Você lembra de todas as bolas da história da Premier League? Para falar deste assunto, precisamos fazer uma breve introdução sobre o início da competição que teve a sua primeira edição na temporada 1992/93, quando os clubes renunciaram à Football League para criar uma liga própria que tivesse independência comercial da Football Association, podendo assim negociar a sua própria transmissão e contratos de patrocínios.
Isso representou uma guinada no rumo do futebol inglês, que décadas antes esteve muito atrás em termos de receita e público, comparado à outras ligas como a Serie A italiana ou a Liga Espanhola.
Voltando ao tópico da matéria, te convidamos para relembrar com a gente todas as bolas da história da Premier League e qual marca fornecia a redonda para o principal campeonato inglês antes da chegada da Nike, que agora em 2025-2026, dará lugar à PUMA.
1992/95 – Mitre Pro Max

A Mitre foi a primeira a produzir as bolas para a Premier League. O primeiro modelo utilizado foi a Pro Max que rolou nos gramados de 92 até 95.
1995/00 – Mitre Ultimax

O segundo modelo lançado pela Mitre, seria também o último, no entanto é até hoje a bola que mais tempo foi utilizada no campeonato, estando presente em 5 temporadas.
2000/02 -Nike Geo Merlin

A Nike Merlin foi a responsável por iniciar a saga da marca norte-americana em solo britânico. O modelo foi utilizado por duas temporadas.
2002/04 -Nike Geo Merlin Vapor

A Nike Merlin Vapor foi a atualização de design para este modelo e esteve presente pelos gramados também por dois campeonatos.
2004/05 – Nike Total 90 Aerow


A Aerrow marcou a estreia de um dos mais marcantes modelos que a Nike já criou, o Total 90. Esse modelo marca também a introdução da bola hi-vis, para jogos com visibilidade reduzida.
2005/06 – Nike Total 90 Aerow I


No ano seguinte houve uma atualização no tom do azul aplicado, mas o modelo era exatamente o mesmo.
2006/07 – Nike Total 90 Aerow II


O segundo modelo da Total 90 Aerrow trazia uma pequena mudança no layout e a cor vermelha foi aplicada, com o preto complementar. A bola de inverno traz o mesmo design mas tem o amarelo como cor predominante nos painéis, e o azul e o preto complementares.
2007/08 – Nike Total 90 Aerow II


Outra vez o modelo Aerrow II foi utilizado com uma mudança na cor, saiu o vermelho e entrou o azul. A versão de inverno se manteve igual à usada no ano anterior.
2008/09 – Nike Total 90 Omni


Na temporada 2008/09, a Total 90 teve uma grande mudança de desenho que ganhou o nome de Omni, com a cor vermelha e amarela. A grande novidade eram os painéis arqueados, batizado como GEO 2, que permitiu uma distribuição mais uniforme da pressão ao redor da esfera de 360 graus, levando a uma sensação e toque mais “consistentes”. A versão “Hi-Vis” era amarela com azul.
2009/10 – Nike Total 90 Ascente


Em 09/10, outra mudança bastante brusca no design, introduziu o modelo Total 90 Ascente, que mantinha os painéis arqueados da GEO 2, e introduziu uma microtextura, chamada UM38, que criou um efeito estabilizador adicional na bola para o um voo mais preciso. A versão regular tinha painéis brancos com o azul e o amarelo complementares, enquanto na versão de inverno, o amarelo contrastava com o azul e o prata.
2010/11 – Nike Total 90 Tracer


Em 2010/11, o modelo Tracer marcaria o fim da era Total 90. A bola trazia a mesma excelente tecnologia de sua antecessora, a Ascente, mas trazia uma nova forma de pods gráficos “bloqueados” usados para criar acuidade visual de alto nível, permitindo que os jogadores vissem e acompanhassem a bola com mais facilidade.
2011/12 – Nike Seitiro


O modelo usado em 2011/12 foi batizado de Seitiro, e pela primeira vez trazia a tecnologia RaDaR, que prometia uma decisão e resposta mais rápida ao toque. Em termos de design, a bola tinha cores, gráficos, brilho e luminância, criando um visual poderoso. A versão Hi-Vis era amarela, para jogos com baixa visibilidade.
2012/13 – Nike Maxim


Já no ano seguinte, foi a vez do modelo Maxim ser adotado, utilizando a mesma tecnologia RaDaR. Em termos de design, a bola trazia vidros fragmentados, misturando tons de azul e vermelho. A versão de inverno era amarela, e substituia o vermelho pelo rosa.
2013/14 – Nike Incyte


O modelo Incyte teve sua vez na temporada 13/14 e trazia cores chamativas como o roxo e o laranja. Ele marcou a despedida da geração GEO 2. A versão Hi-Vis traz a cor amarela, e o Swoosh em rosa.
2014/15 – Nike Ordem II


A bola Order II é um marco na história das bolas de futebol, já que introduzia a tecnologia AerowTrac que traziam ranhuras aerodinâmicas que proporcionavam uma estabilidade no voo nunca vista antes. A versão de jogo era branca com uma teia amarela, enquanto a versão de inverno tinha o amarelo como padrão e a veia era branca.
2015/16 – Nike Ordem III


O Nike Ordem III trazia as mesmas tecnologias vistas no modelo anterior, porém com um design muito mais expressivo e chamativo. A versão regular era branca com um degrade para o laranja, enquanto a versão Hi-Vis tinha o degrade do amarelo para o laranja.
2016/17 – Nike Ordem IV


O modelo Nike Ordem IV trazia uma combinação de cores com linhas brancas, com grossas linhas pretas formando uma “pentágono”gaiola” bastante chamativa. Outra novidade era a atualização do logo da Premier League. A versão Hi-Vis era amarela e trazia a gaiola em azul marinho.
2017/18 – Nike Ordem V


O modelo Order V foi o derradeiro desta linha, e trazia um modelo mais clean que o anterior, com a cor branca e gaiolas em azul marinho, acompanhadas de gráficos coloridos. A versão de inverno era amarela, com um tom de azul mais claro.
2018/19 – Nike Merlin


A Merlin retornou aos gramados ingleses após quatorze anos e com uma versão muito mais moderna e tecnológica. A principal novidade foi a ACC, “All Conditions Control” (Controle em todas as condições) que faz com que a bola tenha o mesmo desempenho em qualquer que seja a condição do tempo e as condições do gramado. Outro destaque fica por conta da redução de 12 para apenas quatro painéis, o que consequentemente fez com que a bola tivesse 40% menos costuras.
2019/20 – Nike Merlin 2



Pela primeira vez, a bola da Premier League trazia um design exclusivo para a competição, e também pela primeira vez, foram lançados três modelos na temporada. A versão regular trazia predominância branca, com detalhes rosas no swoosh e em um dos painéis que formam um triângulo, nele é visto o logo da Premier League. A versão de inverno era amarela, enquanto a terceira opção foi batizada de “Tunnel Vision” e trazia um círculo laranja.
2020/2021 – Nike Flight



A Nike apresentou para a temporada 2020-2021 da Premier League, a Flight, bola que prometia uma revolução na aerodinâmica do futebol, com design que promete acabar com inconsistências durante o trajeto da bola no ar. A tecnologia desenvolvida pela Nike que será responsável por essa “revolução” se chama AerowSculpt, e segundo a marca, foi responsável por melhorar em 30% a estabilidade durante o voo, do que a sua antecessora. Novamente, três modelos foram revelados para a temporada.
2021/2022 – Nike Flight



Na temporada 2021-2022, a Flight se manteve como a bola da competição, e recebeu três modelos diferentes. O regular trazia gráficos em preto e círculos laranjas cobrindo todo o painel. A versão de inverno inovou e trouxe inspiração em quadrinhos de heróis. Por fim, a terceira opção apresentava um design mais arrojado com mistura do branco com o azul claro e miras na cor vermelha.
2022/2023 – Nike Flight 30 anos



A bola para a temporada 2022-2023 trazia um design retrô remetendo ao modelo lançado pela Mitre para o campeonato inaugural da liga. Branca, a bola traz diversas coroas como “pattern” e tem vários “Xs” em dourado com bordas azuis. O modelo “hi-Vis” tem o amarelo nos paineis e detalhes em coloridos em retículas. Além disso, a terceira bola da temporada, manteve os “Xs” que ganham um design mais descontraído com sobreposição de cores em vermelho, azul e preto.
2023/2024 – Nike Flight



A quarta temporada da Nike Flight trouxe novamente três diferentes bolas. A primeira trazia painéis brancos com linhas onduladas pretas e manchas laranjas. A versão de inverno ganhou o amarelo com manchas roxas. Já a terceira opção era branca com tons em roxo e preto, formando gráficos abstratos, inspirados pelo barulho nos estádios.
2024/2025 – Nike Flight



A temporada nº 5 da Flight marca também a despedida da Nike, após 25 anos. Para seu último campeonato, a marca trouxe um novo design tanto na bola regular, quanto na Hi-Vis. O destaque no entanto, foi a terceira opção, que trouxe uma reedição da Nike Total 90 Aerow.
■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: Instagram, X e Youtube.
Qual das bolas da história da Premier League foi a mais marcante na sua opinião? Deixe seu comentário e compartilhe o link!