Mantos do Futebol » História » Todos os clubes brasileiros campeões da Libertadores

Todos os clubes brasileiros campeões da Libertadores

by Juliano Buzato
Taça Libertadores da América

A Copa Libertadores da América é o torneio de clubes mais importante da América do Sul.  Disputada desde 1960, a competição que reúne os melhores times do nosso continente conta com uma lista respeitável de clubes brasileiros campeões da Libertadores.

Ao todo, o Brasil soma 24 títulos na competição, ficando atrás apenas da Argentina, que possui 25. Porém, o Brasil está embalado e já soma seis títulos consecutivos. Desde 2019, todos os campeões foram brasileiros. Se houvesse uma bet sobre isso, seria tranquilo apostar que logo essa liderança virá para cá.

Neste texto, vamos listar todos os times brasileiros que já levantaram a taça da Libertadores, desde o tempo que a taça continental era uma honra para poucos até o atual domínio tupiniquim na competição. Confira!

Santos (1962, 1963 e 2011)

O Santos foi o primeiro clube brasileiro a conquistar a Libertadores, ainda na década de 1960. Sob o comando do lendário Pelé, o time da Vila Belmiro dominou o futebol sul-americano.

O bicampeonato em 1962 e 1963 marcou uma era em que o Santos não apenas conquistou a América, mas também o mundo, vencendo o Mundial Interclubes. Após um longo jejum, o clube voltou ao topo em 2011, com Neymar, Ganso e companhia, superando o Peñarol na final.

Cruzeiro (1976 e 1997)

O Cruzeiro alcançou sua primeira conquista em 1976, enfrentando o River Plate em uma das finais mais épicas da história da Libertadores. A Raposa venceu a ida por 4 a 1, mas tomou um sufoco no segundo jogo, sendo derrotado por 2 a 1.

Na primeira conquista, a única de um time brasileiro na década de 1970, o time celeste contava com grandes nomes como Palhinha, autor de três gols nos dois jogos da decisão. O segundo título veio em 1997, com uma campanha sólida que culminou na vitória sobre o Sporting Cristal, do Peru.

Flamengo (1981, 2019 e 2022)

O Flamengo tem uma relação muito especial com a Libertadores, marcada por campanhas inesquecíveis. O primeiro título veio em 1981, com Zico comandando um dos maiores times da história do clube.

Depois de quase quatro décadas, em 2019, na primeira final em jogo único e campo neutro da história da Libertadores, o Rubro-Negro voltou a conquistar o continente com uma virada histórica sobre o River Plate na final. Em 2022, derrotou o Athletico-PR e entrou no hall dos tricampeões brasileiros.

Grêmio (1983, 1995 e 2017)

O Grêmio é um dos clubes brasileiros mais tradicionais na Libertadores, com participações frequentes e campanhas vitoriosas.

A primeira taça veio em 1983, com Renato Gaúcho em campo. Em 1995, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Tricolor Gaúcho levantou seu segundo troféu. Já em 2017, sob a liderança de Renato Portaluppi como técnico, o Grêmio conquistou seu tricampeonato em cima do Lanús, da Argentina.

São Paulo (1992, 1993 e 2005)

Primeiro tricampeão brasileiro da Libertadores, o São Paulo possui uma relação especial com a competição.

Essa história de amor entre a Libertadores e o Tricolor Paulista começou nos anos 1990. Comandado por Telê Santana, o time venceu o Newell’s Old Boys em 1992 e a Universidad Católica em 1993. Em 2005, voltou ao topo ao derrotar o Atlético Paranaense.

Vasco da Gama (1998)

O Vasco da Gama também faz parte do seleto grupo de clubes brasileiros campeões da Libertadores. A conquista veio em 1998, ano do centenário do clube, o que deu um significado ainda mais especial para a torcida cruzmaltina.

O Gigante da Colina fez uma campanha memorável e bateu o Barcelona de Guayaquil. O time contou com jogadores que entraram para a história do clube, como Juninho Pernambucano, Pedrinho, Donizete, Luizão e Mauro Galvão.

Palmeiras (1999, 2020 e 2021)

O Palmeiras, apesar de muitas participações históricas, demorou para conquistar sua primeira Libertadores, mas compensou isso com um domínio recente, colecionando recordes na competição

O primeiro título veio em 1999, vencendo o Deportivo Cali por pênaltis. Depois de 21 anos, o Verdão voltou ao topo em 2020, superando o Santos. Na edição seguinte, repetiu o feito, vencendo o Flamengo na prorrogação. Por conta da paralisação da Copa em 2020, o Palmeiras venceu as duas finais em 2021.

Internacional (2006 e 2010)

Primeiro campeão inédito da década de 2000, o Internacional de Porto Alegre conquistou a América duas vezes em um curto espaço de tempo.

Em 2006, o Colorado venceu o São Paulo na final, impedindo o tetracampeonato tricolor e garantindo seu primeiro título. Quatro anos depois, em 2010, superou o Chivas Guadalajara, do México, na decisão, consolidando sua força continental.

Corinthians (2012)

O Corinthians, um dos clubes mais populares do Brasil, viveu durante décadas sendo ironizado por rivais por nunca ter conquistado a Libertadores. Esse tabu foi finalmente quebrado em2012, com uma campanha impecável e invicta.

Na final, enfrentou o poderoso Boca Juniors, que até então parecia um obstáculo intransponível para times brasileiros em decisões continentais. Na volta, no Pacaembu lotado, Emerson Sheik foi o herói, marcando os dois gols da vitória por 2 a 0, que deu ao Corinthians seu primeiro título continental.

Atlético-MG (2013)

Em 2013, o Atlético-MG protagonizou uma das campanhas mais emocionantes da história da Libertadores.

Liderado por Ronaldinho Gaúcho e com atuações decisivas de Victor no gol, o Galo superou diversas adversidades e conquistou seu primeiro título em uma final dramática contra o Olimpia, do Paraguai, decidida nos pênaltis.

Fluminense (2023)

Após bater na trave de forma dramática em 2008, o Fluminense foi finalmente campeão em 2023. O time eliminou Argentino Juniors, Olímpia, Internacional e venceu o Boca Juniors na final.

Esta foi a 16ª final entre brasileiros e argentinos na história da competição e a vitória tricolor veio somente na prorrogação, com o jovem John Kennedy, mexendo com o coração dos tricolores e de quem faz apostas na Libertadores.

Botafogo (2024)

Em uma final brasileira em pleno Monumental de Nunez, em Buenos Aires, o Botafogo conquistou sua primeira Libertadores, O alvinegro venceu o Atlético-MG por 3 a 1, mesmo com um jogador a menos desde os 30 segundos de jogo.

Confira nosso Guia de Jogos de Hoje na TV e Streamings

Mais recente time a entrar na lista dos clubes brasileiros campeões da Libertadores, o Botafogo colocou fim, em grande estilo, a um jejum de grandes títulos que vinha desde 1995.

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!