O que significam as estrelas e linhas do escudo do Palmeiras? » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » O que significam as estrelas e linhas do escudo do Palmeiras?

O que significam as estrelas e linhas do escudo do Palmeiras?

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Esses dias publicamos a matéria sobre as estrelas no escudo do Boca Juniors, e um leitor nos perguntou qual o significado das estrelas no escudo do Palmeiras.

A Sociedade Esportiva Palmeiras, usa o escudo atual desde 1959, com o mesmo tendo passado por pequenas mudanças desde lá.

escudo do palmeiras 2018

O escudo é formado por duas circunferências, na maior é aplicado o nome do clube “Palmeiras” acompanhado por oito estrelas. Estas estrelas fazem alusão ao mês de fundação do clube, agosto (8). Na circunferência menor, é utilizado o contorno da Cruz de Savoia preenchida com 26 linhas que representam o dia de fundação do clube. A letra “P”, inicial do clube, é inserida ao centro.

Estrela vermelha faz referência ao Mundial (Copa Rio de 1951)

Uma estrela vermelha é vista acima do escudo do clube, desde 2017. A estrela faz referência à conquista da Copa Rio de 1951, vencida sobre a Juventus.

Desde 2001, o Palmeiras trabalhou para que a FIFA reconhecesse essa conquista como um título Mundial de Clubes, em 2007, o então secretário-geral da FIFA, Urs Linsi, enviou um fax reconhecendo o título.

Outros escudos bastante usados nas camisas

Frequentemente o Palmeiras utiliza em suas camisas, escudos diferentes do seu atual, como por exemplo o “PI”, usado na terceira camisa da temporada 2017-2018 e em algumas peças de treino.

Este foi o primeiro escudo do Palestra Itália, antigo nome do clube, e foi utilizado na camisa do primeiro jogo oficial realizado em 24 de janeiro de 1915.

Outro símbolo usado na camisa em algumas oportunidades é a Cruz de Savóia, que é o símbolo da Casa Real Italiana e foi usado na camisa do clube em 1916, no primeiro jogo oficial do Palestra Itália.

Outro símbolo bastante usado é o “P”. Apesar de um pouco diferente do original, ele faz menção ao primeiro escudo usado pelo clube após a mudança de nome, quando o governo pressionou o clube pela alteração devido ao estado de guerra entre o Brasil (que apoiou os Aliados) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Camisas do Palmeiras 2011-2012 Titular

Camisa do Palmeiras 2011-2012

Na época, o P era branco e usado dentro de um círculo verde. Este escudo foi utilizado de 1942 a 1959, quando o padrão atual foi criado.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Você sabia o significado das estrelas e das listras no escudo do Palmeiras?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!