O mês de novembro iniciou e os torcedores começaram a se questionar novamente, por qual motivo os times ingleses usam flores vermelhas em suas camisas durante jogos da Premier League e demais ligas nacionais?
Essas flores vermelhas são papoulas (chamada de poppy em inglês) e homenageiam o Remembrance Day (Dia do Armistício ou da Lembrança), que é celebrado no dia 11 de novembro e homenageia àqueles que deram suas vidas pelo Reino Unido na Primeira Guerra Mundial.
Mas por que a flor de papoula?
Esta tradição teve início logo após a Primeira Guerra Mundial, quando nos campos destroçados pelos combates, flores de papoulas começaram a nascer e desta forma simbolizavam o “renascimento” do povo inglês. A ideia ficou ainda mais popular após o médico canadense John McCrae criar o famoso poema de guerra “In Flanders Fields”.
Desde então no final de outubro, começo de novembro, muitos ingleses começam a andar nas ruas com a flor de papoula pendurada em suas roupas, a tradição também é estendida para o futebol e os clubes atuam com esta flor em suas camisas nas rodadas do mês de novembro que precedem o dia 11 de novembro.
Além das homenagens nas camisas, são comuns ações nas redes sociais e nos estádios durante os jogos, onde são feitas cerimônias que vão desde o tradicional um minuto de silêncio e até leilões das camisas utilizadas pelas equipes para angariar fundos para a Legião Real Britânica, organização que serve de amparo para as forças armadas britânicas e dá suporte aos veteranos de guerra.
Polêmica com a FIFA
Em 2016, Inglaterra e Escócia iriam jogar pelas Eliminatórias da Copa 2018, exatamente no dia 11 de novembro, e com a data propícia, prometeram homenagens ao Dia do Armistício, inclusive com ambas as seleções utilizando uma braçadeira preta com a flor de papoula. A FIFA então alertou às Federações que elas seriam punidas, pois a Entidade não permite que sejam feitas qualquer mensagem política, religiosa ou comercial sobre as camisas.
Na época, Fatma Samoura, secretária-geral da FIFA, alertou as seleções sobre a regra e foi bem clara sobre a punição: “Temos de aplicar as regras uniformemente para as 211 associações, não é só a Grã-Bretanha que sofre com lembranças de guerras, por que permitiríamos exceções para apenas alguns países e não para todo mundo?”.
“Não é a intenção da FIFA punir ninguém, mas as Associações envolvidas tem que reconhecer que eles fazem parte de um jogo que contém regras, e quando as regras são quebradas, você tem que estar preparado para enfrentar qualquer tipo de sanção”, completou a secretária-geral.
No fim das contas, ambas as seleções usaram a braçadeira e foram punidas pela FIFA em £35,000 libras esterlinas.
■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: Instagram, X e Youtube.
Já tinha reparado no fato das equipes inglesas usarem flores vermelhas em suas camisas no mês de novembro? Deixe seu comentário e compartilhe o link!