Por morcego, DC Comics processa o Valencia CF » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Marketing » Por morcego, DC Comics processa o Valencia CF

Por morcego, DC Comics processa o Valencia CF

by Juliano Buzato
Por morcego, DC Comics processa o Valencia CF
Compartilhe este link em suas redes sociais:

O jornal espanhol “El Confidencial” publicou nesta semana que o Valencia terá que contornar um problema judicial referente ao símbolo lançado para seu centenário, que traz um morcego (mascote do clube), mas que segundo a DC Comics fere direitos autorais da editora, pois se parece muito com o símbolo do Batman.

No processo que foi aberto em outubro de 2018, a DC afirma que o símbolo lançado pelo Valencia oferece “risco de confusão por parte do público” e pede que ele não seja mais usado. Curiosamente, essa não é a primeira vez que a editora processa o time espanhol, a primeira vez foi em 2014, pelo mesmo motivo.

Por morcego, DC Comics processa o Valencia CF

Em sua defesa, o Valencia afirma que já usa o morcego como símbolo desde 1921 e que os quadrinhos do Batman começaram a ser produzidos apenas em 1939. Além do escudo do clube ter a imagem do animal, ele é também um dos símbolos da cidade, estando presente inclusive no brasão de armas.

A respeito do processo, o Valencia se diz absolutamente tranquilo e inclusive se posicionou de maneira irônica ao jornal espanhol: “Não deixaremos de usar o morcego só porque a DC Comics quer. Não existe nenhuma marca comercial no mundo que tenha exclusividade sobre morcegos. Além do mais, quando este clube já jogava com um morcedo no peito, ainda se perseguiam bisões nos Estados Unidos”.

A origem da ligação do morcego com a cidade de Valencia vem desde sua origem, quando Jaime de Aragão conquistou a cidade em 1238. Quando o Rei de Aragão estava prestes a invadir a cidade, um morcego pousou sobre sua bandeira. Após a conquista, o ato foi interpretado como um bom sinal e o simpático animal começou a ser considerado um símbolo da cidade.

Escudo do Valencia CF e o brasão da cidade de Valencia, ambos com um morcego.

Escudo do Valencia CF e o brasão da cidade de Valencia, ambos com um morcego.

O Valencia CF comemorou seu centenário no dia 18 de março e o clube já se prepara para a anunciar a PUMA como sua nova fornecedora. Um teaser já foi enviado pela marca alemã para alguns influenciadores do time (relembre aqui).

► Compre camisas de times espanhóis na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou do fato da DC Comics processar o Valencia por conta do morcego?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!