Terceiras camisas alternativas do Corinthians na história » MDF
Camisas de Futebol » História » Camisas alternativas do Corinthians

Camisas alternativas do Corinthians

by André Coutinho
Camisas alternativas do Corinthians
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Atualização 5 de setembro de 2019 – Pegando carona no anúncio da terceira camisa 2019-2020 e na comemoração de 109 anos do clube, o Mantos do Futebol preparou uma matéria especial trazendo todas as camisas alternativas do Corinthians nos últimos anos. Desde uniformes que foram utilizados em partidas internacionais, passando pela polêmica camisa roxa, a belíssima camisa do centenário, passando por aquela que homenageia um dos grandes símbolos do Timão: O “Terrão”, de onde surgiram grandes jogadores, até chegar no modelo que homenageava um dos torcedores mais ilustres do time: Ayrton Senna.

Hoje, é normal uma equipe ter três uniformes no futebol brasileiro, independente de tamanho e divisão. É uma questão polêmica. Por muitas vezes, os uniformes alternativos fazem até mais sucesso do que os uniformes tradicionais, mas em outras, eles não agradam.

Veja também: 

[+] História da camisa do Corinthians

Vamos a lista de uniformes alternativos do Corinthians, que começa há 23 anos atrás, quando a moda do terceiro uniforme passava longe de terras brasileiras.

1996

Camisas internacionais do Corinthians de 1995

Um ano após a conquista da primeira de suas 3 copas do Brasil, o Corinthians disputou a Libertadores de 1996, que viria a ser conquistada pelo River Plate. Para a disputa das partidas da Libertadores e de outros jogos internacionais que viriam, a Penalty, então fornecedora de material esportivo, criou dois modelos de uniforme, bem diferentes do que a torcida estava acostumada, com faixas grossas nas mangas e no peito. Os modelos caíram na graça da torcida e não é raro ver algum torcedor usando uma dessas camisas nos jogos do timão. Porém, com os resultados negativos, o modelo foi pouco utilizado e abandonado logo em seguida.

Modelo para jogos internacionais 96 (Créditos : erojkitimao)

(Créditos : erojkitimao)

Modelo para jogos internacionais 96 (Créditos: erojkitimao)

(Créditos: erojkitimao)

Curiosamente, foi a primeira vez na história que  Corinthians teve 4 uniformes lançados no mesmo ano. Isso se repetiria em 2002 e 2010, ano do centenário.

1999

99

Um dos uniformes mais raros não só do Corinthians como de times brasileiros. A Topper o criou para a disputa da Copa Mercosul em 1999, mas após a derrota por 2×1 em casa para o Independiente da Argentina, o manto nunca mais foi utilizado. A camisa era toda preta, com faixas laterais cinza e detalhes em amarelo.

Terceiro uniforme Copa Mercosul 1999 (Créditos: erojkitimao)

(Créditos: erojkitimao)

2002

dsc_0057

Dois dos uniformes alternativos que fizeram maior sucesso com a Fiel torcida. Em 2002, ano em que o timão foi campeão do Torneio Rio-São Paulo e da Copa do Brasil, a Topper lançou um terceiro uniforme na cor preta, com faixas brancas nas laterais do corpo. O uniforme foi bastante utilizado nas campanhas vitoriosas e caiu nas graças da torcida, que comprou em peso.

(Créditos: erojkitimao)

(Créditos: erojkitimao)

2002 – Jubileu de Prata

2002

Ainda no ano de 2002, na disputa do Campeonato Brasileiro, em que ficou em segundo lugar, a Topper lançou o quarto uniforme do Corinthians para a temporada, na cor prata. O uniforme fazia parte da comemoração de 25 anos do título paulista de 1977, quando o Corinthians saiu da fila de 23 anos. A cor prata foi escolhida em alusão ao termo “Jubileu de prata”, utilizado para aniversários de 25 anos. O uniforme fez um enorme sucesso e até hoje é considerado por parte da torcida como um dos mais bonitos da história recente do clube. O uniforme possuía o mesmo template do modelo reserva, o preto foi substituído por prata e as listras brancas por uma versão mais clara.

(Créditos: erojkitimao)

(Créditos: erojkitimao)

2004 – 450 anos de São Paulo

time2004

No ano de aniversário de 450 anos da cidade de São Paulo, a Nike, até então há 1 ano no clube, criou um terceiro uniforme para homenagear essa data. O uniforme trazia muitas diferenças para o tradicional. A camisa era predominante preta com listras finas em horizontal na cor cinza e detalhes no ombro, nos lados e nas costas. Os calções e meiões eram cinzas. O uniforme foi utilizado na pífia campanha da equipe no paulistão de 2004, quando quase foi rebaixada, e depois disso, aposentada. Entre a torcida, poucos lembram do modelo nos dias de hoje, mas na época chegou a ser o uniforme mais vendido do alvinegro. Ele também marcou a segunda passagem do ídolo Rincón pela equipe.

(Créditos: erojkitimao)

(Créditos: erojkitimao)

2006 – Listras douradas

Camisa listras douradas do Corinthians 2006

O Corinthians iria disputar uma Libertadores da América após 3 anos e era um dos favoritos ao título, com um elenco recheado de craques, como Tevez, Mascherano, Nilmar e Ricardinho. A Nike lançou um uniforme especial para os jogos fora de casa na competição. A camisa trazia um modelo baseado no tradicional modelo away, preto. No lugar das listras brancas, são listras douradas. A numeração também mudou para dourado. A camisa fez muito sucesso entre os torcedores, sendo lembrado até hoje como um dos mais bonitos da história do clube. Ele foi utilizado em algumas partidas da Libertadores e aposentado após a trágica eliminação pelo River Plate, no Pacaembu, quando por muito pouco a torcida não invadiu o campo, enfurecida.

1415218493598

(Créditos: erojkitimao)

2008 – “Corinthiano Roxo”

SP - CORINTHIANS X MARILIA - ESPORTES - O(s) jogador(es) time posado do Corinthians antes da partida valida pelo Campeonato Paulista 2008, primeiro turno, realizada no Morumbi, zona sul de Sao Paulo, neste domingo a tarde. 30/03/2008 - Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians

No ano em que disputou a série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians recebeu muito o apoio de sua torcida e uma intensa campanha de marketing foi criada, chefiada pelo então diretor Luis Paulo Rosenberg. A campanha consistia em fazer com que a torcida ajudasse a equipe não só nas arquibancadas, mas também comprando produtos oficiais. Para isso, foram criados produtos com os dizeres “Eu nunca vou te abandonar”, um grito da Fiel torcida nos jogos do time. Junto com isso, a diretoria lançou a campanha “Sou corintiano roxo”, uma alusão a alcunha de quem é fanático pelo time. A cor roxa foi posicionada como uma das cores oficiais do clube e vários produtos foram lançados utilizando-a, como camisetas, canecas e o uniforme de treino. Mas o ponto alto da campanha foi o lançamento da terceira camisa, na mesma cor. O anunciou espantou muita gente e a torcida ficou dividida. Os mais tradicionalistas reclamaram, dizendo que o Corinthians é “preto e branco” e as torcidas organizadas chegaram a oprimir torcedores que utilizavam o modelo nos estádios. Mas a grande verdade é que a camisa foi um sucesso de vendas e abriu portas para o lançamento de uniformes diferentes, não só por parte do Corinthians, mas de todos os clubes brasileiros. O modelo trazia uma camisa pólo toda roxa com a numeração em dourado. Foi muito utilizado na Copa do Brasil daquele ano, quando o Corinthians foi vice-campeão. Uma das grandes polêmicas foi na partida contra o Goiás, quando o então presidente do Conselho Deliberativo esmeraldino Hailé Pinheiro disse que iria “chupar uvas roxas”. O Corinthians acabou se classificando com uma goleada de 4×0 em casa e o goleiro Felipe, como reposta, comeu um cacho de uvas verdes em campo.

2008 Corinthians Third

(Créditos: erojkitimao)

2009 – Roxa II

evqqt1jyy3bughmc9e3rovdg7

Após o sucesso da camisa roxa e o recorde de vendas, o Corinthians decidiu manter o roxo como uma das cores oficiais do time e a Nike criou um novo modelo com a cor. Desta vez, a camisa possuía um tom de roxo mais escuro e possuía listras pretas. A numeração permaneceu dourada. Embora tenha agradado, o uniforme não foi um grande sucesso de vendas e ficou longe da antecessora. O Corinthians o usou poucas vezes durante o Campeonato Brasileiro de 2009, quando tinha Ronaldo Fenômeno como principal estrela.

(Créditos: erojkitimao)

(Créditos: erojkitimao)

2010 – Roxa III (Cruz)

camisa-do-corinthians-em-2010-tinha-uma-cruz-desenhada-no-peito-na-cor-roxa-1379529355394_956x661

O ano do centenário corinthiano começou com o lançamento da nova camisa três. O roxo mais uma vez estava presente, desta vez em forma de cruz em uma camisa predominantemente preta. A cruz simbolizava São Jorge, padroeiro do time e da Fiel Torcida. A grande inovação do uniforme foi o escudo dourado do timão. Pela primeira vez na história, o Corinthians atuou com um escudo com cores diferentes de preto, branco e vermelho. O uniforme não agradou, teve o pior desempenho em vendas entre as camisas roxas e foi muito pouco utilizado pelo time em campo.

2010

(Créditos: erojkitimao)

2010 – Centenário

15016-970x600-1

Ainda no ano do centenário, como de praxe, a Nike lançou um uniforme comemorativo. Na humilde opinião deste que vos fala, o uniforme mais bonito da história do clube. A camisa seguia o template dos clubes europeus da época, com gola polo bem pequena. O manto possuía a cor bege, em homenagem ao primeiro uniforme do time, com pequenas listras em versões mais claras. O primeiro escudo do clube, em uma versão mais moderna foi utilizado. A numeração era preta e seguia um padrão retro. Além disso, é possível ver “1910” em marca d’água pela camisa, uma verdadeira obra de arte.

2010 ce

(Créditos: erojkitimao)

2011 – Vinho

256092_CorinthiansINmarioangelojpg

No ano em que conquistou o penta campeonato brasileiro, o Corinthians inovou mais uma vez em seu terceiro uniforme. A Nike mais uma vez se inspirou em São Jorge, mas dessa vez, a cor utilizada foi o grená, em homenagem ao ano de 1949, quando o timão, em uma partida contra a Portuguesa, utilizou o uniforme do Torino, que havia abalado o mundo 1 ano antes quando em um acidente de avião todos os seus integrantes faleceram. A camisa grená do Corinthians possuía uma imagem em marca d’água de São Jorge na cor preta. O uniforme teve grande aceitação pela torcida e foi um sucesso de vendas. Além disso, venceu o prêmio de “Camisa mais bonita do mundo em 2011”, do site britânico “Subside Sports”. Dentro de campo, o timão utilizou o uniforme por algumas partidas no Campeonato Brasileiro.

(Créditos: erojkitimao)

(Créditos: erojkitimao)

2012 – Cinza

8xx9i8k9pnfuts7806hig7nwe

No Campeonato Paulista de 2012, a Nike mais uma vez inovou no terceiro uniforme e criou uma camisa cinza. Nela estava homenageada a cidade de São Paulo, com a forma da calçada da cidade estampada no uniforme em cores mais claras. O uniforme foi mais aceito pelos mais conservadores, por se tratar da cor cinza, porém, não foi um grande sucesso e passou sem muito alarde, muito pelo sucesso dos uniformes utilizados nos títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes. A equipe chegou a utilizá-lo bastante no Campeonato Paulista de 2013, mas isso não foi suficiente para impulsionar as vendas.

2012

(Créditos: erojkitimao)

2013 – Azul

Guerrero-Criciuma-Corinthians-Cristiano-Andujar_LANIMA20130804_0140_26

Após sucessos nos uniformes centenário e grená, a Nike decidiu ousar mais uma vez e criou um uniforme azul para o Corinthians. Esse uniforme homenageava o ano de 1965, quando o Corinthians representou a seleção brasileira em um jogo amistoso contra o Arsenal da Inglaterra. O uniforme acabou agradando e foi bastante utilizado no Campeonato Brasileiro de 2013. A camisa era azul com gola polo e punhos brancos. A curiosidade é que tanto a gola e os punhos eram reversíveis e ficavam alvinegros. Mais uma vez a camisa não foi um grande sucesso de vendas, mas já teve um crescimento se comparada à cinza.

2013

(Créditos: erojkitimao)

2014 – Amarela

09fev2014---romarinho-atacante-do-corinthians-tenta-drible-durante-jogo-contra-o-mogi-mirim-pelo-paulistao-1391987711157_956x500

No ano da Copa do Mundo no Brasil, a Nike decidiu homenagear nossa seleção com os uniformes três das equipes que patrocinava. Então foram criadas camisas amarelas para Corinthians, Santos, Coritiba, Internacional e Bahia. O uniforme três do Corinthians tinha a cor amarela como padrão e possuía gola e punhos pretos. Mais uma vez o uniforme não foi um grande sucesso de vendas. O time utilizou esse uniforme nas disputas do Campeonato Paulista de 2014, Brasileiro de 2014 e Paulista de 2015.

2015

(Créditos: erojkitimao)

2015 – Laranja

terceira camisa laranja do Corinthians 2015-2016 Nike

Em 2015, o Corinthians teve um uniforme laranja como terceiro uniforme. A camisa foi apresentada oficialmente no dia 020/9, um dia após o clube comemorar 105 anos de existência. O modelo seguia o template utilizado para os uniformes thirds de Barcelona, Manchester City e Inter de Milão. A camisa era predominantemente laranja, com os punhos em preto com um efeito degradê.

terceira camisa laranja do Corinthians 2015-2016 Nike kit

O uniforme fazia uma homenagem ao “Terrão”, de onde saíram vários ídolos da torcida alvinegra.

2016 – Azul

Terceira camisa do Corinthians 2016-2017 Nike Azul

Com a chamada #CorinthiansNãoSeExplica, a Nike lançou um uniforme todo azul para a equipe do Parque São Jorge para o ano de 2016.

A camisa tem gola V e a parte superior em azul escuro, a parte inferior era azul clara e se unia ao tom mais escuro em linhas horizontais ao longo do manto. Linhas pretas eram vistas nas laterais do uniforme, enquanto o logo da Nike no lado direito do peito aparecia em branco. No verso da gola, era possível ler a palavra “Coringão”, apelido carinhoso pelo qual seus torcedores chamam o clube.

Terceira camisa do Corinthians 2016-2017 Nike Azul kit

2017 – Chumbo

O manto alternativo de 2017 talvez seja o que passou mais desapercebido até hoje. Praticamente não utilizado, ele trazia a cor chumbo como predominante, em homenagem ao “toque urbano” da cidade de São Paulo, e detalhes em laranja, em homenagem ao Terrão, num template simples da marca. Mesmo com o título brasileiro naquele ano, o manto acabou sendo colocado de lado, pois os modelos titular e reserva, que faziam homenagem à espada de São Jorge fizeram grande sucesso.

2018 – #SennaSempre

Ayrton Senna Camisas do Corinthians 2018-2019 Nike abre

Se em 2017 a camisa alternativa não chamou muita atenção, em 2018 foi o contrário. Com homenagem à Ayrton Senna, um dos maiores esportistas da história, e torcedor ilustre do alvinegro, somado a um design belíssimo, que trazia a cor preta como predominante e 41 linhas horizontais douradas, em alusão ao número de vitórias do brasileiro, a camisa fez ENORME sucesso. As cores eram inspiradas no carro da Lotus, scuderia pela qual Senna foi campeão pela primeira vez, em 1988, 0 anos antes. O manto chegou a ser eleito como um dos mais bonitos do mundo e fez enorme sucesso entre os torcedores.

2019 – Invasão Corinthiana

Terceira camisa do Corinthians 2019-2020 Nike Invasões kit

A nova terceira camisa do Corinthians para 2019, foi apresentada na sexta-feira (6) e homenageia as invasões feitas pela Fiel Torcida em momentos cruciais da história do clube. Veja aqui em detalhes!

+ Camisas Especiais

Mundial 2000

corinthians-2000

O Corinthians já utilizou alguns uniformes que não chegaram a ser comercializados ou então em edição limitada. É o caso dos uniformes do Mundial de 2000, quando conquistou o mundo pela primeira vez. Diferentemente do comum, o Corinthians atuou com um uniforme todo branco como principal, nas camisas, o escudo e a logomarca da Topper eram centralizados e a camisa possuía faixas grossas pretas nas mangas e nos lados.

(Créditos: erojkitimao)

(Créditos: erojkitimao)

time-posado-all-nasser-alexandre-battibugli

O uniforme reserva era justamente o contrário, sendo predominante preto com as faixas brancas.

2000 2

(Créditos: erojkitimao)

2008 – “O Timão é a sua cara” I

camisa-corinthians-mostra-sua-cara-10-tam-m-20165-MLB20185051724_102014-F

Em 2008, o Corinthians lançou a campanha “O Timão é a sua cara”, que foi um verdadeiro sucesso. Nela, os torcedores pagavam um certo valor para terem estampadas nos uniformes de jogo, sua foto. Além disso, o torcedor recebia uma cópia dessa camisa. O Corinthians utilizou a camisa com as fotos na partida contra o Avaí, pela Série B. A campanha foi um sucesso e se repetiu em 2009.

(Créditos: erojkitimao)

(Créditos: erojkitimao)

2012 – “O Timão é a sua cara” III

Em 2012, os torcedores compravam espaços nos números. O Corinthians utilizou o uniforme durante a Libertadores da América e acabou conquistando o título pela primeira vez em sua história. O sucesso foi tanto que até o Real Madrid se espelhou para criar uma campanha onde os torcedores estampavam suas fotos na numeração do modelo 2013-2014.

2012 f

(Créditos: erojkitimao)

150854-970x600-1

2000 – 90 anos

ex-jogadores-basilio-solito-e-biro-biro-a-partir-da-esq-exibem-camisas-do-corinthians-comemorativas-aos-90-anos-do-clube-060900-1334684014017_615x470

Em 2000, quando fez 90 anos, o Corinthians lançou um uniforme comemorativo. Uma camisa predominantemente branca, com gola polo e punhos pretos. O primeiro escudo do Clube e a primeira logo do então patrocinador, a PEPSI. O uniforme foi utilizado em poucas partidas e caiu no esquecimento.

2000 90

(Créditos: erojkitimao)

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Qual das terceiras camisas alternativas do Corinthians é a sua favorita?  Compartilhe!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!