Mantos do Futebol » História » Ferenc Puskás, o maior goleador do século 20

Ferenc Puskás, o maior goleador do século 20

by Juliano Buzato

O craque húngaro Ferenc Puskás

 

Ferenc Puskás foi o maior jogador húngaro de todos os tempos e sem dúvida um dos 10 melhores de toda a história do futebol. Na primeira metade da década de 50, comandou a seleção húngara, que chegou a ficar invicta por 4 anos, sendo campeã olímpica em 1952 e vice-campeã mundial em 1954, considerada por muitos a melhor seleção daquele mundial mesmo tendo sido derrotada.

Réplicas das camisas usadas pela Hungria em 1954

Seus 84 gols em 85 jogos pela Hungria fizeram dele por muito tempo o maior goleador em seleções, com uma média incrível de quase 1 gol por jogo. Canhoto e muito habilidoso, aterrorizava seus adversários com dribles curtos e chutes potentes, e era considerado um dos jogadores mais inteligentes da época.

Duas curiosidades marcam a sua carreira, a primeira vem devida a sua patente de major do exército por isso seu apelido era “Major Galopante”, a segunda é que era considerado um jogador baixo e acima do peso e mesmo assim fez o que fez.

Puskás é um dos grandes ídolos da história do Real Madrid, tendo feito uma das maiores parcerias do futebol ao lado do argentino Di Stefano.

Di Stefano e Puskás ídolos do Real Madrid

 

O Major Galopante é considerado o maior goleador do século 20 com 512 gols em 528 partidas, em homenagem a este feito desde 2009 a Fifa concede o Prêmio Ferenc Puskás ao autor do gol mais bonito do ano.

O craque faleceu em 2006 em Budapeste.

 

Você acredita que Ferenc Puskás foi um dos maiores jogadores de todos os tempos?

 

 

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!