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Topper, uma marca brasileira ou argentina?

by Juliano Buzato
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Atualizada em 17 de março de 2020 – Pode parecer estranho para alguns, mas essa é uma das principais dúvidas entre o público aficionado em camisas de futebol, afinal, a Topper é uma marca brasileira ou argentina?

Quem nunca caiu em uma discussão com um argentino sobre a nacionalidade da Topper? Vira e mexe aparece um “hermano” para nos dizer que a marca é argentina, e logo toda a rivalidade futebolística vem à tona e geralmente a discussão não toma os devidos rumos.

Para tentar solucionar a questão de uma vez por todas, resolvemos pesquisar sobre o assunto e inclusive entramos em contato com a Topper para saber qual o posicionamento da empresa sobre a questão.

O início

Para começar, temos que falar da Alpargatas, empresa de calçados fundada na Argentina pelo argentino Juan Echegaray e o escocês Robert Fraser em 1885. Em 1907, a empresa abriu a sua filial no Brasil e somente em 1983, as duas companhias foram separadas.

Foi a Alpargatas que lançou a marca Topper em 1975, na Argentina. Acontece que no mesmo ano, a marca foi trazida pela filial brasileira da Alpargatas ao Brasil, com um logo diferente.

Popularização no Brasil

Durante os anos 80, a marca se popularizou em nosso país, patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol, o Corinthians e o jogador Sócrates.

Perto dos anos 90, a marca se popularizou ainda mais, sendo parceiras de diversas equipes nacionais, como Botafogo, Vitória e Cruzeiro.

Lá nos anos 2000, foi campeão mundial com o Corinthians e depois esteve ao lado do São Paulo FC na Libertadores e também no Mundial.

Todas essas ocasiões acima, fizeram com que a marca se popularizasse no país e de certa forma conquistasse uma grande simpatia do público brasileiro.

A “mãe” vira dependente da “filha”

Em 2008, acontece um ponto chave na história, quando a filial brasileira da Alpargatas adquiriu a argentina e se tornou proprietária da empresa de calçados também no seu país de origem.

Foi nesta época que o logotipo da Topper foi alterado e unificado, e os populares (e diferentes) logotipos utilizados durante décadas deram lugar a outro.

Durante essa nova gestão, a Topper se popularizou nos times argentinos, fabricando uniformes de times como o Vélez Sarsfield, Racing, Newell’s Old Boys, entre outros. Já no Brasil, a marca se manteve um pouco mais tímida, tendo destaque no Grêmio e no Atlético-MG.

Em 2015, a marca Topper do Brasil foi adquirida pela holding BR Sports, que integra o Grupo Sforza, e atualmente o escritório da empresa fica na cidade de São Paulo.

A mudança de gestão fez com que a marca retomasse força no país e a marca começou a reaparecer em times importantes, como o Botafogo, Ceará, Náutico, Remo, Brasil de Pelotas, Paraná Clube, Atlético-MG, o Guarani, o Goiás, Vitória e mais recentemente a Ponte Preta.

A marca Topper na Argentina, por sua vez, continua pertencendo à Alpargatas, e de 2015 pra cá, tem andado bem afastada do futebol, não tendo contrato com nenhum time profissional. Em 2019, a empresa alterou novamente o seu logotipo, adotando, curiosamente, o logo que era usado pela filial brasileira até 2008.

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Em 2019, a Topper brasileira também alterou seu símbolo, lançando uma versão mais moderna, com uma fonte arredondada. Apesar da modernização, a empresa perdeu força no futebol nacional e teve a maioria dos contratos rescindidos. Atualmente (2020), somente Guarani e Pouso Alegre FC vestem Topper no Brasil (Ponte Preta ainda usa, mas já anunciou uma marca própria para o Brasileirão).

Conclusão: A Topper é argentino-brasileira

Em um troca de e-mails com a equipe do Mantos do Futebol, a Topper Brasil admite que a criação da marca foi realmente na Argentina. A empresa no entanto, busca frisar a ligação da marca com o Brasil, como o patrocínio à seleção brasileira nas Copas de 82, 86 e 90, além da parceria com inúmeros clubes brasileiros em toda a sua história.

Por fim, eles deixam claro que a principal operação da marca acontece atualmente no país, mais precisamente em seu escritório em São Paulo e atualmente, sem ligação nenhuma com a co-irmã argentina.

É fato então, que a marca foi concebida nos escritórios da Alpargatas em Buenos Aires. No entanto, a ligação da empresa com o Brasil é muito mais forte do que com a própria Argentina, mesmo nos tempos em que as marcas pertenciam à mesma empresa. Assim, não é nenhum absurdo dizer que a marca nasceu na Argentina, mas hoje pode ser considerada também brasileira. Não é mesmo?

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E ai, você sabia dessa polêmica em torno da Topper ser uma marca brasileira ou argentina? Qual a sua opinião?

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