A legalização das apostas no Brasil fez com muitas casas começassem a expor suas marcas nas camisas dos times brasileiros, apesar de muitas ainda ocuparem espaços menos nobres de patrocínio, principalmente se comparado à clubes europeus.
A possibilidade de torcer pelo seu time ou assistir o seu esporte favorito e ainda ganhar dinheiro com isso, fez com que o número de apostadores crescesse muito no Brasil, e este aumento no interesse, fez com que fez com que aparecessem muitos bons sites na internet que trazem dicas e prognósticos dos jogos e tudo sobre a Bet365, Betway, Betfair e demais casas que são bastante populares entre os apostadores no país.
Com a chegada de muitas casas de apostas e o aumento do público que tem interesse no assunto, o nicho se tornou inclusive um novo meio de faturamento para clubes, e até competições, em tempos em que a Covid-19 fez sumir outras formas de renda mais convencionais, como a bilheteria em dias de jogos.
Para se ter uma ideia, em levantamento feito durante o Campeonato Brasileiro do ano passado, foi constatado que 15 equipes tinham patrocínios em sua camisa ou propriedades de arenas de oito sites de apostas diferentes. Eram eles: Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos, Sport e Vasco da Gama.
No entanto, segundo a opinião de especialistas em marketing, como Fábio Wolff, diretor da Wolff Sports e Marketing, o investimento nos clubes está apenas começando, já que devido à pandemia de Covid-19, a regulamentação do setor ainda não foi feita pelo congresso brasileiro e assim que isso acontecer, muitas outras casas devem investir ainda mais nas propriedades dos clubes.
“Muitas casas de apostas estão observando o processo de regulamentação e ainda não fizeram por questões estratégicas”, explicou Wolff em entrevista dada ao site do UOL.
O mercado de apostas no Brasil é considerado um dos que tem maior potencial no mundo. Estima-se que por ano, sejam movimentado cerca de R$ 4 bilhões de reais no país e com a regulamentação, este setor passe a movimentar cerca de R$ 10 bilhões por ano.
A legalização das apostas online foi sancionada em 12 de dezembro de 2018, pelo então presidente Michel Temer. A partir disso, o Ministério da Economia tinha um prazo de dois anos, prorrogáveis por mais dois, para promover a regulação. Ou seja, no mais tardar até dezembro de 2022, isso deve ser feito.