A cada dia que passa, a Copa América se aproxima mais e mais. Especulações sobre a atuação do Brasil se tornaram muito comuns e as expectativas crescem com a proximidade, principalmente porque a seleção tem participado de alguns amistosos antes da própria competição começar. Ainda assim, a pergunta que fica é: será que o Brasil conseguirá mais um título no torneio continental?
Em busca do triunfo
Como muitos já devem saber, incluindo torcedores e apostadores de olho nas futuras apostas copa America 2024, o técnico da seleção brasileira mudou. Tite, que comandou o Brasil por muito anos, inclusive em duas Copas do Mundo, deu lugar a Dorival Jr. E a nova gestão técnica trouxe algumas mudanças.
Com as últimas convocações, os torcedores acabaram se surpreendendo com algumas escolhas. Embora grande parte dos nomes convocados fossem conhecidos, principalmente por atuarem em competições anteriores representando a seleção, muitos outros ficaram de fora, dando lugar a novos protagonistas.
Ao todo, foram 26 convocados:
- Alisson (Liverpool);
- Bento (Atlhetico-PR);
- Rafael (São Paulo);
- Yan Couto (Girona);
- Guilherme Arana (Atlético-MG);
- Wendell (Porto);
- Beraldo (PSG);
- Danilo (Juventus);
- Éder Militão (Real Madrid);
- Gabriel Magalhães (Arsenal);
- Bremer (Juventus);
- Andreas Pereira (Fulham);
- Bruno Guimarães (Newcastle);
- Douglas Luiz (Aston Villa);
- Marquinhos (PSG);
- João Gomes (Wolves);
- Lucas Paquetá (West Ham);
- Éderson (Atalanta);
- Evanilson (Porto);
- Savinho (Girona);
- Gabriel Martinelli (Arsenal);
- Rafinha (Barcelona);
- Endrick (Palmeiras);
- Rodrygo (Real Madrid);
- Vinicius Júnior (Real Madrid);
- Pepê (Porto).
Com essa configuração, inclusive, contando com nomes de peso, como o próprio Vini Jr., vencedor da Champions League junto do Real Madrid, o Brasil tem apostado em uma nova abordagem, talvez em uma renovação do que tem feito até agora, uma vez que não conseguiram vencer as duas últimas Copas do Mundo que disputaram, sequer chegando à final.
E com a proximidade do início da Copa América 2024, a seleção tem se colocado à prova em alguns jogos amistosos, como a disputa contra o México, que terminou em 3×2 para o Brasil e a partida contra os Estados Unidos – que encerrou em empate entre as duas seleções, algo que pode preocupar alguns.
Ainda assim, é importante lembrar que nenhuma dessas partidas terminou em derrota para a seleção brasileira. Porém, depois da situação ocorrida durante a Copa do Mundo de 2022, onde a Croácia acabou forçando uma disputa de pênaltis contra a seleção brasileira, um empate sempre pode ser temido quando a partida termina desta forma.
O começo da Copa América 2024
A Copa América já tem data para começar: 20 de junho de 2024. Além disso, o Brasil também já tem seus adversários definidos durante a fase de grupos.
- Brasil x Costa Rica, com data marcada para 24/06
- Brasil x Paraguai, com data marcada para 28/06
- Brasil x Colômbia, com data marcada para 02/07
Com ainda muitas incertezas e com a seleção necessitando se entrosar, principalmente com a chegada de novos nomes, o técnico Dorival Jr. acredita que grande parte da responsabilidade das vitórias possa recair sobre o craque Vinícius Jr. que demonstrou um desempenho exemplar na última temporada em seu clube atual, o Real Madrid.
Ele também não pode ignorar o fato de que a competição estará repleta de seleções bem perigosas e habilidosas. Os próprios adversários do Brasil durante a fase de grupo são seleções com bons históricos de desempenho.
No fim, talvez, conforme avançar pelas partidas, o Brasil tenha que se preocupar com um fato bem perigoso que pode colocar em risco o seu título este ano: a atual campeã do mundo, a Argentina, também disputará a competição e deve ser um inimigo que talvez seja necessário ainda mais atenção.