Como parte das celebrações pelos seus 150 anos de história, o Birmingham City FC e a Nike anunciaram o aguardado retorno do icônico uniforme conhecido como “Pinguim”, agora em uma coleção de edição limitada que resgata um dos símbolos mais marcantes da identidade do clube.

Mais do que um simples exercício de nostalgia, o relançamento do “Pinguim” representa uma conexão direta entre passado e presente.
Fotos: Divulgação/Birmingham
Uniforme quatro “Pinguim” do Birmingham City 2026 (Penguin Fourth kit)

O design, profundamente ligado à memória afetiva dos torcedores, volta repaginado, mas fiel às suas origens, reafirmando valores como pertencimento, orgulho e resiliência que acompanham o Birmingham City desde sua fundação.
Inspirada no modelo original dos anos 1970, a nova camisa apresenta a clássica combinação de azul e branco, entregando uma estética retrô elegante e atemporal. O visual limpo é reforçado pelo patrocínio da UNDEFEATED e pelo logo da Nike aplicados em tom sobre tom, preservando a essência minimalista que tornou o “Pinguim” reconhecido mundialmente.




Por fim, o conjunto fica completo com calção e meiões brancos, com detalhes canelados e identidade visual em azul.
A camisa carrega um peso histórico significativo, tendo sido vestida por nomes lendários do clube, como Trevor Francis, considerado o maior jogador da história dos Blues. Agora, o manto retorna aos gramados com a atual equipe masculina, que utilizará o uniforme especial no duelo contra o Leeds United, pela Emirates FA Cup, no dia 15 de fevereiro.


Os torcedores também poderão personalizar suas camisas, seguindo o padrão original, apenas com números nas costas. Além do uniforme principal, a coleção inclui peças complementares como camisa de treino, jaqueta de entrada em campo e outros itens que mantêm a mesma paleta clássica. Uma homenagem que não foi feita apenas para ser vestida, mas para ser eternizada na história do clube.
■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: Instagram, X e Youtube.
O que acharam da nova quarta camisa do Birmingham City 2026, batizada como “Pinguim”, assinada pela Nike? Compartilhe o link nas redes sociais!

