A novela envolvendo a nova fornecedora do Barcelona para a temporada 2025-2026 ganhou um novo – e inesperado – capítulo. Neste momento, a Nike é a favorita para renovar com o clube catalão.
Pelo menos é o que diz o Marca, da Espanha, que revelou números e uma proposta altíssima da marca norte-americana para permanecer como a parceira de uniformes dos blaugranas.
Segundo o jornal, as negociações entre a empresa e o Conselho Culé estão muito avançadas depois dos contatos ocorridos nas últimas semanas e pode surgir um acordo multimilionário de 10 anos.
Na matéria, é revelado que os números apresentados pela Nike são semelhantes aos da proposta da PUMA, até então a grande favorita a substituí-la. Esses números girariam em torno de 120 milhões de euros (671,7 milhões de reais) por temporada, durante a próxima década, ou seja, o clube arrecadaria nisso 1,2 bilhão de euros (6,7 bilhões de reais), fora os bônus.
Um desses “plus” seria não haver penalidades para o clube “por maus resultados”, algo que existe no contrato atual. Além disso, haveriam luvas de mais de 100 milhões de euros (556,3 milhões de reais) pela assinatura, algo que a PUMA também ofereceu. Segundo o Marca, esse bônus é tido como fundamental para o presidente Joan Laporta, pois o clube necessita urgentemente de uma injeção financeira, devido aos problemas econômicos que enfrenta.
O jornal também afirma que renovar com a Nike em melhores condições sempre foi a primeira opção, já que trocar de fornecedora significava rescindir o contrato com a empresa norte-americana, o que teria um custo financeiro elevado.
Recapitulando
Toda essa história começou quando o presidente Laporta e o Conselho do clube chegaram à conclusão de que o atual contrato com a Nike, assinado em 2016, estava desatualizado, com valores de 85 milhões de euros (472,8 milhões de reais) fixos mais outros 20 (111,3 milhões de reais) em variáveis. Além disso, entenderam que a Nike havia descumprido alguns pontos do contrato, pelo qual o clube havia entrado com uma ação judicial.
A primeira ação foi conversar com a marca e a resposta foi negativa para um aumento. Diante disso, o Barça afirmou que ia romper com a marca e iniciou negociações com a PUMA, a New Balance e a Adidas, sendo a primeira a que fez a proposta mais agradável aos ouvidos culés. As três listras, inclusive, foram descartadas logo em seguida pelo vice-presidente.
Outra possibilidade levantada pela diretoria foi a criação de uma marca própria, mas, ao que tudo indica, as dificuldades burocráticas e de logística fizeram a possibilidade esfriar.
Agora, ao que tudo indica, se não houver nenhum problema, ou imprevisto, a Nike deve permanecer como fornecedora de material esportivo do clube até 2035.
■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: Instagram, Twitter e Youtube.
O que está achando da novela sobre o fornecimento de material esportivo do Barcelona? Comente e compartilhe nas redes sociais!