Camisas de Futebol » O’Neills x Adidas: Por que a marca irlandesa usa as três listras?*

O’Neills x Adidas: Por que a marca irlandesa usa as três listras?*

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Todas as vezes que postamos aqui no Mantos do Futebol, alguma camisa lançada pela marca irlandesa O’Neills, nos deparamos com questionamentos como: “Ué, mas as três listras não são exclusivas da Adidas?”.

Pois bem, hoje falaremos do motivo pelo qual a fornecedora irlandesa é uma das poucas a poder utilizar a marca registrada da Adidas, ainda que exista uma limitação territorial para isso.

Camisas do Bohemian FC 2020

O’Neills x Adidas e a batalha das três listras

Para iniciar esta história, voltamos a 1918, quando a O’Neills foi fundada por Charles O”Neill em Dublin. No início, a marca fabricava apenas bolas de hurling, um esporte que lembra o hóquei e é bastante popular na Irlanda. A marca ficou famosa nacionalmente e nos anos 50, com o filho de Charles, Paul O’Neill, assumindo a empresa, passou a fabricar também roupas e acessórios para diferentes modalidades.


Paralelamente, após a famosa briga entre os irmãos Dassler, Adolf, que criou a Adidas em 1949, enquanto Rudolf, um ano antes, deu origem à PUMA (Relembre aqui esta história).

Adolf tinha como diferencial, seu calçado, que fazia muito sucesso por trazer uma melhor performance aos atletas e com isso seu trabalho foi ganhando popularidade. No intuito de que seu produto fosse facilmente reconhecido, o mesmo começou a aplicar três listras nas laterais das peças, o que acabou tornando a sua marca registrada.

Adidas calçado anos 50

Calçado fabricado pela Adidas nos anos 50 e suas já famosas três listras nas laterais.

No entanto, naquela época era difícil ter um controle sobre este tipo de situação e a O’Neills começou também a usar as três listras em seus calçados, o que localmente acabou se tornando algo associado à marca irlandesa.

Lá nos anos 80, a Adidas tinha se tornado uma potência mundial em produtos esportivos e começou a ganhar espaço também na Irlanda, com isso, exatamente em 1983, quando a marca irlandesa patrocinava a seleção de futebol do país, que a empresa alemã resolveu processar judicialmente a O’Neills para que a mesma não pudesse mais utilizar as já patenteadas três listras em seus produtos.

Ireland Football Oneills 1983

Camisa da Seleção da Irlanda lançada em 1983 trazia três listras mas era produzida pela O’Neills.

O caso foi para a Suprema Corte Irlandesa e após analisar o caso, o tribunal decidiu à favor da O’Neills com a justificativa de que usar listras, independente da quantidade, era algo bastante comum em materiais esportivos, que a marca já utilizava isso há bastante tempo, bem antes da Adidas estar no mercado do país e que além de tudo, seu uso em calçados era funcional, já que as mesmas traziam suporte extra dos cadarços à sola dos sapatos.

Essa decisão na Suprema Corte da Irlanda é o que garante até hoje que a O’Neills possa aplicar as três listras em suas roupas e calçados até hoje. No entanto, como essa é uma decisão específica do país, a marca não pode comercializar esses produtos fora da Irlanda, já que em outros países, a Adidas é respaldada por sua patente.

Essa restrição pode ser exemplificada já que a O’Neills há alguns anos patrocinou a Seleção da República Democrática do Congo e nos uniformes foram aplicadas apenas duas listras ao invés de três. Outras peças depois tiveram inclusive as listras retiradas.

Camisa RD Congo ONeills

A Adidas por sua vez, pode continuar utilizando as suas três listras no território irlandês, como acontece nos uniformes do Cork City FC, time patrocinado pela marca, e continua atenta e comprando brigas frequentemente com empresas que insistam em utilizar logotipos e símbolos que lembrem a sua marca. Há pouco tempo atrás, a gigante tecnológica Tesla foi processada e teve que alterar o logo do Model 3, já que a Adidas considerou que o símbolo escolhido para o carro lembrava bastante a sua marca.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou da batalha entre O’Neills x Adidas, e o fato da marca poder usar as três listras na Irlanda? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Veja também: 

Tesla mudará logo do Model 3 por causa da Adidas

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar