Por que as camisas de futebol são tão caras no Brasil? » Mantos do Futebol
Mantos do Futebol » Marketing » Por que as camisas de futebol são tão caras no Brasil?

Por que as camisas de futebol são tão caras no Brasil?

by Juliano Buzato
Por que as camisas de futebol são tão caras no Brasil?
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você sabia que as camisas de times de futebol são mais caras no Brasil do que no Chile, França, Inglaterra e Espanha? Infelizmente, o país possui altos impostos, que influenciam bastante o preço final de diversos produtos, não apenas na área têxtil.

Porém, não é apenas o Custo Brasil que faz um uniforme custar mais de R$200. Diversos outros fatores influenciam o preço cobrado, e é sobre isso que vamos tratar neste artigo.

Controle das grandes marcas de esportes

camisas de futebol

Saiba que a venda das camisas não é o carro-chefe das marcas de esportes. A questão é bem mais relacionada a marketing, exposição e estratégia comercial. Elas estão estampadas no uniforme como meio de publicidade, para que o sucesso do time e atletas fique vinculado à imagem da empresa.

Em competições de maior destaque, a disputa entre as companhias é enorme. Tenha em mente que a diferença entre o valor cobrado para o licenciamento em relação ao ganho é gritante. Seja por sorte ou planejamento estatístico, fornecedora campeã da Copa do Mundo é a Adidas, com 5 torneios onde seu logotipo esteve no uniforme da seleção vencedora:

  • 2014 – Alemanha
  • 2010 – Espanha
  • 1998 – França
  • 1990 – Alemanha
  • 1978 – Argentina

Sobre a venda dos produtos, as marcas possuem um valor tabelado, um preço mínimo de venda. Portanto, os lojistas não podem reduzir a margem de lucro para diminuir o valor do produto. Aliás, sequer é permitido oferecer promoções dos modelos atuais. Somente quando há uma nova versão do uniforme que a loja pode fazer ofertas do tipo compre o modelo Y e receba desconto no X.

Afinal, Adidas e Nike, por exemplo, possuem lojas próprias e não querem que o preço dos concorrentes seja mais baixo que aquele praticado em suas filiais. Ao mesmo tempo, companhias nacionais, como Topper e Penalty elevam o valor do produto para que fique equiparado com as camisas de origem internacional. Percebe como tudo se trata de uma manipulação do mercado?

Certamente a área de futebol movimenta bilhões todos os anos, prova disso é o crescente número de venda de artigos relacionados. Se trata da venda de ingressos, carteiras de sócio-torcedor, objetos de decoração…Hoje em dia, o setor se estende a outras modalidades, como bolões e palpites de resultados. Pode, inclusive, conferir análises de sites de apostas para saber mais sobre o assunto. De toda forma, a venda de camisas ainda é um negócio sustentável, porque sempre haverá interesse na aquisição de tais itens e o preço estipulado acompanhará o poder aquisitivo de apenas uma parcela dos consumidores.

Uma questão de status

As camisas são produtos de desejo, e como é de conhecimento popular, existe a lei da oferta e da procura. Todos os anos, os clubes lançam modelos do uniforme e os torcedores renovam suas coleções. Inclusive, já estão à venda os modelos 2018. A busca por uma peça com design atualizado é, de certa forma, status, porque mostra que o torcedor dá total suporte a seu time. E o valor mais elevado da camisa instiga ainda mais aqueles que ainda não possuem a peça, ela se torna um objeto de desejo.

Outro exemplo de que o valor da camisa é “motivo de orgulho”: se um clube tiver uma camisa com preço bem inferior aos concorrentes, certamente surgirão piadas a respeito. Os rivais dirão que o time não tem dinheiro em caixa e precisou baixar o custo das peças, para que não fiquem encalhadas. Tais provocações são mais um empecilho no barateamento dos uniformes.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Conclusão

O assunto rende bastante, seria necessário uma série de postagens para citar todos os motivos de as camisas serem caras no Brasil. Podemos resumir que o valor é sustentado pelos altos impostos, pela logística ruim do país, estratégia das grandes marcas e pelo contínuo interesse dos torcedores em adquirir o produto, mesmo com preço elevado.

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!