Adidas e Puma: A origem com os irmãos Dassler » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Adidas e Puma: A origem com os irmãos Dassler

Adidas e Puma: A origem com os irmãos Dassler

by Juliano Buzato
Adidas x Puma Irmãos Dassler
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Foi na pequena cidade de Herzogenaurach, na Alemanha, que duas das maiores fornecedoras esportivas do mundo tiveram início, Adidas e Puma, empresas que tiveram origem na mesma família com os irmãos Dassler.

Tudo começou na década de 20, quando Adolf e Rudolf Dassler começaram a fabricar tênis específicos para a prática esportiva em sua própria casa. Adi, como era conhecido Adolf, era quem desenhava e desenvolvia os sapatos, já Rudi era o responsável por vendê-los.

Adi Dassler e Rudolph Dassler

Adi Dassler e Rudolph Dassler

O sucesso foi imediato e poucos anos depois os irmãos já estavam fazendo seus calçados por encomenda para diversos atletas consagrados. Durante a Olimpíada de 1936, em Berlim, eles fizeram uma arriscada jogada de marketing, os convencendo o norte-americano Jesse Owens, atleta favorito no atletismo, a usar uma sapatilha criada pela dupla. O plano deu certo já que o atleta faturou 4 medalhas de ouro e impulsionou o sucesso da marca mundialmente.

No entanto, o fato de Owens ser negro e ter batido atletas alemães, irritou demais Adolf Hitler que assim que a Segunda Guerra Mundial teve início começou a perseguir a dupla e mandou confiscar a fábrica da família.

Adidas vs PUMA: A briga e o início de duas gigantes

Com o final da guerra, os irmãos resolveram voltar às atividades, no entanto a relação não era mais a mesma, desavença entre suas mulheres e diferenças em relação aos negócios fizeram com que a dupla se separasse. Sendo assim depois de 28 anos juntos, cada um resolveu seguir o seu próprio caminho e viraram rivais, Adolf criou a Adidas, junção de seu apelido (Adi) com o sobrenome Dassler, já Rudolph criou a Ruda, junção das iniciais de seu nome e sobrenome, mas posteriormente mudou para Puma, pois acreditava que esse nome soava mais atlético.

Fábrica da Puma em Herzogenaurach

Fábrica da Puma em Herzogenaurach

Cada uma das fábricas foi construída em lados opostos da cidade, dando diversos empregos aos moradores, assim paralelamente a população começou a entrar na pilha dos irmãos criando uma grande rivalidade em Herzogenaurach que chegou a ficar conhecida como “a cidade dos pescoços tortos”, já que os moradores olhavam primeiro para os sapatos da outra pessoa antes de iniciar uma conversa.

Fábrica da Adidas em Herzogenaurach

Fábrica da Adidas em Herzogenaurach

Durante os anos ambas as marcas foram adotando estratégias diferentes, Adi foi responsável por dar a Adidas uma grande qualidade técnica que era responsável pelas principais inovações do mercado, já Rudi e sua equipe comercial conseguia ter maior êxito na área de vendas e de marketing, onde foram responsáveis pelo primeiro patrocínio a um atleta quando venceram o braço de ferro com sua rival e convenceram Pelé a fazer merchandising da marca durante a Copa de 1970, a primeira a ser televisionada em cores.

Amistoso entre funcionários de Adidas e Puma em 2009

Foto do amistoso entre funcionários de Adidas e Puma disputado em 2009

Até a morte os irmãos não se reconciliaram sendo inclusive enterrados no mesmo cemitério mas em lados opostos, deixando um o mais longe possível do outro, assim como acontecia em vida. O fim da rivalidade entre as empresas só veio acontecer em 2009, quando simbolicamente funcionários das duas marcas realizaram uma partida amistosa de futebol. Um fator que facilitou a aproximação entre as marcas foi a aparição da Nike que dominou grande fatia do mercado e deu um fim à polarização entre as marcas alemãs.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Qual sua marca preferida entre Adidas e Puma? Conhecia a origem das marcas com os irmãos Dassler? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!