Quando falamos de alguns jogadores de futebol pelo planeta, já ligamos com respectivos números de camisa. Talvez o maior exemplo de um jogador identificado com certo número foi Pelé e sua lendária camisa 10, tendo sido ele o precursor da história de que o “camisa 10 é o melhor do time”.
Temos também outros nomes consagrados como Johann Cruyff e o número 14, Paolo Maldini com a 3, aposentada no Milan até que algum de seus filhos atuem pelo clube na equipe profissional, Romário e o número 11, que chegou a ser aposentada no Vasco, Ronaldo, camisa 9, que até rendeu o apelido de R9, assim como o R10 de Ronaldinho Gaúcho.
Atualmente temos alguns exemplos de grandes jogadores que possuem identificação com certo número. CR7 é o maior deles, tendo sua própria marca com o número. Messi e a camisa 10, também é um bom exemplo, assim como o lateral Marcelo e a camisa 12. O próprio brasileiro costuma utilizar o nome “Marcelotwelve” em suas redes sociais.
Porém, nem sempre esses craques citados jogaram com esses números específicos. Pelé já usou a 14, Cruyff a 9, Romário também, Ronaldo a 10, e por aí vai…
Resolvemos então fazer um levantamento para ver quais foram os primeiros números utilizados por craques do presente em suas carreiras. Confira abaixo!
Lionel Messi 30
O astro de Barcelona e da Seleção Argentina começou sua carreira utilizando o número 30, que seria a soma dos números 10 e 20 de Ronaldinho e Deco no Barcelona. Antes da 10 ele ainda utilizou o número 19.
Cristiano Ronaldo 28
Hoje conhecido como CR7, Cristiano Ronaldo começou sua carreira no Sporting Club com a camisa 28 e com ela atraiu a atenção de Sir Alex Ferguson. Foi somente no Manchester United que ele utilizou pela primeira vez a 7. Quando se transferiu ao Real Madrid, chegou utilizando a camisa 9 e após a saída de Raúl, voltou a seu número favorito.
Neymar 18
Camisa 10 do PSG, Neymar vestiu o número 18 em seu primeiro jogo como profissional do Santos. Depois, passou a utilizar o número 11, antes de pegar a lendária 10 da Seleção.
Gareth Bale 22
Muito marcado pelo número 11, que utilizava no Real Madrid e na Seleção Galesa, e que já havia usado no Tottenham, Gareth Bale começou a jogar com a 22 do Southampton. Atualmente, de volta ao Tottenham, ele usa o número 9.
Mohamed Salah 31
Camisa 11 do Liverpool e 10 do Egito, o nome do momento no futebol mundial já utilizou diversos números na carreira, mas o primeiro deles foi o 31, quando estreou pelo Al-Mokawloon, de seu país natal.
Eden Hazard 26
Hoje camisa 7 do Real Madrid, Eden Hazard utilizou durante muito tempo o número 10 no Chelsea, e também na Seleção Belga. Mas quando se profissionalizou no Lille, da França, foi lhe dado o número 26.
Kun Aguero 34
Antes de vestir a 10 no Manchester City e, anteriormente a 16, Sergio Aguero era o camisa 34 em seu primeiro ano no Independiente.
Wayne Rooney 18
O maior artilheiro do English Team começou sua carreira no Everton com a camisa 18. Ainda utilizou a 8 no Manchester United e a 9 na seleção antes de adotar a 10 como seu número favorito.
Zlatan Ibrahimovic 27
Zlatan começou a zlatanear por aí com a camisa 27 do Malmo FF de seu país natal. Depois utilizou vários números, como a 8, 9, 10, 11, 18 e 21.
Willian 30
Hoje no Arsenal e usando a camisa 12, o brasileiro começou sua carreira no Corinthians utilizando o número 30. Por lá chegou a ser o camisa 10, antes de ir para a Ucrânia.
Roberto Firmino 15
Camisa 9 e um dos craques do Liverpool na atualidade, o camisa 21 da Seleção Brasileira utilizou o 15 como primeiro número na época de Figueirense.
Gianluigi Buffon 12
Considerado por muitos o melhor goleiro de todos os tempos, é óbvio que Buffon ficou extremamente marcado com a camisa 1 da Juventus e da Itália, porém, quando surgiu no Parma, ainda nos anos 90, ele utilizava a 12. Além disso ainda usou a camisa 88, número este que causou grande polêmica e o goleiro foi acusado de fazer apologia ao nazismo, isso porque a oitava letra do alfabeto é o H, desta forma, o número 88 significaria HH, iniciais de “Heil Hitler”, saudação que era feita a Adolf Hitler pelos alemães durante seu governo.
Andrés Iniesta 24
Tendo terminado no último final de semana sua passagem de 22 anos pelo Barcelona, Iniesta se consagrou no clube com a camisa 8, enquanto na Seleção Espanhola marcou o gol do título mundial em 2010 com a 6. Mas seu primeiro número como profissional foi o 24.
Marcelo 6
Tendo a 12 como sua camisa favorita, inclusive na Seleção Brasileira, Marcelo estreou no Fluminense numa época em que não havia numeração fixa e acabou utilizando a tradicional 6.
Manuel Neuer 29
Consagrado com o número 1 no Bayern de Munique e na Seleção Alemã, Neuer começou sua carreira no Schalke 04 com a 29.
Toni Kroos 39
Hoje camisa 8 do Real Madrid, Toni Kroos teve a camisa 39 como sua primeira, quando surgiu no Bayern de Munique. Utilizou o número durante toda sua passagem por lá e no empréstimo ao Bayer Leverkusen.
Luka Modric 10
O craque croata do Real Madrid utiliza a 10 nos dias hoje, curiosamente a mesma camisa que utilizou pela primeira vez no Dínamo de Zagreb, clube que o revelou. Ainda utilizou a 14 no Tottenham e a 19 no próprio Real.
Luis Suarez 13
Luisito foi revelado pelo Nacional do Uruguai e seu primeiro número foi o 13. Hoje é o camisa 9 do Atlético de Madrid e da Seleção Uruguaia.
Sergio Ramos 35
Hoje camisa 4 e capitão do Real Madrid, Sergio Ramos deu seus primeiros chutes como profissional com a camisa 35 do Sevilla.
Antoine Griezmann 27
Camisa 7 do Barcelona e da Seleção Francesa, Griezmann fez seus primeiros gols pela Real Sociedad com a 27.
Robert Lewandowski 9
Consagrado com a 9 em diversos times e na Seleção Polonesa, Lewa utiliza o número desde o começo da carreira, quando ainda atuava no Znicz Pruszków.
Philippe Coutinho 30
Philippe Coutinho estreou no Vasco da Gama com a camisa 30, antes de ser o camisa 10 do Liverpool e agora 14 do Barcelona.
Harry Kane 29
No primeiro de seus empréstimos por parte do Tottenham Hotspur, o artilheiro do Tottenham e camisa 10 utilizou a camisa 29 no Leyton Orient.
Alexis Sanchez 7
Outro caso de um jogador que já começou com um número tradicional, que utiliza nos dias de hoje. Alexis surgiu no Cobreloa com a camisa 7.
Paulo Dybala 9
Se hoje utiliza a 10 na Juventus, foi com a 9 que Dybala iniciou sua trajetória no futebol pelo Instituto.
O que achou dos primeiros números utilizados pelos jogadores em suas carreiras? Lembra de mais algum?