As camisas de futebol desempenham um papel fundamental no esporte, tanto em termos de identidade dos clubes quanto de conexão emocional dos torcedores. No futebol, a camisa é muito mais do que apenas um uniforme, é um símbolo de paixão, lealdade e pertencimento, mas também uma importante fonte de receita para os clubes.
Quem patrocina e quem produz mais camisas de futebol
Um aspeto muito importante nas camisas dos clubes de futebol são os patrocinadores que desempenham um papel importante na estética das mesmas, pois em troca do investimento financeiro têm o direito de exibir sua marca nas camisas do jogadores. Os patrocínios podem variar de pequenas marcas locais a grandes empresas multinacionais.
Uma tendência em crescimento nos patrocinadores de camisas de futebol nos últimos anos são as casas de apostas esportivas e as empresas de jogos de azar, que atualmente representam 22% de todos os principais patrocinadores de camisas nas principais divisões da Europa na temporada 2022/23, sendo este um aumento de três pontos percentuais em relação ao ano passado.
Este aumento de representação nos patrocínios acompanha o crescimento de popularidade desta forma de entretenimento que também já chegou a alguns jogadores famosos que admitem aderir a esta forma de diversão, e nesta página você pode encontrar onde também participar desta forma de diversão. Neymar, por exemplo, tem preferência pelo poker, pois segundo o atleta o poker tem muito em comum com o futebol, e ambas práticas são para pessoas que não têm medo de correr riscos.
Mas se a maioria das empresas patrocinadoras buscam a exposição mediática que o futebol oferece, em alguns casos o patrocínio é apenas uma forma de injetar mais dinheiro nos clubes, sendo que nesses casos, patrocinador e clube pertencem ao mesmo dono. Alguns exemplos disso são o Paris Saint-Germain com o patrocínio da Qatar Airways, o Manchester City patrocinado pela Etihad Airways e a Juventus pela Jeep.
Em relação às marcas mais comuns na produção de camisas de futebol no mundo destacam-se a Adidas, que veste gigantes do futebol como o Real Madrid, o Manchester United, o Bayern Munich, a Juventus, o Arsenal e o Benfica. Outra das grandes marcas é a Nike que veste o Barcelona, o Paris Saint-Germain, o Chelsea, o Inter Milan, e o Galatasaray.
Também a Puma se destaca entre os maiores produtores com clubes emblemáticos carregando sua etiqueta, entre eles o Borussia Dortmund, o Manchester City, o Girona FC, o Fenerbahçe S.K. e o RC Lens. Outras das marcas que mais clubes vestem incluem a Umbro, a Kappa, a New Balance, a Under Armour e a Joma.