O FC Emmen, equipe que atualmente disputa a primeira divisão holandesa, iniciou venda de suas camisas oficiais para a temporada 2020-2021.
Até aí tudo bem, certo? Mas os modelos trazem um elemento a mais: a marca da Easy Toys, patrocinador proibido pela Eredivisie.
Beleza, mas por que ele é proibido? Acontece que a empresa em questão é uma loja de brinquedos eróticos e vende todo tipo de produto relacionado o que, fere o Artigo 3 do regulamento da liga.
“A contraprestação a ser entregue ou recebida por um clube em virtude de patrocínio não pode estar em conflito com qualquer lei, ordem pública ou moral, com o Código de Publicidade holandês, com bom gosto ou decência, com os estatutos e regulamentos do KNVB, ou com decisões da diretoria do futebol profissional”.
Quando foi fechado o acordo com a marca, foi definido um valor de 500 mil euros (3,24 milhoes de reais) por temporada, para divulgação da empresa nos uniformes.
O clube então decidiu adotar uma estratégia para não perder a relação com a empresa. Colocou à venda as camisas oficiais com o logo da Easy Toys na área nobre, como seria caso pudesse entrar em campo com o patrocinador. Na nuca ainda colocou o coração presente na marca junto de #HIERKOMIKWEG, algo como “Aqui estou saindo”, em claro protesto. Há a chance do patrocinador exótico ser liberado pela liga e, neste caso, o selo na nuca sairia.
Segundo o clube, a camisa já recebeu 1600 pedidos na loja. Ele é vendido ao preço de 60 euros (388 reais), preço padrão.
► Compre camisas de futebol na FutFanatics
O que achou do FC Emmen vender camisas com um patrocinador proibido? Compartilhe o link nas redes sociais!