O Manchester City se sagrou no último domingo (12/05) o campeão inglês da temporada 2018-2019 ao bater o Brighton por 4 x 1. O título, sexto da equipe na história da competição e quarto desde que foi comprado pelo Sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan. Ele também colocou Pep Guardiola como o terceiro técnico a conquistar dois títulos da Premier League consecutivos.
Mas, trazendo para o universo MDF, sabia que este título dos citizens também alimenta duas curiosidades, uma derivada da outra? A primeira é que nas últimas seis temporadas o campeão inglês utiliza azul como cor predominante em seu uniforme principal (Chelsea, Leicester City e Manchester City) e a segunda, expandindo para o período Premier League, é de que apenas equipes vermelhas, azuis e brancas foram campeãs desde sua criação, em 1992.
Destrinchando os campeões desde a edição 1992-1993 podemos perceber que as equipes vermelhas dominam, graças aos 13 títulos de Manchester United e os três do Arsenal, totalizando 16. As azuis venceram 10 (cinco do Chelsea, quatro do Manchester City e um do Leicester), enquanto apenas o Blackburn, campeão em 1995, representa as equipes brancas/azuis (consideramos assim pelo design do uniforme titular).
E expandindo ainda mais, a última equipe que não tem nem vermelho, nem azul em seu uniforme titular a ser campeã inglesa foi o Derby County (branco e preto), em 1975, sendo que somente em outras oito oportunidades isso ocorreu (quatro títulos do Newcastle, três do Wolverhampton e um do próprio Derby).
Outras ligas
Como curiosidade, fomos atrás dos campeões entre 1993 e 2019 das outras quatro principais ligas da Europa para fazer uma comparação. Consideramos as equipes listradas como equipes de duas cores, como por exemplo o Barcelona sendo vermelho/azul, ou a Juventus branco/preto, pois as mesmas alteram muitas vezes a predominância de uma ou outra cor em sua camisa principal.
Na Bundesliga, a cor mais vencedora obviamente é a vermelha, graças aos 17 títulos do Bayern de Munique, mais um do Kaiserslautern, em 1998. O amarelo aparece em segundo, com os cinco títulos do Borussia Dortmund desde 1993, e o verde em terceiro, com dois títulos do Werder Bremen (1993 e 2004) e um do Wolfsburg (2009). O branco é representado pelo Stuttgart, campeão em 2007.
Em La Liga, a combinação vermelho/azul do Barcelona venceu 14 vezes desde 1993, e é seguida pelo branco, que obteve nove títulos, sendo sete do Real Madrid e dois do Valencia. A combinação vermelho/branco tem dois títulos com o Atlético de Madrid, enquanto a azul/branco venceu uma vez com o Deportivo La Coruña, em 2000.
Na Ligue 1, a mais diversificada, podemos dizer, a cor azul é a grande vencedora desde 1993, com 10 títulos (seis do PSG, dois do Bordeaux e um do Montpellier, em 2010). O branco aparece em segundo, com nove títulos (sete do Lyon, um do Olympique de Marseille, em 2004, e um do Auxerre, em 1996), tendo o vermelho/branco na terceira posição com os três títulos do Mônaco e o amarelo em quarto, com os dois título do Nantes no período. Já o vermelho, cor do Lille (2011), e a combinação vermelho/amarelo do Lens (1997) venceram apenas uma vez cada.
Para encerrar, temos a Serie A, que como vocês devem imaginar, tem a dominância do branco/preto, com 13 títulos da Juventus. A combinação vermelho/preto tem seis títulos com o Milan e é a segunda, enquanto a combinação azul/preto da Internazionale venceu cinco vezes seguidas entre 2006 e 2010. O vermelho, com a Roma (2001) e o azul, com a Lazio (2000) possuem um título cada.
► Compre camisas de futebol na FutFanatics
O que acha dos últimos seis campeões da Premier League utilizarem camisas azuis? Compartilhe!