O jornal Sport publicou uma notícia que, caso concretizada, promete mexer muito com o mercado de fornecimento esportivo mundial: o Barcelona estaria prestes a deixar a Nike e criar uma marca própria.
Parceiros desde 1998, os blaugranas estariam insatisfeitos com a marca americana e começaram a buscar alternativas. A PUMA também aparece como uma grande candidata a substituir o Swoosh.
Imagem: Reprodução
Essa história começou quando o atual presidente do clube, Joan Laporta, anunciou há algumas semanas em entrevista ao RAC1, a criação de sua própria marca, a BLM (Barça Licensing & Merchandising), até então para a produção de materiais para os torcedores, como camisetas e outros produtos.
No entanto, segundo o jornal, parece que, depois dos recentes encontros com a Nike, o time está cada vez mais “desanimado” e a opção de ter uma marca própria de camisas a partir da próxima temporada tem ganhado força.
O Sport afirma também que a decisão final deverá ser tomada durante março, embora segundo fontes do clube, um anúncio já possa ser feito na próxima semana. O Barça, nesse sentido, aguarda uma nova reunião com os responsáveis da Nike, mas, essas mesmas fontes, os blaugranas não estão muito otimistas e não acreditam que a empresa americana aceite o que está sendo pedido: um aumento nos valores mensais. O jornal enfatiza que o presidente Laporta é fiel defensor do rompimento com a marca e já tem se reunido com diversas empresas que poderiam ajudar o clube a concretizar a ideia da marca própria. “É preciso correr riscos e ser corajoso e é difícil encontrar alguém mais corajoso que Laporta”, disse a fonte anônima ao jornal.
No entanto, apesar do atual desgaste com a marca, o Barcelona não tem intenção de romper abruptamente o contrato, optando por fazê-lo de forma amigável, sem quebra de contrato e, consequentemente com o pagamento de multa milionária, o que prejudicaria AINDA MAIS a já difícil situação financeira do clube, outro argumento a favor de uma marca própria, já que o clube entende que, caso não troque a Nike por outra empresa, poderia chegar a um acordo com os americanos.
Outro motivo que leva o clube a levar bastante a sério a ideia é que é ele está convencido de que essa mudança renderia muito mais dinheiro aos caixas blaugranas, mesmo com custos de produção e distribuição.
É claro que essa ideia não é nova. Já vimos diversos times lançando marcas próprias, principalmente no Brasil. Alguns, como Paysandu e a Lobo, obtiveram enorme sucesso, porém, após um “boom” inicial, muitas já foram extintas e os clubes voltaram a vestir fornecedoras terceirizadas. Agora, um clube do tamanho do Barcelona pensar na ideia é algo realmente surpreendente e, caso concretizado, deve causar um verdadeiro “abalo” às estruturas atuais do fornecimento de material esportivo. Pode ser também apenas temporário, para o clube partir para outra marca, como a PUMA, sem entrar numa briga com a Nike. A nós, só resta aguardar os próximos capítulos.
■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: Instagram, Twitter e Youtube.
O que acha da possibilidade do Barcelona lançar uma marca própria para seus uniformes? Comente e compartilhe nas redes sociais!