Origem e presente da Reusch, marca especializada em luvas » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Origem e presente da Reusch, marca especializada em luvas

Origem e presente da Reusch, marca especializada em luvas

by André Coutinho
Origem e presente da Reusch, marca especializada em luvas
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Na semana passada, em homenagem ao lendário Gordon Banks, trouxemos aqui a origem e desenvolvimento das luvas de futebol, utilizadas pelos goleiros mundo afora.

Pois bem, como dito lá, a primeira marca especializada na fabricação do principal acessório dos arqueiros foi a Reusch, que possui destaque no setor até os dias de hoje e tem uma história de destaque.

Origem

Qual a origem das luvas de goleiro

A empresa foi criada em 1934, pelo alemão Karl Reusch, que começou a criar os primeiros pares de luvas costuradas à mão, e muitos consideravam inovadoras. Na época, não existiam as luvas específicas para goleiro, sendo que os modelos Reusch poderiam ser também utilizados para esportes de inverno, o que acabou se tornando o carro chefe da marca.

Depois de décadas de desenvolvimento e de um mercado estagnado, o filho de Karl, Gebhard, assumiu o controle da empresa, em 1972, e encontrou um caminho nas especificidades. Primeiramente, a marca passou a criar produtos específicos para os esportes de inverno, tendo sucesso absoluto e criando uma gama de produtos que hoje chega a quase 330 tipos diferentes.

Qual a origem das luvas de goleiro

Dois anos depois, em parceria com o lendário goleiro Sepp Maier, da Seleção Alemã, a Reusch criou as primeiras luvas específicas para goleiros, que traziam palma de látex. Elas foram um enorme sucesso na Copa do Mundo de 1974, principalmente nas mãos do “gato”, que foi eleito o melhor goleiro da edição, além de ter sido campeão, junto da Alemanha. Em 1984, em seu 50º aniversário, a marca se tornou a líder no segmento de luvas esportivas.

A partir daí, a empresa passou a investir cada vez mais em tecnologia e em outros mercados. Primeiramente, em 1989, inovou, ao trazer sua primeira coleção de roupas de esqui, sendo que a de futebol chegou três anos depois.

Presente

Origem e presente da Reusch, marca especializada em luvas

Handanovic, goleiro da Inter de Milão

Hoje em dia, a marca já não fica mais na Alemanha, tendo transferido sua sede de Reutlingen para Bolzano, na Itália, em 2003.

Desde 1974, quando Sepp Maier foi campeão mundial com as luvas, outros arqueiros vestiram as luvas da marca em títulos mundiais. Foram eles: Pato Fillol (Argentina, 1978), Nery Pumpido (Argentina, 1986), Bodo Illgner (Alemanha, 1990), Taffarel (Brasil, 1994) e Marcos (Brasil, 2002).

Origem e presente da Reusch, marca especializada em luvas

Lista de goleiros que utilizam luvas Reusch pelo mundo (até dez/2018)

Apesar das grandes concorrências de Nike, Adidas e Uhlsport, a marca continua sendo referência quando o assunto é luvas. Além disso, a empresa passou a se tornar fornecedora de material esportivo de equipes de futebol, produzindo e distribuindo os uniformes.

O famoso youtuber Leonardo Ramalho, que é patrocinado pela Reusch, fez um vídeo bem bacana explicando os diferenciais e inovações da marca. Vale a pena assistir!

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou da história da Reusch? Compartilhe!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!