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O crescimento do futebol brasileiro e o interesse global dos apostadores

by Juliano Buzato
Neymar Brasil
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Nos últimos anos, o futebol brasileiro passou por uma transformação significativa. O crescimento no nível do futebol apresentado após o surgimento do Flamengo de Jorge Jesus e a abertura do mercado brasileiro para treinadores estrangeiros, permitiu inovações táticas para os quais o Brasil havia sido deixado para trás. A mudança não atraiu apenas os torcedores e novos fãs para o esporte, mas também apostadores de todo o mundo.

Os fãs casuais e os apostadores profissionais enxergam no futebol brasileiro um novo mercado para investimento, o que mudou também a forma como os clubes tratam os patrocínios master de suas camisas. Das 20 equipes que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, 18 têm casas de apostas expostas na área mais nobre do uniforme das equipes. Para entender o crescimento das bets no Brasil, é preciso compreender fatores importantes sobre os mercados.

Evolução e profissionalização do futebol brasileiro

O futebol brasileiro é marcado pelo talento individual dos jogadores, além do apoio dos torcedores de forma incontestável. Apesar disso, muitas equipes deixavam a desejar ao considerar a profissionalização e modernização de suas estruturas. Seja de seus centros de treinamentos, com os mais modernos e avançados equipamentos, ou até mesmo no tratamento de atletas e do negócio futebol. Mas, a mudança nos investimentos dos clubes brasileiros tem sido percebido cada vez mais, principalmente após a chegada das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), apesar de haver muitas coisas que ainda podem e devem ser melhoradas.

As SAFs foram aprovadas por lei em agosto de 2021. O modelo permitiu que clubes associativos vendessem o departamento de futebol de suas associações para investidores externos, com permissão para uso do nome e da marca do mesmo (escudo e uniforme), após um valor pago pelo grupo ou pessoa que estivesse interessado naquele modelo. O primeiro do Brasil a assumir tal modelo foi o Cruzeiro, quando Ronaldo pagou R$ 400 milhões para assumir o comando do futebol da Raposa.

Com o aumento dos investimentos, o Brasil se tornou também atrativo para grandes nomes do futebol mundial, como James Rodríguez, que jogou no São Paulo, Memphis Depay, que chegou em 2024 ao Corinthians, e Neymar, que retornou ao Santos após 12 anos. A partir disso, fãs e apostadores de todo o mundo começaram a prestar mais atenção nos campeonatos disputados em solo brasileiro.

A influência da mídia e a globalização do esporte

O futebol brasileiro se beneficiou também da chegada de treinadores estrangeiros para a internacionalização de sua marca. Após Jorge Jesus ser anunciado como técnico do Flamengo, televisões de Portugal começaram a exibir os jogos do Mais Querido e o sucesso foi tanto que até partidas que não envolviam times treinados por portugueses eram exibidas no país lusitano.

Os clubes, assim, perceberam a vantagem da venda dos direitos internacionais de transmissão de jogos de suas equipes e pacotes começaram a ser comercializados em pay-per-view para fora do Brasil, facilitando o acesso de torcedores que já habitavam fora de seu país natal, como também de fanáticos de futebol de todo mundo, que não tinham acesso aos jogos do futebol brasileiro devido a falta de transmissões internacionais. Até mesmo camisas de equipes brasileiras hoje são comercializadas fora do país.

Tecnologia e expansão do mercado de apostas

A evolução no próprio setor de apostas também é um fator fundamental para o crescimento dos investimentos no futebol disputado no Brasil. Se tornou fácil descobrir qual o melhor site de apostas para iniciantes e qual pode ser a melhor opção para aqueles que se aventuram neste mercado em constante crescimento.

Apostas dinâmicas, personalizadas e as frequentes atualizações devido aos acontecimentos em tempo real de uma partida de futebol são chamarizes importantes, além claro da diferença de horário de exibição comparado ao futebol europeu, dando ao Brasil uma janela de pouca competição para atrair a atenção dos aficionados pelo esporte bretão.

Implicações para os clubes e a torcida

As parcerias de equipes brasileiras com sites de apostas também veio para ficar. Apenas o Red Bull Bragantino (que exibe a marca da empresa mãe, a produtora de bebidas energéticas) e o Mirassol (que tem outra marca de bebidas como principal parceira) não tem ‘bets’ nos espaços mais nobres de suas camisas. Das 18 equipes que tem tal patrocínio, apenas três empresas têm mais de uma equipe como parceira comercial.

A tendência é que a conexão entre o Brasileirão e o mercado global de apostas continue crescendo. Com tecnologia avançada, modelos estatísticos precisos e uma base cada vez maior de torcedores internacionais, o Brasil se consolida como um dos principais polos esportivos do mundo. A união entre paixão e análise racional cria um ecossistema único, onde o espetáculo esportivo e as oportunidades de investimento caminham lado a lado.

Cenário promissor

O futebol brasileiro se tornou um mercado importante para os mercados de apostas que seguem em crescimento. A mistura traz grandes recursos financeiros para todos os envolvidos (as casas de apostas e os clubes), colocando o Brasil no centro da globalização do futebol e também da indústria das bets, possibilitando assim também o crescimento da internacionalização dos clubes e do esporte local.

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