Todo ano, canais de TV aberta de todo país transmitem 200 horas ou mais de futebol, entre competições regionais, estaduais e nacionais; isso sem contar os canais de TV por assinatura. De fato, é difícil um fã de futebol não encontrar seu time do coração na telinha, mas pode acontecer. O que um torcedor pode fazer quando seu time sequer está na grade de programação?
Bola Fora
O que seria do futebol sem transmissão ao vivo? Na era da comunicação instantânea, ninguém mais quer saber de assistir a jogos que já aconteceram. No entanto, a grade do futebol nacional é vasta, o que torna um desafio para grandes emissoras cobrirem vários jogos ao mesmo tempo.
Além disso, disputas legais pelos direitos de transmissão entre emissoras e clubes podem deixar jogos importantes longe das câmeras. Em 2019, uma partida entre Athletico-PR e Goiás pelo Campeonato Brasileiro deixou de ser transmitida por conta de divergências nos acordos de direitos de transmissão entre ambos os clubes e a Globo.
Nestes casos, quase sempre é possível encontrar alguma transmissão online, seja em plataformas tradicionais como Globoplay e Amazon Prime, ou em opções mais alternativas, com comentários ao vivo de influencers ou personalidades do esporte. Para que o torcedor transmita futebol com segurança com VPN, basta instalar o aplicativo no PC, smartphone, ou smart TV.
Ou seja, não são apenas os nanicos da Série C que eventualmente ficam fora de foco, embora a situação destes seja ainda pior. Quem torce por algum clube da Série C sabe que os jogos nem sempre estão na TV (paga ou aberta). Mesmo os jogos que são transmitidos, enfrentam problemas técnicos de cobertura e imagens de baixa qualidade.
Olho no Lance
A internet acaba sendo o destino de quem quer curtir confrontos internacionais do futebol europeu ou sul-americano. Sites como Futemax e Live Soccer TV transmitem uma infinidade de eventos ao vivo e, melhor ainda, de graça. Também é possível acessar redes de transmissão de outros países e curtir uma transmissão portuguesa de um clássico como Porto vs. Benfica.
A variedade de alternativas vem se refletindo em números de audiência. Segundo uma pesquisa recente, cerca de 60% dos torcedores nacionais acompanham pelo menos uma liga estrangeira semanalmente. Embora não faltem opções para assistir as ligas mais badaladas, quem curte futebol africano pode enfrentar dificuldades para encontrar fontes confiáveis.
Em meio à escassez de fontes oficiais gratuitas, muitos torcedores apelam para sites piratas, o que acaba colocando sua segurança digital em risco.
Apito Final
Quem é torcedor de verdade nunca fica de fora do jogo. Não importa se o time ainda está em busca da fama na Série C ou se é um duelo de gigantes europeus, quase sempre vai ter uma câmera filmando e, se tiver uma câmera filmando, terá alguém transmitindo. Felizmente, a televisão não é mais a única opção para se acompanhar o time do coração, grande ou pequeno, esteja ele onde estiver. Para quem ama futebol, o jogo mais emocionante é sempre o próximo.