Camisas de Futebol » FIFA autoriza Uruguai a usar 4 estrelas no escudo

FIFA autoriza Uruguai a usar 4 estrelas no escudo

by Juliano Buzato
FIFA autoriza Uruguai a usar 4 estrelas no escudo
Compartilhe este link em suas redes sociais:

O assunto deu o que falar nas últimas semanas, mas enfim a FIFA recuou de sua decisão preliminar e autorizou a Seleção do Uruguai a usar 4 estrelas sobre seu escudo em seus uniformes.

A polêmica iniciou quando a Entidade máxima do futebol enviou um ofício para a AUF (Associação Uruguaia de Futebol) onde questionava o uso das quatro estrelas, isso porque duas delas se referem aos Jogos Olímpicos de 1924 (Paris) e 1928 (Amsterdã), conquistas essas que apelidaram a equipe como Celeste Olímpica. As outras duas foram nas Copas do Mundo de 1930 e 1950.


Após ser comunicada e não concordar com a decisão dos dirigentes da FIFA, a AUF contatou a AHIFU, Associação de Historiadores e Pesquisadores do Futebol Uruguaio e o historiador Pierre Arrighi, para criar uma documentação em defesa da manutenção das estrelas.

Em comunicado na última quinta-feira (30), a Associação Uruguaia de Futebol celebrou sua “vitória” e agradeceu os envolvidos que ajudaram a provar o merecimento das estrelas na camisa da Celeste Olímpica.

“Como é de conhecimento público, a FIFA confirmou que a camisa da seleção masculina principal do Uruguai continuará exibindo suas 4 estrelas, que simbolizam as medalhas de ouro conseguidas nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928 e os Mundiais de 1930 e 1950″, diz parte da nota.

Até o momento, no entanto, a FIFA ainda não reconhece as conquistas como Mundiais, mas a permissão para a utilização foi oficialmente dada.

Uruguai

Há bastante tempo, a AUF pede este reconhecimento, isso porque as edições de 1924 e 1928 do futebol nos Jogos Olímpicos tiveram participação da FIFA na organização, antes da criação da Copa do Mundo que teve sua primeira edição em 1930, e justamente no Uruguai, pois era considerado na época o atual bicampeão.

Quem aguardava ansiosamente pela definição sobre duas ou quatro estrelas, era a PUMA, que já prepara o lançamento da coleção 2022-2023 que englobará a Copa do Mundo no Catar, onde provavelmente os uruguaios estarão classificados.

Atualmente a Celeste Olímpica está na terceira posição com 15 pontos. O Brasil lidera com 24, enquanto a Argentina está na vice-liderança com 18. Se a disputa terminasse hoje, o Equador, com 13 pontos, também teria uma vaga, enquanto a Colômbia, que também possui 13, teria que disputar a repescagem.

► Compre camisas da seleção do Uruguai na FutFanatics

O que acharam da FIFA permitir o Uruguai a usar 4 estrelas no escudo em seu uniforme? Compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar