir o acordo com o Manchester United em caso de rebaixamento? Compartilhe o link nas redes sociais!