Os uniformes mais “peculiares” da história das Copas » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Os uniformes mais “peculiares” da história das Copas

Os uniformes mais “peculiares” da história das Copas

by Juliano Buzato
Os uniformes mais peculiares da história das Copas
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Faltam poucos meses para a Copa do Mundo do Catar, e as 32 seleções já preparam seus uniformes para a disputa da principal competição de futebol do planeta. Para os fãs de camisas, os Mundiais sempre reservaram alguns kits históricos e outros um tanto quanto peculiares. Confira abaixo uma lista com alguns dos uniformes mais diferentes da Copa em todos os tempos, desde 1930 até hoje.

Bolivia – 1930

Bolívia 1930

Começando a lista com um uniforme da primeira edição da Copa do Mundo. A seleção boliviana achou de bom gosto homenagear os uruguaios, que sediaram a competição. Os jogadores do país andino entraram com camisas que continha os dizeres “Viva Uruguay” – porém, cada jogador representou uma letra. Em campo, a ideia parece não ter dado muito certo, já que o time comandado por Ulisses Saucedo foi derrotado por 4 a 0 para a Iugoslávia vestindo esse uniforme.

Escócia – 1990

Escócia 1990

Muitas décadas mais tarde, a Escócia foi ao Mundial da Itália com uma camisa reserva bastante contestável, com listras horizontais azul e amarelas nada harmônicas – destoando completamente do lindo uniforme azul que sempre marcou o país britânico. O kit reservou entrou em campo apenas uma vez naquele Mundial, na estreia diante da Costa Rica, com derrota por 1 a 0.

EUA  – 1994

Estados Unidos 1994

A Copa de 1994 foi um deleite para os admiradores de uniformes peculiares, a começar pelo próprio país-sede. Os Estados Unidos resolveram inovar nas vestimentas ao trazer uma camisa homenageando sua própria bandeira, incluindo as estrelas que representam os estados norte-americanos. O resultado, no entanto, ficou bastante controverso. Os Yankees utilizaram esse kit em todos os jogos da primeira fase, obtendo uma vitória, um empate e uma derrota com a camisa nada “carnavalesca”.

Nigéria – 1994

Nigéria 1994

A Nigéria foi uma das gratas surpresas da Copa do Mundo de 1994, fazendo jogo duro contra duas favoritas ao título nas cotações de apostas esportivas, Itália e Argentina. O que mais chamou atenção além do futebol apresentado foi o uniforme icônico que a seleção usou no Mundial dos Estados Unidos, sobretudo o branco com um preenchimento nada comum na parte da frente. Porém, a camisa trouxe sorte, já que os nigerianos venceram a Bulgária e a Grécia dessa forma.

Irlanda – 1994

Irlanda 1994

A República da Irlanda também chegou ao Mundial com uma camisa pouco convencional, com listras incompletas e um estilo degradê. Para muitos, um uniforme bonito. Para outros, nem tanto. Fato que é que os irlandeses vestiram esse kit em 3 dos 4 jogos que disputaram, e não venceram nenhum – incluindo a eliminação para a Holanda nas oitavas.

México – 1998

México 1998

O México não poderia faltar em uma lista de uniformes peculiares – afinal, quem não se lembra das camisas esquisitas vestidas pelo goleiro Jorge Campos? Mas não é só ele. O time de 98 foi à campo na França com um uniforme verde bastante diferente, já que continha uma estampa do símbolo Asteca Piedra del Sol. Foi vestindo essa camisa que os mexicanos bateram a Coreia do Sul na estreia, mas também foi com ela que foram eliminados diante da Alemanha.

Jamaica – 1998

Jamaica 1998

A Jamaica chegou para seu primeiro e único Mundial em grande estilo – ou nem tanto. A seleção comandada por Renê Simões apostou em duas camisas bastante chamativas e cheia de detalhes extravagantes, tanto a amarela quanto a verde. No entanto, os caribenhos só utilizaram a versão amarela na competição, conquistando uma vitória sobre o Japão, além de duas derrotas.

África do Sul – 1998

Africa do Sul 1998

Um dos uniformes mais estranhos da história das Copas foi o da África do Sul no Mundial da França, trazendo uma camisa branca com listras horizontais fora de padrão em tons amarelo e preto, causando uma confusão visual evidente. Os sul-africanos utilizaram a camisa nos três jogos da primeira fase, somando dois empates e uma derrota.

Eslovênia- 2010

Eslovenia 2010

Um dos uniformes mais estranhos da história das Copas foi o da África do Sul no Mundial da França, trazendo uma camisa branca com listras horizontais fora de padrão em tons amarelo e preto, causando uma confusão visual evidente. Os sul-africanos utilizaram a camisa nos três jogos da primeira fase, somando dois empates e uma derrota.

Gana – 2010

Gana 2010

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

A seleção ganesa fez em 2010 uma das grandes campanhas de um país africano na competição e por muito pouco não chegou à semifinal. Chamou a atenção um dos uniformes da equipe, com a camisa vermelha contendo listras amarelas verticais. Até aí, nada muito peculiar. No entanto, o estilo completamente “justo” da camisa fazia parecer que os jogadores estavam, na verdade, pintados de vermelho e amarelo. Os ganeses usaram o uniforme na vitória diante dos Estados Unidos, nas oitavas, e também na derrota contra o Uruguai, nas quartas.

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!