Em 2025, a Nike levou os torcedores mais nostálgicos ao deleite, ao trazer de volta a sua icônica linha Total 90, que fez sucesso nos anos 2000, reeditando não só as chuteiras, mas também trazendo coleções exclusivas para seus principais clubes mundo afora. A empresa, no entanto, enfrentará a justiça norte-americana por conta disso, já que foi denunciada por violação de direitos autorais.
Eu sei, você deve estar se perguntando, “Mas como uma empresa pode estar sendo processada por reeditar sua própria marca?” Parece maluquice mas essa situação está realmente acontecendo. Quem trouxe a luz o problema foi o escritório de advocacia Sneaker Legal, que teve a história repercutida pelos parceiros do Footyheadlines.
Fotos: Reprodução
Nike perde registro da marca Total 90

Segundo relatos do Sneaker Legal, a Nike deixou os registros da marca Total 90 expirarem, enquanto isso, uma empresa de Louisiana foi registrada como Total90 LLC, e licenciou o termo em 2024, reservando para si o uso da marca.
Com a reedição da linha Total 90 feita pela Nike, a empresa Total 90 LLC entrou com uma ação judicial contra a Nike alegando violação de marca registrada, afirmando que os lançamentos recentes da marca são fruto de violação de marca registrada.
Com isso, agora será travada uma batalha judicial onde fatalmente a Nike tentará provar que é a verdadeira dona da marca Total 90, e que a empresa em questão se aproveitou da situação, no entanto, é difícil prever qual será o veredito da corte de justiça norte-americana.






A Nike ainda está em sua primeira etapa de elaboração da reedição da Total 90 e deve lançar novos produtos e coleções até a Copa do Mundo 2026. Resta saber se este novo fato fará com que a marca interrompa o planejamento, ou se continuará, arcando com mais processos, até que uma decisão seja tomada.
■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: Instagram, X e Youtube.
E aí, o que achou da Nike ser processada por conta de violação de direitos autorais em relação ao Total 90? Compartilhe o link nas redes sociais!

