As marcas fornecedoras de camisas de futebol famosas no passado » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » As marcas fornecedoras de camisas de futebol famosas no passado

As marcas fornecedoras de camisas de futebol famosas no passado

by Juliano Buzato
Finta Botafogo 1995
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Um bom amante do jogo costuma cultivar muito carinho por um item valioso (e histórico) na trajetória do esporte bretão ao longo dos anos: as camisas de futebol. Seja o manto do clube predileto do torcedor, da seleção de seu país, ou até mesmo apenas uma camisa que o comprador achou bonita, a vestimenta tem um espaço especial no armário — e no coração do futeboleiro.

As explicações para tal fenômeno podem ser as mais diversas. Alguns compradores do item futebolístico simplesmente desejam ser identificados quando saem para comprar pão na padaria; outros, mais preciosistas, colecionam o objeto e tratam as camisetas como relíquias; e há também os eternos sonhadores. Aqueles que sempre desejaram jogar bola profissionalmente, não conseguiram, e quando vão jogar futebol no fim de semana, põem a “armadura” e se imaginam realizando o sonho.

Durante anos, algumas marcas ganharam dinheiro fornecendo camisas de futebol para times tradicionais ao redor do mundo. Quando um jogador marcava um gol com uma bicicleta ou com um forte cabeceio e levava os torcedores ao delírio, era a marca esportiva uma das protagonistas na comemoração em frente às câmeras de televisão.

Porém, devido à inúmeras razões, tanto comerciais como administrativas, algumas fornecedoras de camisas ficaram pelo caminho quando o assunto é protagonismo ao vestir equipes famosas. Muitas dessas camisetas, portanto, só podem ser encontradas no baú de algum colecionador.

Selecionamos 3 marcas que já foram muito conhecidas anos atrás e hoje não patrocinam muitos grandes clubes do esporte mundial; confira.

FINTA

Finta Cruzeiro Ronaldo

A empresa “genuinamente brasileira”, como a própria fornecedora se define, foi fundada em 1987. E não demorou muito tempo até estampar sua marca em grandes clubes do futebol nacional. A Finta já vestiu equipes como o Vasco, em 1989, equipe que foi campeã do Campeonato Brasileiro; o Corinthians, em 1990, que venceu o Brasileirão, e o Botafogo em, 1995, time que também conquistou o título nacional no ano. Mais recentemente, sem aparecer no manto de equipes de futebol muito famosas, a Finta estampou seu nome no time Sada Cruzeiro, do vôlei, clube campeão da Superliga masculina em 2011/2012. Atualmente, a fornecedora comercializa itens esportivos, como bolas e garrafas e mochilas.

HUMMEL

A marca foi fundada na Alemanha em 1923 por Albert Messmer, mas com o passar dos anos migrou para a Dinamarca onde ganhou fama, a Hummel apareceu no peito de jogadores de equipes gigantes do futebol europeu, casos de Real Madrid, Tottenham Hotspur e a histórica seleção dinamarquesa de futebol, campeã europeia em 1992. Nos dias atuais, a Hummel já não parece deter tanto prestígio de outrora, mas ainda fornece material esportivo para equipes de futebol. Valladolid, da Espanha, usou Hummel em 2016; outro exemplo é o Alavés, que há duas duas temporadas também exibiu a marca da empresa alemã em sua camiseta. Recentemente, a fornecedora retornou ao time nacional da Dinamarca e participou da Copa do Mundo 2018.

DIADORA

totti-roma-diadora

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

A Diadora nasceu em 1948, na Itália, fundada por Marcello Danielli. Inicialmente com foco na produção de botas para alpinismo, anos depois a marca começou a produzir itens esportivos, entre eles, camisas de futebol. A Diadora já vestiu times como Atlético-MG, Bahia, Palmeiras, Napoli, Fiorentina e Roma. Atualmente, se destaca por fornecer produtos para o Vasco da Gama, mas já não marca uma presença tão grande no futebol brasileiro como anos antes.

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!