Troca da Adidas pela Nike gera críticas na Alemanha » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Marketing » Troca da Adidas pela Nike gera críticas na Alemanha

Troca da Adidas pela Nike gera críticas na Alemanha

Notícia caiu como uma bomba e DFB tem recebido fortes críticas pela mudança

by Juliano Buzato
Troca da Adidas pela Nike gera críticas na Alemanha
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Nesta quinta-feira (21), a DFB (Federação Alemã de Futebol) sacudiu o mundo esportivo ao anunciar que trocará de fornecedora de material esportivo em 2027, colocando a Nike no lugar da Adidas, e ao que tudo indica a novidade não tem agradado muitos torcedores alemães.

Dentre muitas críticas, o jornal alemão Kicker dá ênfase às palavras do Ministro Federal da Economia, Robert Habeck, que se manifestou alegando que esperava um pouco mais de patriotismo dos dirigentes da DFB.

“Mal consigo imaginar a camisa alemã sem as três listras. Para mim, Adidas e preto-vermelho-dourado sempre estiveram juntos. Um pedaço da identidade alemã. Eu teria gostado de um pouco mais patriotismo local”, foi uma das frases ditas pelo político.

Outra crítica veio do treinador da equipe sub-21 da Alemanha, Antonio di Salvo, que afirmou que ficou surpreso com a notícia, que mesmo dentro da Federação, ninguém imaginava que isso fosse possível.

“Foi muito surpreendente para todos quando esta notícia chegou há uma hora, não tinha ouvido nada sobre isso e não havia nenhum sinal. O momento é bastante invulgar, especialmente agora que a nova camisa foi apresentada para a Eurocopa. Eu realmente não esperava por isso”, comentou o comandante da seleção de base.

Camisas da Alemanha de 2004 a 2024

O motivo alegado para a mudança foi principalmente econômico, segundo Stephan Grunwald, tesoureiro da DFB, o novo contrato vai permitir com que a Federação continue a promover o futebol como um esporte popular e ofereça taxas mais baixas para os clubes associados.

Apesar de não divulgado oficialmente, especula-se que a Nike irá desembolsar no mínimo 100 milhões de euros por temporada para vestir a Alemanha de 2027 a 2034. A Adidas paga 50 milhões por temporada, e segundo a mesma, não foi avisada sobre a mudança, tendo sido pega de surpresa: “Fomos informados apenas hoje pela DFB que a associação terá um novo fornecedor a partir de 2027”, diz comunicado.

Com toda a repercussão, a DFB voltou a se manifestar em suas redes sociais “Compreendemos cada emotividade. É também um acontecimento drástico para nós como associação quando fica claro que uma parceria que foi e é caracterizada por muitos momentos especiais está chegando ao fim depois de mais de 70 anos. Isso não nos deixa indiferentes.”

A Nike por sua vez, está bastante animada com a possibilidade de vestir pela primeira vez a Seleção da Alemanha e também se manifestou sobre o fato: “Será um prazer ser o parceiro oficial da Federação Alemã de Futebol a partir de 2027 e de trabalhar com eles para desbloquear o potencial futuro do futebol. A DFB é uma “força global lendária no futebol que partilha a nossa paixão pelo esporte”, continuou a empresa: “Juntos podemos ser catalisadores de mudanças – desde apoiar as seleções nacionais masculinas e femininas com as melhores inovações de produtos até à expansão de futebol feminino e a promoção do esporte popular”.

■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: InstagramTwitter e Youtube.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que você achou sobre as críticas recebidas pela DFB na Alemanha, após o anúncio da troca da Adidas pela Nike em 2027? Compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!