Camisas de Futebol » Curiosidades sobre as camisas do Corinthians

Curiosidades sobre as camisas do Corinthians

by Juliano Buzato
Corinthians 1981
Compartilhe este link em suas redes sociais:

No dia 1º de setembro é comemorado mais um aniversário do Sport Club Corinthians Paulista, uma das equipes mais populares do Brasil e dono de uma das mais vitoriosas camisas do futebol brasileiro nos últimos anos.

Para celebrar mais um aniversário do Timão, resolvemos listar algumas curiosidades sobre os mantos que fizeram a história do clube alvinegro. Confira abaixo!

1- Primeira camisa era bege e comprovação do fato é recente

Corinthians 1914

Corinthians 1914 – Reprodução

Se hoje o branco e o preto são as cores que identificam o Corinthians, relatos sempre trouxeram que suas primeiras cores eram um pouco diferentes já que as camisas eram beges com golas e punhos pretos. No entanto, após as lavagens, a cor desbotava e se embranquecia. Como não tinha dinheiro sobrando para trocar os fardamentos frequentemente, a equipe resolveu assumir as camisas brancas que permanecem até hoje.

No entanto, alguns historiadores afirmavam não ser óbvio que a cor do clube tivesse sido o bege, isso porque o Corinthian FC, da Inglaterra, que inspirou o time paulista, e também inspirou o Real Madrid, usava camisas brancas. No entanto, como as fotos antigamente eram todas PB e com o tempo amarelavam, era difícil ter a certeza do tom da camisa.

A duvida permaneceu até anos atrás, já que não haviam provas de que a camisa não era mesmo bege, apenas relatos. No entanto, recentemente, uma foto deixada por um conselheiro no memorial do clube, com imagens de um jogo contra o Germânia, disputado em 1914, comprovou o uso da cor, já que o time adversário vestia branco e pela foto era possível notar o contraste entre as camisas dos times.

Camisa do Centenário Corinthians 2010 Nike

No centenário do clube em 2010, a Nike lançou uma camisa com o bege predominante que fez bastante sucesso com a torcida.

2- Camisa listrada surgiu como protesto e foi usada pela primeira vez em 1915

Corinthians 1915

Além de sua tradicional camisa branca, nove entre dez torcedores do Corinthians preferem que o segundo uniforme seja preto com listras verticais brancas.

Até poucos anos atrás, acreditava-se que a primeira vez que este uniforme tinha sido usado teria sido em 1945, no entanto, uma foto descoberta em 2015, reparou a história do clube ao descobrir que a primeira vez que o Timão usou uma camisa com esse desenho foi em 1915 durante amistoso disputado em São Carlos.

Replica da camisa listrada do Corinthians 1915

Foto: Bruno Teixeira

Na época, a camisa preta foi escolhida em forma de protesto, já que a equipe corintiana foi impedida de jogar a primeira divisão do futebol pela elite paulistana pois não gostaria de se misturar aos operários que formavam o esquadrão alvinegro.

“Demoramos quase 100 anos para comprovar a existência da camisa listrada já em 1915, mas valeu a pena. Alguém de São Carlos (SP) guardou uma foto que veio parar no Memorial do Corinthians. Naquele ano, o time ficou fora dos dois Campeonatos Paulistas que eram disputados, tanto o da Liga Paulista de Futebol quanto o da Associação Paulista de Sports Atléticos. O jeito foi disputar amistosos pelo interior de São Paulo”, conta Celso Unzelte, jornalista e historiador.

Camisa retrô do Corinthians 1915

Em 2015, o clube lançou uma camisa comemorativa retrô para celebrar os 100 anos da utilização deste padrão pela primeira vez pelo time alvinegro.

3- Formato atual do escudo foi criado em 1933 por Francisco Rebolo

Francisco Rebolo

Em 1926, o Corinthians comprou o terreno onde foi erguido o Parque São Jorge e com isso, a âncora, os remos e a boia começaram a fazer parte da história do clube, já que lá começaram a ser praticados esportes aquáticos.

No entanto, foi em 1939, que estas peças passaram a fazer parte do escudo do clube, através de trabalho realizado por Francisco Rebolo, renomado pintor e paisagista brasileiro. Em 1980, o desenho foi modernizado e ganhou traços semelhantes ao que é usado atualmente.

Francisco Rebolo Escudo do Corinthians

A grande curiosidade fica pelo fato da relação de Rebolo com o clube não se limitar apenas à criação do símbolo, já que antes de se dedicar às artes, o pintor tinha sido jogador de futebol e atuou pelo segundo quadro (equipe reserva) do Timão no ano de 1922, quando a equipe foi campeã paulista no centenário da independência do Brasil.

4- Camisa grená homenageou o Torino em 1949

Corinthians camisa grená 2011 Nike

Em 2011, o Corinthians e a Nike lançaram uma terceira camisa na cor grená. O kit trazia a imagem de São Jorge impressa na região do peito e chegou até a ganhar um prêmio da loja Subside Sports como a mais bonita daquela temporada.

Camisa grená do Corinthians foi eleita a mais bonita de 2011 pelo site inglês Subside Sports

No entanto, a cor foi usada a primeira vez na história do clube em amistoso contra a Portuguesa em 1949 para homenagear a equipe do Torino, que foi vítima de um desastre aéreo no dia 4 de maio daquele ano.

corinthians 1949

A homenagem no entanto, não foi apenas por admiração, já que a relação entre os clubes vinha da época em que excursões eram muito comuns entre os times europeus.

Os primeiros embates foram em 1914, quando os clubes se enfrentaram em dois amistosos no Brasil, ambos com vitórias do time italiano.

O encontro seguinte foi em agosto de 1948, poucos meses antes da tragédia de Superga. Nesta ocasião, o Torino já era considerado um dos maiores times do mundo e vinha de um tricampeonato italiano. Durante a excursão no Brasil, foi derrotado apenas por uma equipe, o Corinthians, que se vingou das derrotas três décadas antes, vencendo os italianos por 2×1.

torino-1949

Equipe do Torino de 1949

Meses depois, no dia 4 de maio de 1949, após um amistoso contra o Benfica para a despedida de Francisco Ferreira, em Portugal, o avião que levava a equipe do Torino se chocou com a Basílica de Superga, nos arredores de Turim, na Itália. O mundo não conseguia acreditar que era o fim do Grande Torino, o esquadrão que chegou a ser tetracampeão italiano, e de Valentino Mazzola, craque da Seleção Italiana, considerado um dos maiores jogadores da época. Foram 31 mortos no total.

5- Anos 80 trouxeram os primeiros patrocínios na camisa

Corinthians 1981

A primeira fornecedora a expor a sua marca na camisa do Corinthians foi a Topper, apenas em 1981, alguns anos depois dos primeiros times brasileiros mostrarem o logo de seus parceiros de material esportivo.

Corinthians camisa Bombril 1982

Os patrocinadores vieram logo em seguida, com a liberação da publicidade no uniforme feita pela CBF.  Em 1982, a Bombril estampou sua marca nas costas, já o primeiro patrocinador máster foi a Cofap, em 1983.

socrates 1983

Apesar de não ter sido o primeiro, o patrocinador mais longevo da história do clube é a Kalunga, que estampou sua marca de 1985 a 1994. Já a fornecedora mais longeva é a Nike que chegou em 2003 e veste o alvinegro até hoje.

6- Estrelas saíram do escudo em 2011

Informações sobre as camisas do Corinthians 2020-2021

Foto: Folha/UOL

Em 1990, o Corinthians foi campeão brasileiro e para celebrar adicionou a primeira estrela em sua camisa. Outras estrelas foram adicionadas com a conquista dos títulos nacionais em 98, 99, o Mundial em 2000, e novamente outro brasileiro em 2005.

Ao conquistar o seu quinto título brasileiro, em 2011, o clube resolveu retirar as estrelas e manter apenas o seu escudo de maneira limpa.

Camisa do Corinthians 2012

Camisas de 2012 foram as primeiras a aparecerem sem estrelas

Nos bastidores é dito que este foi um pedido da Nike já que a mesma estava sofrendo muitas críticas da torcida pois o escudo estava sendo aplicado de maneira muito reduzida para que as estrelas fossem aplicadas.

Independente disto, a mudança trouxe sorte já que no ano seguinte a equipe conquistou o inédito título da Libertadores da América e mais um título mundial, derrotando o Chelsea no Japão.

► Compre camisas do Corinthians na Fut Fanatics

O que acharam das curiosidades das camisas do Corinthians? Compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar