Há algumas semanas, mostramos que o Venezia FC estava jogando a Serie A e demais competições italianas, sem o seu escudo na camisa, o motivo, é um entendimento da FIGC, de que o nome, aplicado no espaço nobre da camisa, como se fosse um patrocínio máster, configura uma aplicação dupla dos emblemas do clube, algo que é proibido pelo regulamento da competição.
No entanto, no jogo contra o Spezia, no dia 19 de setembro, e em seguida contra o AC Milan, no dia 22, a equipe recolocou seu escudo o que causou bastante surpresa, já que aparentemente não se percebia nenhuma alteração na peça, e também não foi anunciada uma liberação por parte da Federação.
O esclarecimento veio através do perfil especializado no dia a dia do time italiano, o @ForzaVeneziaUK, que mostrou que para poder contar com seu escudo novamente na camisa, foi feita uma sutil mudança no nome “Venezia”.
De forma com que o nome trouxesse uma relação direta com a cidade e não com o clube, foram retiradas linhas onduladas das fontes e adicionados diversos “1600”, idade da cidade de Veneza, fundada em 25 de março de 421.
O perfil afirma no entanto, que esta mudança e retorno do escudo foi uma ação feita exclusivamente pela equipe, e que desta forma, existia o risco da FIGC não aceitar a manobra e multar o clube pela infração à regra. Poucos dias depois, aparentemente, este veto já aconteceu, tanto que na partida contra o Torino, dia 27, o escudo voltou a desaparecer da camisa, intrigando ainda mais os torcedores.
Vale lembrar, que a aplicação do nome do clube na região do tórax não é uma novidade e já era usado em temporadas passadas, quando atuava pela Serie B. Na ocasião não houve nenhum veto da Federação, no entanto, na época era bastante claro que o nome se referia à equipe e não à cidade, já que trazia as palavras “Football Club”, junto ao “Venezia”.
Atualização 29/09
Em seu site oficial, o Venezia divulgou nota dizendo que apesar dos esforços em mostrar que a ligação do nome “Venezia” celebra o aniversário da cidade e não o próprio clube, a Serie A não aceitou a mudança e pediu a retirada do escudo ou do nome da camisa. Desta forma, a equipe continuará a disputar as competições italianas sem seu emblema até o fim desta temporada.
O que achou da mudança feita pelo Venezia FC para recolocar o escudo em sua camisa, mas acabar retirando novamente? Compartilhe o link nas redes sociais!