O mercado de patrocínios esportivos na temporada 2019/20 tem uma nova potência. Descubra quais times de futebol são patrocinados por empresas de apostas esportivas.
Os sites de apostas online têm se tornado uma presença cada vez mais constante no mundo dos esportes. Entre anúncios televisionados nos principais canais esportivos e patrocínios adornando todo tipo de merchandising, fica quase impossível ignorar a crescente popularidade destas empresas entre os fãs de esporte.
Mais recentemente sites de apostas esportivas têm se tornado cada vez mais envolvidos com a indústria do futebol. Não é raro encontrar logomarcas de empresas do ramo estampando as camisas de vários times da Série A do Campeonato Brasileiro, por exemplo.
Mas como surgiu toda esta popularidade e quais times já fazem parte desta nova tendência no mundo futebol? Continue lendo para descobrir!
O futebol e as casas de apostas
Quando se trata de apostas existem dois tópicos que dominam a preferência do público: os tradicionais jogos de cassino e os esportes. Ou seja, não é nada surpreendente que o esporte mais popular do mundo tenha conquistado um lugar especial no coração dos apostadores.
Aliás, hoje não faltam sites dedicados exclusivamente a esta categoria de apostas, tamanha é popularidade do futebol. Se você está curioso, aqui está uma tabela de odds de futebol que lista as empresas de apostas mais renomadas do mundo, comparando probabilidades e valores em tempo real.
Times de futebol patrocinados por sites de apostas esportivas no exterior
No Brasil o relacionamento entre o futebol e os sites de apostas pode parecer novidade, mas no outro lado do mundo estas empresas já dominam o mercado de patrocínios há muitas temporadas.
Um bom exemplo disso é o futebol inglês. Ao todo, pelo menos 17 dos 24 maiores clubes disputando campeonatos profissionais na Inglaterra são patrocinados por casas de apostas. Na Premier League praticamente metade dos clubes deram início à temporada 2019/20 exibindo as logomarcas de sites e casas de apostas em suas camisas.
Nenhum dos seis principais times da liga, incluindo Manchester United, Manchester City, Liverpool e Chelsea, são patrocinados por empresas de jogos de azar. Entretanto o setor toma conta da grande maioria dos times restantes, como é o caso do Burnley (LoveBet), do Everton (SportPesa) e do West Ham United (Betway).
E não é só na Inglaterra que este tipo de patrocínio está em alta. Na Espanha, por exemplo, o Betway é um dos patrocinadores mais prolíficos. A logomarca da empresa pode ser encontrada nas camisas do Alaves, do Levante e do Leganes. Outros times da La Liga com este tipo de patrocínio estampado em suas camisas são o Granada (Winamax), o Osasuna (Kirolbet), o Sevilla (MarathonBet), o RCD Mallorca (Betfred) e o Valencia (Bwin).
Outro patrocinador de peso é o site de apostas Bet365, que escolheu não exibir sua logo na camisa dos times parceiros. Entretanto sua marca tem recebido bastante atenção por aparecer nas redes sociais, ônibus e estádios de times como o Athletic Bilbao, Real Betis e Real Valladolid.
Times brasileiros patrocinados por sites de apostas esportivas
Os jogos de cassino e azar ainda são assunto controverso no Brasil. A prática foi proibida há mais de 70 anos e até hoje apenas os jogos controlados pela Caixa Econômica Federal são permitidos. Ainda assim, o público brasileiro tem nos sites estrangeiros uma alternativa viável para fazer suas apostas. Afinal, não existe qualquer regulamentação que proíba o acesso a plataformas operadas legalmente fora do país.
Felizmente, este cenário está mudando. Com a aprovação da Lei 13.756/2018 em dezembro de 2018, empresas de apostas esportivas online puderam finalmente tomar os primeiros passos para crescer dentro do país. Agora, sites do ramo têm liberdade para investir no mercado brasileiro, fazendo publicidade em diversas categorias de competições esportivas.
Deixando o patrocínio da Caixa Econômica Federal de lado, mais da metade dos 20 times que disputam o Brasileirão já são patrocinados por sites de apostas esportivas. Ao final de 2019, por exemplo, 13 clubes exibiam o patrocínio de empresas de apostas em suas camisas, incluindo grandes times como Flamengo (Sportsbet.io), Corinthians (Major Sports), São Paulo (Betsul) e Botafogo (Casa de Apostas).
Com leis e regulamentações cada vez mais flexíveis, a tendência é que este tipo de parceria entre clubes e empresas cresça bastante nos próximos anos. Afinal, não faltam empresas especializadas em apostas interessadas em investir no promissor mercado brasileiro.