Coritiba usa camisa para conscientização sobre o autismo em jogo do título » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Marketing » Coritiba usa camisa para conscientização sobre o autismo em jogo do título

Coritiba usa camisa para conscientização sobre o autismo em jogo do título

Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi lembrada pelo Coxa na numeração dos atletas

by Juliano Buzato
Coritiba Autismo a
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Na partida contra o Maringá FC, que sacramentou o título do Campeonato Paranaense 2022, o Coritiba usou a sua camisa para promover o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

A ação foi vista na numeração dos atletas que trouxe as cores e as formas utilizadas para a divulgação da causa do Espectro Autista.

Fotos: Douglas Ceccon e Guilherme Griebeler/ Coritiba

Coritiba Autismo

“O autismo é uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por déficit na comunicação social, afetando a forma como essas pessoas interagem e experimentam o mundo. Assim, é mais propriamente uma das muitas características de um indivíduo. Não é uma doença.”, explica Elyse Matos, fundadora do Instituto ICO, parceiro do clube nas ações de conscientização durante este mês.

As camisas utilizadas pelos jogadores do Coritiba na partida do último domingo serão leiloadas oficialmente por Plínio Barroso de Castro Filho (Matrícula Jucepar 668) em evento exclusivo para essa finalidade. Todo o dinheiro arrecadado por meio desta iniciativa será integralmente utilizado na construção da Sala de Acomodação Sensorial no Couto Pereira. Este espaço será destinado às famílias coxa-brancas que quiserem trazer seus filhos ao estádio e consequentemente também ser utilizado como ferramenta no processo de socialização dessas crianças.

“Estamos disponibilizando um camarote para as pessoas autistas e seus familiares como forma de inclusão e conscientização social. Vamos deixar o espaço todo com design especial buscando uma melhor experiência sensorial deles. Vamos customizar as paredes com tratamento acústico e ter mobiliário adequado a esse conforto. Seremos o primeiro clube do país a possuir um espaço inteiramente preparado para este propósito e com equipe treinada e dedicada para acolher esse público. Estamos muito felizes e orgulhosos em participar deste tipo de iniciativa”, ressaltou Juarez Moraes, Presidente do Coritiba.

Coritiba Autismo

Além do local destinado nesse tipo de atendimento, o Coritiba também trabalha em conjunto com o Instituto ICO no treinamento de funcionários especializados para essas famílias. “Iremos fornecer um serviço diferenciado para todos, desde o agendamento para os jogos (check-in) até o acesso exclusivo ao Couto Pereira encaminhando-os com comodidade e segurança até a Sala de Acomodação Sensorial”, completou Juarez.

Este espaço de acomodação sensorial auxilia no processamento dos estímulos sensoriais, que muitas vezes são percebidos em excesso pela criança com autismo, causando-lhe muito desconforto. Um espaço adequadamente preparado traz contribuições para a aprendizagem de rotina, conteúdos e reorganização dessas crianças no espaço social.

Segundo Elyse Matos, as acomodações sensoriais são fundamentais enquanto instrumento de acessibilidade à pessoa autista, trazendo percepção e conforto às crianças, favorecendo também o processo de inclusão. “Essa iniciativa do Coritiba é a concretização de direitos que muitas vezes ficam só na teoria. Ficamos muito felizes com essa parceria, pois ela amplia o conhecimento dessas práticas tanto no acolhimento quanto do uso do espaço social para o autista e suas famílias. São ações estruturantes como essa que promovem transformação social”, relata.

Ainda durante o mês de abril serão publicados materiais especiais sobre a conscientização do autismo nas redes sociais do Coritiba e do Instituto ICO.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que acharam do Coritiba usar sua camisa para conscientização sobre o autismo no jogo contra o título contra o Maringá FC? Compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!