Em 2019, o Brasil começou a ver as casas de apostas começarem a patrocinar os times nacionais, após o ex-presidente Michel Temer promulgar a lei 3.756/18 em 12 de dezembro do ano passado.
Por aqui, alguns sites são bastante conhecidos, é o caso do Sportingbet que inunda os intervalos comerciais com propagandas com o muitas vezes insuportável Marco Luque, e outros como o 1xBet que é uma das patrocinadoras de placas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Lá fora no entanto, existem casas muito mais populares e que investem um dinheiro muito grande em alguns patrocínios, caso do Bet365 que no ano passado fechou contrato de patrocínio para metade dos times da LaLiga.
Mas o grande destaque está mesmo na Inglaterra, que possui o campeonato mais valioso do mundo. Nesta temporada que está para iniciar, metade dos times tem como patrocinador master, uma casa de apostas, que financiam, geralmente times médios e pequenos em busca de exposição.
Veja a lista dos patrocinadores dos times nesta temporada 2019-2020:
Arsenal – Emirates (Aviação)
Aston Villa – W88 (Apostas)
Bournemouth – M88 (Apostas)
Brighton & Hove Albion – American Express (Serviços Financeiros)
Burnley – LoveBet (Apostas)
Chelsea – Yokohama Tyres (Pneus)
Crystal Palace – ManBetX (Apostas)
Everton – Sportpesa (Apostas)
Leicester City – King Power (Duty Free)
Liverpool – Standard Chartered (Banco)
Manchester City – Etihad Airways (Aviação)
Manchester United – Chevrolet (Carros)
Newcastle United – Fun88 (Apostas)
Norwich City – Dafabet (Apostas)
Sheffield United – Union Standard Group (Corretora)
Southampton – LD Sports (Marketing e Entretenimento)
Tottenham – AIA (Seguros)
Watford – Sportsbet.io (Apostas)
West Ham – Betway (Apostas)
Wolverhampton – ManBetX (Apostas)
O levantamento mostra que as casas de apostas continuam em alta por mais um ano, sendo que já no ano passado, o segmento representava mais de 60% dos clubes, se consideradas as duas primeiras divisões inglesas, além da Premier League, a Championship, que faz parte da Football League, que vendeu o Title Sponsor para a Sky Bet, não só na segunda, mas também na terceira e na quarta divisões.
A presença deste tipo de patrocinador no entanto, gera bastante polêmica, pois há o temor de que os jogos sejam de alguma forma influenciados pelo dinheiro que corre nestes sites. Alguns órgão fiscalizadores e também a imprensa, já questionaram tanto a Premier League, quanto a Football League sobre esta aproximação.
A Premier League já se posicionou e afirmou que são os clubes que devem ter autonomia para decidir com quais empresas eles devem fechar negócio e que estão de olho para que não haja nenhum desvio de conduta entre os participantes. A English Football League por outro lado, exaltou a presença das casas de apostas nas divisões inferiores da Inglaterra e afirmaram que elas são importantes e fazem uma grande contribuição para a sustentabilidade financeira do futebol profissional em todos os níveis.
Por aqui, os patrocínios provenientes de casas de apostas ainda engatinham em comparação com a Europa, no entanto, já neste primeiro ano, vemos alguns sites aportando dinheiro em posições menos nobres nas camisas de grandes times. Há previsões de que este mercado gire cerca de R$ 6 bilhões no Brasil, algo que é considerado muito importante para que o nosso país volte a ter uma economia fortalecida.
O que você acha das casas de apostas patrocinarem 50% dos times na Premier League 2019-2020?